ANMP quer reunião com Governo para esclarecer reprogramação do PRR

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) avançou hoje que vai solicitar ao Governo uma reunião urgente para esclarecer questões relacionadas com a reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

© DR

“A decisão que tomámos, com base num documento que estamos agora a ultimar, foi pedir uma reunião com caráter de urgência ao senhor ministro [adjunto e da Coesão Territorial, Castro Almeida] precisamente porque há muitas questões, perguntas sem resposta, que carecem de resposta e de resposta urgente”, revelou o vice-presidente da ANMP.

À saída de uma reunião do conselho diretivo, Ribau Esteves – em substituição da presidente, Luis Salgueiro – sublinhou que este foi o tema principal que a ANMP teve em cima da mesa.

“Foi analisarmos uma reunião que tivemos a semana passada com o senhor secretário de Estado [do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Helder Reis], por impedimento do senhor ministro da Coesão, que por razoes Saúde não pode estar, bem como com todas as autoridades de gestão dos programas operacionais, a unidade de missão que gere também o PRR”, esclareceu.

De acordo com o também presidente da Câmara Municipal de Aveiro, a reunião da semana passada, que contou com a presença de Helder Reis, tinha sido solicitada pela ANMP, para apresentar e discutir um documento onde elencavam “questões pendentes” e “a necessitarem de trabalho e de decisões”.

“Entretanto, nessa reunião foi dada a notícia que o Governo estava a ultimar a proposta de reprogramação do PRR que ia apresentar e, obviamente, nós demos nota que não tínhamos sido consultados previamente, mas, enfim, o Governo tem essa opção. O Governo que elaborou o PRR também não ligou nada àquilo que a ANMP propôs sobre essa matéria”, criticou.

À agência Lusa, o autarca social-democrata frisou a necessidade de se fazer um debate sobre o ponto de situação do PRR, bem como a pressão de execução, em termos de tempo, a que os municípios estão sujeitos.

“É preciso clarificar em termos de discussão física e financeira, se é junho ou se é dezembro de 2026, porque vão-se falando nessas duas datas e entendemos, depois de profunda discussão e análise que fizemos hoje no conselho diretivo, que precisamos, com muita urgência, de uma reunião com o senhor ministro Manuel Castro Almeida”, concluiu.

O Governo português submeteu à Comissão Europeia, na semana passada, o pedido de reprogramação do PRR, que inclui a adaptação dos investimentos aos prazos exigidos.

Últimas do País

Uma equipa da Comissão Europeia está entre hoje e quarta-feira em Lisboa para realizar uma avaliação "sem pré-aviso" às condições de segurança nas fronteiras áreas e marítimas portuguesas, avançou à Lusa o Sistema de Segurança Interna (SSI).
A procura das urgências hospitalares, do SNS 24 e do INEM aumentou entre 1 e 7 de dezembro, impulsionada pelo aumento de casos de gripe e infeções respiratórias, que atingiram níveis superiores aos de épocas anteriores, segundo a DGS.
O número de focos de gripe das aves em Portugal desde o início do ano subiu para 50, após terem sido confirmados mais quatro nos distritos de Santarém, Faro e Leiria, indicou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
O Tribunal Constitucional (TC) declarou hoje inconstitucionais normas do decreto do parlamento que revê a Lei da Nacionalidade e de outro que cria a perda de nacionalidade como pena acessória no Código Penal.
O Hospital Curry Cabral, em Lisboa, realizou o primeiro transplante renal realizado integralmente por cirurgia robótica em Portugal, com o pai a doar o rim à filha, estando ambos a recuperar bem, anunciou hoje a ULS São José.
Portugal voltou a perder população para o estrangeiro. Depois da pandemia, a emigração acelerou e atingiu em 2023 o valor mais elevado dos últimos cinco anos, confirmando que milhares de portugueses continuam a procurar fora do país aquilo que não encontram cá dentro: trabalho, estabilidade e oportunidades.
Os Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH) rejeitam as críticas que lhes foram dirigidas no fim de semana pelo presidente do INEM, lembram que sempre estiveram "na linha da frente" e que ignorar estes profissionais é "desperdiçar conhecimento".
Seis distritos de Portugal continental vão estar sob aviso laranja, o segundo mais elevado, entre terça e quarta-feira, devido a agitação marítima, anunciou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Um sismo de magnitude 3,5 na escala de Richter foi hoje sentido no concelho de Évora, sem causar danos pessoais ou materiais, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A GNR deteve até 30 de novembro 12.506 pessoas por condução sob o efeito do álcool e 76 sob influência de substâncias psicotrópicas, drogas e outros produtos, informou esta segunda-feira a Guarda numa nota para assinalar a operação 'Roadpool'.