Mau tempo em Portugal continental e Madeira deve-se à passagem da depressão Floriane

O mau tempo registado hoje em Portugal continental e no arquipélago da Madeira, inclusive com chuva e ventos fortes, deve-se à passagem de uma depressão, denominada Floriane, que se fará sentir até segunda-feira, avisou o IPMA.

© D.R.

“Nas próximas horas, o continente estará sob a influência de uma massa de ar pós-frontal, ainda instável, associada à circulação da depressão Floriane, prevendo-se aguaceiros por vezes fortes, que poderão ser ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoada”, referiu o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), numa informação divulgada pelas 16:00 de hoje.

A partir da manhã de segunda-feira, os aguaceiros em Portugal continental deverão ser “gradualmente menos frequentes e intensos”, segundo a previsão meteorológica.

A Floriane, nome atribuído pelo MeteoFrance(serviço meteorológico de França), desloca-se ao longo do Atlântico em direção a leste e às 09:00 de hoje estava centrada a sudoeste das ilhas britânicas.

O instituto português indicou que a depressão irá “impactar significativamente” a costa norte de Espanha e a região do Golfo da Biscaia, com vento e agitação marítima fortes.

Em Portugal continental e no arquipélago da Madeira, durante a noite e manhã de hoje, “sentiram-se os efeitos da superfície frontal fria associada à referida depressão, com precipitação e rajadas de vento por vezes fortes”.

Além do aviso quanto à previsão de aguaceiros por vezes fortes no território continental português no final do dia de hoje, o IPMA indicou que o vento irá soprar por vezes forte, esperando-se rajadas da ordem dos 70 a 80 quilómetros por hora (km/h) no Minho, no Douro Litoral e nas terras altas.

De acordo com o organismo, “a temperatura irá descer no final do dia de hoje, prevendo-se queda de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela”, com a descida da cota para os 1.200 metros na segunda-feira.

Durante o dia de hoje, houve ainda um aumento da agitação marítima, com ondas de sudoeste com 3,5 a 4,5 metros, passando a ondas de noroeste na segunda-feira, com a manutenção do aviso amarelo na costa ocidental até às 18:00.

Todos os 18 distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira estão hoje sob aviso amarelo (o menos grave de uma escala de três) devido a precipitação forte, tendo sido emitidos também avisos devido à previsão de vento forte, queda de neve e agitação marítima.

A Proteção Civil registou, entre as 00:00 e as 12:00 de hoje, um total de 112 ocorrências associadas ao mau tempo em Portugal continental, inclusive quedas de árvores e inundações, sobretudo na região de Lisboa e Vale do Tejo. Não houve, até àquela hora, indicação de feridos ou danos materiais significativos.

Últimas do País

A maioria dos desfibrilhadores disponíveis nas viaturas dos Sapadores de Lisboa tem componentes cujo prazo de validade está ultrapassado, mas o Regimento deu orientações para que os bombeiros continuem a utilizá-los, denunciou hoje um sindicato.
O aumento de doentes com alta clínica retidos nos hospitais por razões sociais é um dos maiores obstáculos à gestão de camas hospitalares, afetando a resposta nos serviços de urgência e impedindo a realização de cirurgias.
A ULS Amadora-Sintra abriu um inquérito interno ao caso divulgado pela Polícia Judiciária de um alegado abuso sexual de uma utente no Hospital Fernando Fonseca, envolvendo dois internados, anunciou hoje a instituição.
As infeções respiratórias graves continuam a aumentar em Portugal, sobretudo em idosos e crianças, com aumento de casos de gripe nos cuidados intensivos na semana passada e excesso de mortalidade por todas as causas, revelou hoje o INSA.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve 19 pessoas que conduziam com excesso de álcool no sangue, durante o primeiro dia da operação Natal e Ano Novo 2025/2026, que arrancou na quinta-feira e e que já regista um morto.
O bacalhau deverá ficar mais caro já no próximo ano, face à redução de quotas no Mar de Barents e ao contexto internacional, segundo as estimativas da Associação dos Industriais do Bacalhau (AIB).
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve 84 pessoas no primeiro dia da operação Polícia Sempre Presente – Festas em Segurança 2025-2026, entre elas 15 por condução em estado de embriaguez e 12 por conduzirem sem carta.
Quatro serviços de urgência hospitalares de Ginecologia e Obstetrícia vão estar encerrados no sábado, subindo para cinco no domingo, a maioria na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo dados do Portal do Serviço Nacional de Saúde.
O CHEGA elegeu nas últimas eleições autárquicas 13 presidentes de junta. Se um dos temas da campanha foi a ‘imigração’, a ‘passagem de atestados de residência sem qualquer controlo’ foi o tema e uma das grandes bandeiras dos autarcas do CHEGA.
Felicidade Vital, deputada do CHEGA, acusa o Governo de promover um verdadeiro retrocesso nos direitos das mulheres através do novo pacote laboral. A deputada alerta que o diploma fragiliza vínculos, alarga horários e facilita despedimentos num mercado onde “as mulheres já concentram os salários mais baixos e os contratos mais instáveis”, classificando a reforma como um ataque direto à maternidade, à conciliação entre vida profissional e familiar e à autonomia feminina.