Mau tempo em Portugal continental e Madeira deve-se à passagem da depressão Floriane

O mau tempo registado hoje em Portugal continental e no arquipélago da Madeira, inclusive com chuva e ventos fortes, deve-se à passagem de uma depressão, denominada Floriane, que se fará sentir até segunda-feira, avisou o IPMA.

© D.R.

“Nas próximas horas, o continente estará sob a influência de uma massa de ar pós-frontal, ainda instável, associada à circulação da depressão Floriane, prevendo-se aguaceiros por vezes fortes, que poderão ser ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoada”, referiu o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), numa informação divulgada pelas 16:00 de hoje.

A partir da manhã de segunda-feira, os aguaceiros em Portugal continental deverão ser “gradualmente menos frequentes e intensos”, segundo a previsão meteorológica.

A Floriane, nome atribuído pelo MeteoFrance(serviço meteorológico de França), desloca-se ao longo do Atlântico em direção a leste e às 09:00 de hoje estava centrada a sudoeste das ilhas britânicas.

O instituto português indicou que a depressão irá “impactar significativamente” a costa norte de Espanha e a região do Golfo da Biscaia, com vento e agitação marítima fortes.

Em Portugal continental e no arquipélago da Madeira, durante a noite e manhã de hoje, “sentiram-se os efeitos da superfície frontal fria associada à referida depressão, com precipitação e rajadas de vento por vezes fortes”.

Além do aviso quanto à previsão de aguaceiros por vezes fortes no território continental português no final do dia de hoje, o IPMA indicou que o vento irá soprar por vezes forte, esperando-se rajadas da ordem dos 70 a 80 quilómetros por hora (km/h) no Minho, no Douro Litoral e nas terras altas.

De acordo com o organismo, “a temperatura irá descer no final do dia de hoje, prevendo-se queda de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela”, com a descida da cota para os 1.200 metros na segunda-feira.

Durante o dia de hoje, houve ainda um aumento da agitação marítima, com ondas de sudoeste com 3,5 a 4,5 metros, passando a ondas de noroeste na segunda-feira, com a manutenção do aviso amarelo na costa ocidental até às 18:00.

Todos os 18 distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira estão hoje sob aviso amarelo (o menos grave de uma escala de três) devido a precipitação forte, tendo sido emitidos também avisos devido à previsão de vento forte, queda de neve e agitação marítima.

A Proteção Civil registou, entre as 00:00 e as 12:00 de hoje, um total de 112 ocorrências associadas ao mau tempo em Portugal continental, inclusive quedas de árvores e inundações, sobretudo na região de Lisboa e Vale do Tejo. Não houve, até àquela hora, indicação de feridos ou danos materiais significativos.

Últimas do País

A Polícia Judiciária (PJ) já está a disponibilizar o heliporto que fica situado na sua sede, em Lisboa, ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e ao Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) para transporte de órgãos.
Os hospitais públicos devem garantir que têm profissionais suficientes para poder dar altos aos utilizadores nos três dias em que o Governo concedeu tolerância de ponto, segundo um despacho a que a Lusa teve acesso.
Sete homens, com idades entre os 30 e os 41 anos, foram detidos por tráfico de droga nos concelhos de Benavente e Salvaterra de Magos (distrito de Santarém), Sintra (Lisboa), Setúbal e Vendas Novas (Évora), revelou hoje a GNR.
A Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos (SRNOM) manifestou hoje preocupação com o alerta dos internistas da ULS do Tâmega e Sousa sobre a sobrecarga assistencial, assegurando que irá acompanhar o processo e intervir para promover soluções.
A Agência Portuguesa do Ambiente chumbou as alterações que o consórcio AVAN Norte queria fazer à linha de alta velocidade, nomeadamente alterar a estação de Gaia e construir duas pontes, segundo uma decisão a que a Lusa teve acesso.
A produção de vinho em Portugal teve uma quebra de 14% na campanha de 2025/2026, para 5,9 milhões de hectolitros, segundo dados do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV).
O Hospital de Vila Franca de Xira tem mais de 80 camas contratualizadas para doentes que já tiveram alta clínica, num investimento superior a seis milhões de euros por ano, revelou hoje o presidente do conselho de administração.
Os preços dos bilhetes nos serviços CP vão aumentar, em média, 2,26% em 2026, mas o custo dos passes não vai ter alterações, anunciou hoje a empresa.
O bolo-rei foi a última grande mudança na ceia de Natal tradicional portuguesa. Mais de 100 anos depois de sua introdução, o investigador acredita que este doce poderá começar a perder a centralidade que conquistou.
A GNR e a PSP detiveram nos últimos quatro dias uma média de 76 condutores por dia por excesso de álcool no sangue, no âmbito de operações de fiscalização mais rigorosos em virtude da quadra festiva.