PSP tem apenas três reboques para o distrito de Lisboa e às vezes nenhum está funcional

A PSP tem atualmente apenas três reboques operacionais no distrito de Lisboa, dois na Divisão de Trânsito e um em Oeiras, sendo que ao longo do último ano chegou a não ter nenhum a funcionar, segundo fonte oficial.

© Facebook\ aspppsp

Em resposta a questões da agência Lusa, após queixas de cidadãos de serem informados pelas esquadras de que não há reboques disponíveis para acudir a algumas situações de emergência, o Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) explicou que “ao longo do último ano, a Divisão de Trânsito de Lisboa (DT) oscilou entre três e nenhum reboque operacional”.

“Houve vários períodos [ao longo do último ano] em que não havia nenhum reboque operacional”, afirmou o Cometlis, acrescentando que “a necessidade de aquisição de mais reboques já foi identificada e encontra-se a ser tramitada pela tutela” (Ministério da Administração Interna).

O Cometlis adiantou que atualmente “além da Divisão de Trânsito, apenas a Divisão Policial de Oeiras possui reboque, contudo não tem tripulação permanentemente”.

O comando de Lisboa indicou ainda que “é solicitada com alguma frequência o apoio da Polícia Municipal de Lisboa, contudo o mesmo só faz determinados serviços (ou seja, não responde a todas as necessidades) e apenas dentro do Concelho de Lisboa”.

Questionado sobre se os serviços de reboque solicitados à Polícia Municipal são pagos posteriormente pela PSP, o Cometlis afirmou desconhecer a situação.

Últimas do País

A campanha do Banco Alimentar Contra a Fome recolheu este fim de semana 2.150 toneladas de alimentos, avançou hoje a instituição de solidariedade social, menos 2,8% do que na campanha homóloga de 2024.
Um vigilante ao serviço da Urgência do Hospital de Santo Tirso foi agredido, na noite de domingo, por um grupo de cerca de vinte homens que entrou no serviço a exigir que um indivíduo alcoolizado fosse atendido de imediato.
O período para pagamento da última prestação do IMI superior a 100 euros decorre até terça-feira, por ser o primeiro dia útil após o final do prazo oficial de 30 de novembro, informou hoje o Ministério das Finanças.
Assim, Porto, Braga e Viana do Castelo vão estar sob aviso amarelo, entre as 18h00 e as 21h00 de hoje devido à previsão de precipitação, por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Seis pessoas morreram no despiste de um veículo ligeiro, na madrugada deste domingo, na Avenida das Forças Armadas, em Lisboa, que se incendiou após o embate. As vítimas serão jovens com idades entre os 18 e os 20 anos, avança a RTP.
Um pequeno incêndio deflagrou, na manhã de sábado, na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Curry Cabral, em Lisboa, obrigando à transferência de dois doentes para outras unidades de saúde.
Os proprietários de imóveis com um IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) superior a 100 euros têm até hoje para pagar a última prestação deste imposto.
O preço da farinha e do açúcar tem vindo a baixar desde o início do ano, mas o valor dos ovos deverá encarecer os doces de Natal, ao registar, desde o início do ano, um aumento de quase 32%.
Cerca de 20% das 2.331 vagas abertas para os novos médicos escolherem a especialidade ficaram por preencher, anunciou hoje a Federação Nacional dos Médicos (FNAM), alertando para a incapacidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em fixar esses profissionais.
O Banco Alimentar Contra a Fome (BA) começa hoje uma nova campanha de recolha de alimentos, em 2 mil lojas e com a ajuda de mais de 41 mil voluntários, apelando “à partilha de alimentos com quem mais precisa”.