Homem que atacou duas jovens em Portalegre já tinha assassinado um casal e violado uma mulher

O ex-militar espanhol Manuel Martínez Quintas, conhecido no país vizinho como 'El Quintas', de 74 anos, que tentou violar e matar duas raparigas próximo da Albufeira da Barragem da Póvoa e Meadas, em Castelo de Vide, já era conhecido pelas autoridades por ter assassinado um casal em 1983 e por ter violado uma mulher em 1997.

© D.R.

‘Manolo’ já tinha sido condenado a 76 anos de prisão pelo assassinato de um casal de estudantes, de 18 e 19 anos, mas cumpriu apenas 13 anos por bom comportamento, sendo libertado em 1996.

Pouco tempo após sair em liberdade, ameaçou uma mulher que estava a apanhar sol junto ao rio, com recurso a uma arma de fogo e uma faca, prosseguindo a violar a vítima múltiplas vezes durante três horas.

Após ser novamente condenado, cumpriu 20 anos da pena, dos 27 que lhe tinham sido atribuídos, e foi libertado em 2017 sendo que então atravessou a fronteira e instalou-se na Barragem da Póvoa e Meadas, em Castelo de Vide, numa auto-caravana, uma vez que lhe foi aplicada uma medida restritiva que o impedia de regressar a Zamora durante cinco anos.

Na terça-feira passada, duas jovens, de 17 e 22 anos, foram atacadas junto à barragem onde o homem vivia.

Segundo informou à agência Lusa o porta-voz da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo, Ilídio Pinto Cardoso, as vítimas foram transportadas para o Hospital de Portalegre e, posteriormente, após serem estabilizadas, transferidas de urgência para o Hospital de São José.

“A jovem de 17 anos foi para a cirurgia plástica e a de 22 foi para a ortopedia”, afirmou.

Últimas do País

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 410 quilos de carne num talho em Barcelos e instaurou um processo-crime, por posse e comercialização de géneros alimentícios “bastante deteriorados e impróprios para o consumo”, foi hoje anunciado.
Cerca de 3.700 operacionais, apoiados por 1.100 meios terrestres, combatiam às 00:00 de hoje mais de 80 incêndios em Portugal Continental, de acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
A Assembleia de Representantes da Ordem dos Médicos (OM) vota na segunda-feira a criação da nova especialidade de Medicina de Urgência e Emergência, permitindo, se for aprovada, começar a formar especialistas já em 2025.
Um jovem "terá exibido uma arma de fogo" num acerto de contas entre alunos junto a uma escola em Benfica, em Lisboa, hoje à tarde, e entregou-se depois na esquadra local, revelou a PSP, referindo não haver feridos.
Sete pessoas, das quais cinco eram funcionários de uma empresa a operar no aeroporto de Lisboa, foram detidas em flagrante delito por tráfico de droga, após desviarem duas malas com mais de 50 quilos de cocaína.
O Governo decretou um dia de luto nacional para sexta-feira pelas vítimas dos incêndios dos últimos dias, uma deliberação aprovada hoje pelo Conselho de Ministros.
Na freguesia de Ossela, que esta madrugada foi uma das mais afetadas pelo incêndio que lavra desde domingo em Oliveira de Azeméis, pedem "uma medalha" para o jovem serralheiro que andou a apagar mato e assim salvou várias casas.
O complexo de incêndios que afetou desde domingo as zonas de Oliveira de Azeméis, Sever do Vouga, Albergaria-a-Velha e Águeda está dominado e em fase de resolução, revelou hoje a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Os oito detidos pela Polícia Judiciária na Madeira no âmbito da operação “AB INITIO”, relacionada com suspeitas de criminalidade económica e financeira, deram hoje entrada no Tribunal do Funchal para serem submetidos a primeiro interrogatório judicial.
Nove incêndios rurais mantinham-se às 06:40 ativos, sendo os fogos em Castro Daire, no distrito de Viseu, o que mais meios mobilizava, com 550 operacionais, com o apoio de 178 veículos, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.