ASAE instaurou 22 processos em fiscalização a depósitos de água

A ASAE instaurou 22 processos de contraordenação durante uma operação de fiscalização que abrangeu estabelecimentos de restauração com sistemas de captação e depósitos de água particulares, maioritariamente por falta de comunicação prévia e incumprimento das condições de higiene.

© Facebook\asae.gov.pt

A ‘Operação Águas Limpas’ decorreu a nível nacional, com o objetivo de fiscalizar as condições em que é disponibilizada água para consumo humano, de acordo com a informação hoje divulgada pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

Foram fiscalizados 57 operadores económicos, sobretudo estabelecimentos de restauração e bebidas, retalhistas, grossistas e indústrias.

“No âmbito das infrações verificadas, foi determinada a suspensão de atividade de cinco operadores, por incumprimento dos requisitos de higiene, violação dos deveres da entidade exploradora do estabelecimento de restauração e bebidas e inobservância dos requisitos relativos a infraestruturas”, afirmou a ASAE, em comunicado.

No âmbito desta operação, foram apreendidos 20 quilos de produtos de carne, por falta de requisitos em matéria de géneros alimentícios, no valor de aproximadamente cem euros.

Últimas do País

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) decidiu hoje, em Cascais, solicitar ao Governo o alargamento dos concelhos abrangidos por apoios aos danos das tempestades, isenção de portagens nas zonas mais afetadas e auxílio nas candidaturas das populações.
Cerca de 75 milhões de euros já foram pedidos para recuperação de habitações danificadas pelo mau tempo, anunciou hoje o coordenador da Estrutura de Missão Reconstrução da Região Centro do País, Paulo Fernandes.
As duas escolas de saúde da Universidade do Porto (U.Porto) vão abrir em setembro, no ano letivo 2026/27, uma nova licenciatura em Ciências da Saúde Pública, que visa formar profissionais capazes de intervir em ameaças emergentes, foi hoje divulgado.
As Forças Armadas transportaram esta terça-feira em veículos anfíbios 427 pessoas em Ereira, freguesia de Montemor-o-Velho isolada devido às cheias, e outros 192 cidadãos, "em coordenação com as entidades locais".
Oito distritos do norte e centro do país estão esta quarta-feira, a partir das 09h00, sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O quartel dos Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande, que ficou inoperacional desde a depressão Kristin, há três semanas, vai ser instalado transitoriamente na Zona Industrial do Valbom, afirmou hoje à agência Lusa o presidente da Câmara.
Cerca de 7.600 clientes da E-Redes nas localidades afetadas pela depressão Kristin, que passou pelo continente em 28 de janeiro, continuavam pelas 08:00 desta quarta-feira, 18 de fevereiro, sem energia elétrica, informou a empresa.
Quase 39 mil utentes estavam a receber tratamento para dependência de droga e álcool em 2024, com a cocaína a ganhar peso, atingindo os valores mais altos em 10 anos, segundo dados hoje revelados.
Um quinto da população portuguesa dos 15 aos 74 anos bebe álcool diariamente e a dependência quase quadruplicou em 10 anos, segundo dados oficiais de 2022, que apontam facilidade de acesso dos jovens e falta de estratégias.
A canábis é a droga de mais fácil acesso em Portugal, segundo a perceção dos consumidores, e entre os jovens está em crescendo a compra de drogas na internet e nas redes sociais, revelam hoje dados oficiais.