PJ apreende mais de 6,5 toneladas de cocaína numa operação que decorre desde junho

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu recentemente mais de 6,5 toneladas de cocaína, que entrou em território nacional por via marítima, num armazém da região centro e deteve três pessoas, informou hoje aquela policia criminal.

© Facebook da PJ

 

Se as 6,5 toneladas de droga chegassem aos circuitos ilícitos de distribuição, seria suficiente para a composição de pelo menos 65 milhões de doses individuais de cocaína, indica a PJ, em comunicado.

A polícia adianta que no âmbito da operação “Tártaro” deteve esta semana três suspeitos de nacionalidade portuguesa de integrarem uma organização criminosa transnacional dedicada à introdução de grandes quantidades deste tipo de droga no continente europeu.

No âmbito de um inquérito dirigido pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal, que contou com a colaboração da Autoridade Tributária, foram apreendidos só esta semana cerca de 3.600 quilos de cocaína, num armazém na região centro do país.

A droga apreendida tinha chegado dias antes por via marítima, no interior de um contentor de farinha de soja, proveniente de um país da América Latina.

“No âmbito do mesmo inquérito, em junho passado, a PJ havia já apreendido mais 2.952 quilogramas de cocaína num armazém na região de Lisboa, pertencente a uma empresa que legalmente havia importado de um país da América Latina vários contentores com fruta onde a droga vinha dissimulada, empresa essa que era alheia a todo o esquema criminoso”, é referido na nota.

No decorrer da operação, na qual foram realizadas várias buscas domiciliárias e não domiciliárias, foram também apreendidos de diversos automóveis de alta gama, bem como de diversos objetos e documentação com interesse probatório.

Na nota é ainda referido que as investigações prosseguem.

Últimas do País

A proporção de jovens internados em centros educativos abrangidos pelo Sistema de Promoção e Proteção atingiu em 2023 o valor mais alto de sempre, chegando aos 90%, contra 63% registados em 2016, foi hoje anunciado.
A Ordem dos Psicólogos Portugueses apelou hoje ao Governo mais investimento na promoção de competências parentais e prevenção de maus-tratos infantis nos primeiros 1.000 dias de vida, defendendo que seria gerador de um retorno positivo para a sociedade.
O Tribunal da Relação do Porto (TRP) condenou a cinco anos e 10 meses de prisão efetiva um homem que tinha sido absolvido de abusar sexualmente de uma filha com quatro anos, em Aveiro.
Quase metade da população portuguesa já foi vítima de algum tipo de violência ao longo da vida, com particular incidência nas mulheres, as principais vítimas de violência sexual, na intimidade ou de assédio, segundo uma análise divulgada esta quinta-feira.
Os trabalhadores da administração pública cumprem na sexta-feira uma greve contra o pacote laboral apresentado pelo Governo, sendo a educação e a saúde os setores que deverão ser mais afetados, disse fonte da Federação de sindicatos independentes.
Um homem de 48 anos foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas de burla qualificada em negócios de imóveis no distrito de Setúbal, com lucro ilícito de mais de três milhões de euros, segundo comunicado oficial de hoje.
Um foco de gripe aviária foi detetado numa exploração de galinhas reprodutoras no concelho de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, anunciou hoje a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
A GNR e a PSP registaram, nos primeiros nove meses deste ano, 25.327 ocorrências de violência doméstica, o valor mais elevado dos últimos sete anos, à data de 30 de setembro, segundo dados da CIG.
A Inspeção-Geral de Atividades em Saúde está a investigar o eventual conflito de interesses nos contratos celebrados entre a Unidade Local de Saúde de Braga e a empresa privada alegadamente pertencente ao seu ex-diretor de Oftalmologia, foi esta quarta-feira anunciado.
Duas pessoas foram hoje resgatadas da Cova do Ladrão, no parque florestal de Monsanto, em Lisboa, durante um simulacro de sismo que serviu para testar a capacidade de reação das forças de segurança, num exercício coordenado pelo exército.