Ministra da Saúde podia ter evitado greve do INEM, mas ignorou apelo

Ana Paula Martins disse ter sido surpreendida pela greve às horas extra. Mas o aviso foi enviado à tutela no dia 10 de outubro.

© Folha Nacional

A verdade é que a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, podia ter evitado a greve dos técnicos do INEM, uma vez que a tutela foi avisada por duas vezes – a primeira a 10 de outubro -, mas, de acordo com o Expresso, a governante ignorou os apelos dos técnicos do INEM.

“Aguardaremos previsivelmente para divulgação pública destas medidas por volta do dia 20 de outubro, permitindo alguma margem a V. Exas. para eventuais medidas que possam reverter as ações reivindicativas”, escreveu o sindicato, no dia 10 do mês passado, num dos emails enviados ao ministério da Saúde, a que o Expresso teve acesso.

Os documentos mostram que a estrutura sindical deu dez dias a Ana Paula Martins para iniciar negociações e evitar a ação reivindicativa.

Mas sem resposta, estes profissionais avançaram com uma greve às horas extraordinárias. No entanto, na quinta-feira, depois de uma reunião de urgência com Ana Paula Martins, o sindicato suspendeu de imediato a paralisação, recorde-se.

Já esta sexta-feira, a SIC Notícias avançou que a ministra cancelou toda a agenda para o dia de hoje.

Últimas do País

Um homem e uma mulher detidos na sexta-feira na posse de 22,7 quilos de haxixe, estão em prisão preventiva, indicou hoje a Guarda Nacional Republicana (GNR).
O furto de cabos e de gasóleo de geradores tem afetado a reposição do abastecimento de água no concelho de Porto de Mós, no distrito de Leiria, disse hoje o vereador Eduardo Amaral, que manifestou revolta.
Cerca de 211 mil clientes da E-Redes continuavam hoje às 06:00 sem luz em Portugal continental, a maior parte na zona de Leiria, na sequência da depressão Kristin na madrugada de quarta-feira.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um período prolongado de chuva na próxima semana em todo o território continental, mas sobretudo no norte e centro, regiões atingidas pelo mau tempo nos últimos dias.
O presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) reconheceu hoje que tem os próximos dois dias para preparar as albufeiras para a próxima semana, que será "muito complicada" face à previsão de chuva em todo o território continental.
Um serviço de urgência de Ginecologia e Obstetrícia vai estar encerrado no sábado, e três vão estar encerrados no domingo, sobretudo nas regiões de Lisboa e Setúbal, segundo as escalas publicadas no Portal do SNS.
A Direção-Geral da Saúde alerta para riscos na segurança da água e dos alimentos após a tempestade Kristin e os cortes de energia, recomendando cuidados no consumo, na alimentação e no saneamento para proteger a saúde da população.
A idade média com que os portugueses se reformam aumentou 8,5 meses entre 2018 e 2024, mesmo com a estabilização da idade legal de acesso à pensão, segundo dados analisados por economistas do Banco de Portugal (BdP).
A ministra do Ambiente e Energia disse hoje, durante uma deslocação à Marinha Grande, que foram distribuídos 200 geradores pelas zonas afetadas pela depressão Kristin, na quarta-feira, e garantiu que ainda há mais disponíveis.
O Governo aprovou na quinta-feira, em Conselho de Ministros, o decreto que reclassifica o edifício da Livraria Lello e Irmão, no Porto, como Monumento Nacional, que conclui um processo de sete anos.