Mau tempo em Portugal continental e Madeira deve-se à passagem da depressão Floriane

O mau tempo registado hoje em Portugal continental e no arquipélago da Madeira, inclusive com chuva e ventos fortes, deve-se à passagem de uma depressão, denominada Floriane, que se fará sentir até segunda-feira, avisou o IPMA.

© D.R.

“Nas próximas horas, o continente estará sob a influência de uma massa de ar pós-frontal, ainda instável, associada à circulação da depressão Floriane, prevendo-se aguaceiros por vezes fortes, que poderão ser ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoada”, referiu o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), numa informação divulgada pelas 16:00 de hoje.

A partir da manhã de segunda-feira, os aguaceiros em Portugal continental deverão ser “gradualmente menos frequentes e intensos”, segundo a previsão meteorológica.

A Floriane, nome atribuído pelo MeteoFrance(serviço meteorológico de França), desloca-se ao longo do Atlântico em direção a leste e às 09:00 de hoje estava centrada a sudoeste das ilhas britânicas.

O instituto português indicou que a depressão irá “impactar significativamente” a costa norte de Espanha e a região do Golfo da Biscaia, com vento e agitação marítima fortes.

Em Portugal continental e no arquipélago da Madeira, durante a noite e manhã de hoje, “sentiram-se os efeitos da superfície frontal fria associada à referida depressão, com precipitação e rajadas de vento por vezes fortes”.

Além do aviso quanto à previsão de aguaceiros por vezes fortes no território continental português no final do dia de hoje, o IPMA indicou que o vento irá soprar por vezes forte, esperando-se rajadas da ordem dos 70 a 80 quilómetros por hora (km/h) no Minho, no Douro Litoral e nas terras altas.

De acordo com o organismo, “a temperatura irá descer no final do dia de hoje, prevendo-se queda de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela”, com a descida da cota para os 1.200 metros na segunda-feira.

Durante o dia de hoje, houve ainda um aumento da agitação marítima, com ondas de sudoeste com 3,5 a 4,5 metros, passando a ondas de noroeste na segunda-feira, com a manutenção do aviso amarelo na costa ocidental até às 18:00.

Todos os 18 distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira estão hoje sob aviso amarelo (o menos grave de uma escala de três) devido a precipitação forte, tendo sido emitidos também avisos devido à previsão de vento forte, queda de neve e agitação marítima.

A Proteção Civil registou, entre as 00:00 e as 12:00 de hoje, um total de 112 ocorrências associadas ao mau tempo em Portugal continental, inclusive quedas de árvores e inundações, sobretudo na região de Lisboa e Vale do Tejo. Não houve, até àquela hora, indicação de feridos ou danos materiais significativos.

Últimas do País

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa foi admitido no Hospital de São João, no Porto, depois de se ter sentido indisposto, informou hoje a Presidência da República.
A Embaixada da República de Angola em Portugal reagiu com “consternação” ao falecimento dos seis jovens angolanos, vítimas de um acidente de viação na madrugada de domingo em Lisboa, endereçando as condolências às famílias.
A campanha do Banco Alimentar Contra a Fome recolheu este fim de semana 2.150 toneladas de alimentos, avançou hoje a instituição de solidariedade social, menos 2,8% do que na campanha homóloga de 2024.
Um vigilante ao serviço da Urgência do Hospital de Santo Tirso foi agredido, na noite de domingo, por um grupo de cerca de vinte homens que entrou no serviço a exigir que um indivíduo alcoolizado fosse atendido de imediato.
O período para pagamento da última prestação do IMI superior a 100 euros decorre até terça-feira, por ser o primeiro dia útil após o final do prazo oficial de 30 de novembro, informou hoje o Ministério das Finanças.
Assim, Porto, Braga e Viana do Castelo vão estar sob aviso amarelo, entre as 18h00 e as 21h00 de hoje devido à previsão de precipitação, por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Seis pessoas morreram no despiste de um veículo ligeiro, na madrugada deste domingo, na Avenida das Forças Armadas, em Lisboa, que se incendiou após o embate. As vítimas serão jovens com idades entre os 18 e os 20 anos, avança a RTP.
Um pequeno incêndio deflagrou, na manhã de sábado, na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Curry Cabral, em Lisboa, obrigando à transferência de dois doentes para outras unidades de saúde.
Os proprietários de imóveis com um IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) superior a 100 euros têm até hoje para pagar a última prestação deste imposto.
O preço da farinha e do açúcar tem vindo a baixar desde o início do ano, mas o valor dos ovos deverá encarecer os doces de Natal, ao registar, desde o início do ano, um aumento de quase 32%.