PSP sinaliza 141 idosos vítimas de violência entre julho e setembro

A PSP sinalizou entre julho e setembro 326 idosos em risco social e 141 vítimas de violência em contexto familiar, indicou hoje em comunicado a Direção-Nacional no balanço da operação "A solidariedade não tem idade".

© D.R

A edição deste ano da operação, dirigida aos idosos e que visa detetar nomeadamente casos de fragilidade social, vulnerabilidade física ou psicológica e suspeitas de crimes, decorreu entre 26 de julho e 27 de setembro.

Ao todo, a PSP sinalizou 918 idosos, incluindo 141 vítimas de violência em contexto familiar, designadamente física, psicológica (mais comum) e económica, e 326 em risco social.

Das situações sinalizadas, 487 foram encaminhadas para instituições de apoio social, como misericórdias e Segurança Social.

Os casos de violência foram comunicados ao Ministério Público.

Durante a operação, que se estendeu pelo país, foram mobilizados 539 polícias, “que realizaram 3.447 contactos individuais de prevenção criminal e 244 ações de sensibilização”.

A operação “A solidariedade não tem idade” é realizada anualmente desde 2012 e envolve maioritariamente polícias afetos às Equipas de Proximidade e Apoio à Vítima da PSP.

O balanço da edição de 2024 é divulgado no Dia Internacional do Idoso, que se assinala anualmente em 01 de outubro.

Últimas do País

Portugal continental vai sofrer novo agravamento do estado do tempo na próxima noite devido à depressão Joseph, com vento forte com rajadas de 140 quilómetros por hora e foi emitido aviso vermelho para o Porto, Aveiro e Coimbra.
Oito mil clientes da E-Redes estavam às 09:00 de hoje sem energia elétrica em várias zonas de Portugal continental devido ao mau tempo provocado pela passagem da depressão Joseph, disse à Lusa fonte da empresa.
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) registou quatro ocorrências na segunda-feira, em duas ilhas, provocadas pelo mau tempo, foi hoje divulgado.
A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertaram hoje para o "agravamento considerável" das condições meteorológicas e da agitação marítima no arquipélago dos Açores, entre as madrugadas de terça-feira e de quinta-feira.
O supercomputador MareNostrum 5, instalado em Espanha e um dos mais potentes da Europa, terá maior capacidade de armazenamento e aplicações de inteligência artificial, num investimento de 129 milhões de euros com participação portuguesa, foi hoje divulgado.
Em Santarém, Rio Maior e Entroncamento, os estrangeiros já representam cerca de 20% da população e são hoje o principal motor do crescimento demográfico.
Cerca de 370 ocorrências relacionadas com o mau tempo foram registadas hoje em Portugal continental, até às 15:00, devido à passagem da depressão Joseph, afetando sobretudo Lisboa e Vale do Tejo e a região Centro, revelou a Proteção Civil.
A PSP está a investigar um episódio ocorrido na Alta de Lisboa, onde indivíduos efetuaram disparos para o ar durante uma festa com música e churrasco, na presença de crianças. O vídeo já está nas mãos das autoridades.
O mau tempo e os caudais elevados do Tejo mantêm hoje 26 vias de comunicação afetadas em vários concelhos do distrito de Santarém, num cenário que deverá prolongar‑se nos próximos dias, segundo a Proteção Civil.
O homem, de 28 anos, acusado de esfaquear mortalmente um jovem junto ao Bar Académico da Universidade do Minho em abril de 2025, em Braga, não vai prestar declarações durante o julgamento, indicou hoje o seu advogado.