Liga dos bombeiros alerta para dívidas da saúde que chegam aos 30 milhões de euros

A Liga dos Bombeiros Portugueses indicou hoje que o Ministério da Saúde deve às corporações de bombeiros cerca de 30 milhões de euros pelo transporte de doentes não urgentes e um terço desse valor corresponde aos hospitais de Coimbra.

© DR

Em declarações à Lusa, o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), António Nunes, disse que o problema das dívidas da saúde aos bombeiros “já se arrasta há muito tempo”, mas atualmente a situação está a ficar complicada, principalmente em Coimbra.

Segundo António Nunes, os hospitais de Coimbra devem às corporações de bombeiros pelo transporte de doentes não urgentes cerca de 5,5 milhões de euros.

O presidente da LBP explicou que este valor foi atualizado recentemente pelos bombeiros da região e diz “apenas respeito ao montante registado”, podendo ser superior.

António Nunes frisou que estas dívidas estão a “prejudicar gravemente as associações de bombeiros”, sustentando ainda que a LBP tem lançado sucessivos alertas ao Ministério da Saúde e às próprias unidades locais de saúde para “os atrasos e os montantes excessivos”.

Últimas do País

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra ativou hoje o Plano de Emergência Interno (PEI) e acionou o Gabinete de Crise para acompanhar a situação do mau tempo na região de Coimbra.
Um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades do Reino Unido por suspeitas de abuso sexual da enteada menor, foi detido esta quinta-feira no concelho de Viseu.
O Hospital Pediátrico de Coimbra está sem qualquer professor para ensinar as crianças internadas, admitiu hoje a Unidade Local de Saúde, uma situação que a associação Acreditar considera um recuo nos direitos das crianças com cancro.
O número de clientes da E-Redes sem abastecimento de energia elétrica no continente voltou a subir, sendo hoje de 45 mil, devido ao surgimento de novas avarias e inundações, a maioria nas zonas de maior impacto da depressão Kristin.
Os comboios de longo curso na Linha ferroviária do Norte entre o Porto e Lisboa foram suspensos por razões de segurança devido ao agravamento do estado do tempo e sem previsão de retoma, segundo a CP.
A Proteção Civil registou na quinta-feira 678 ocorrências relacionadas com o mau tempo em Portugal continental, sendo em maior número inundações, queda de árvores e deslizamentos de terra que afetaram sobretudo a região de Coimbra.
O caudal do rio Tejo manteve-se estabilizado em valores elevados durante a noite no ponto de medição em Almourol, devendo hoje registar oscilações ao longo do dia, num cenário semelhante ao de quinta-feira, e mantém-se o alerta vermelho na bacia.
Em causa estará a alegada exclusão de formalismos legais na contratação pública de eventos durante o mandato anterior, com indícios de favorecimento reiterado das mesmas empresas.
O diretor do Departamento de Formação do INEM, o médico Miguel Soares de Oliveira, apresentou a sua demissão do cargo, confirmou hoje o instituto, sem avançar as razões para essa saída.
O Tribunal de Aveiro condenou hoje a uma pena suspensa de cinco anos de prisão um homem por ter abusado sexualmente de uma criança, de 13 anos, sua enteada.