Produtores podem candidatar-se a apoio de 9,9 milhões face à língua azul e tempestade Kirk

Os produtores podem candidatar-se, a partir de hoje e até maio, a um apoio global de 9,9 milhões de euros para fazer face ao impacto da doença da língua azul e da tempestade Kirk.

© D.R

“Com uma dotação orçamental de 9,9 milhões de euros, as candidaturas estarão abertas até à primeira semana de maio”, indicou o Ministério da Agricultura, numa nota enviada à Lusa.

Em causa está uma medida do Programa de Desenvolvimento Rural, com oito milhões de euros de dotação, que se destina aos produtores afetados com perdas iguais os superiores a 30%.

O aviso abre a partir das 17:00 de hoje.

Os produtores podem receber até 42.000 euros por exploração, para as culturas do milho, maçã e castanha.

As despesas elegíveis para este apoio são as efetuadas após a data da ocorrência da tempestade e da catástrofe. No caso da tempestade Kirk são os dias 09 e 10 de outubro de 2024.

Já os detentores de ovinos com quebras de rendimento abaixo de 30% podem beneficiar de uma ajuda global de 1,9 milhões de euros.

Conforme detalhou o executivo, o apoio é de 48 euros por ovino morto entre 05 de setembro de 2024 e 16 de janeiro de 2025, das explorações que notificaram à Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Neste caso, os pedidos de apoio devem ser apresentados, até 09 de maio, no portal do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP). O aviso já se encontra aberto.

Foi também criada uma linha de crédito de cinco milhões de euros, com juros bonificados a 100%, para financiar a compra de reprodutores ovinos em explorações afetadas pela língua azul. O prazo de pagamento é de cinco anos.

O limite individual de crédito é de 120 euros por ovino reprodutor e de 240 euros no caso dos que são de raça autóctone.

Os apoios foram publicados em Diário da República no dia 13 de março.

“Graças à alteração ao regulamento do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), pedida por Portugal, podemos dar mais este apoio ao setor, incluindo uma medida dedicada à compensação pela perda do rendimento, abrangendo danos em culturas como o milho, maçã e castanha, prejuízos associados à língua azul e outros impactos significativos, incluindo para aqueles que foram abrangidos pelo critério dos 30%, provenientes do orçamento do Estado”, afirmou, citado no mesmo documento, o ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes.

Últimas do País

Um homem morreu à facada hoje de madrugada em Braga numa rixa que envolveu cerca de 20 pessoas, disse à Lusa fonte da PSP.
Todos os distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, que podem ser acompanhados de trovoada e granizo, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve 30 pessoas por condução com uma taxa de álcool no sangue superior ao permitido e 17 por conduzirem sem habilitação legal no primeiro dia da operação "Páscoa 2025".
O jovem de 17 anos, suspeito de ser autor dos crimes de homicídio qualificado e ofensas à integridade física, ambos com uso de arma branca, junto a um estabelecimento comercial no Cacém foi detido pela Polícia Judiciária (PJ).
A presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza considerou hoje que Portugal “está sempre a correr atrás do prejuízo” em matéria de habitação e tem de “agir de forma urgente” para evitar que mais crianças fiquem “marcadas para a vida”.
O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) pediu hoje ao Ministério Público (MP) que investigue os factos apurados pela inspeção-geral da saúde quanto ao INEM, considerando que é matéria para uma Comissão Parlamentar de Inquérito.
O Tribunal da Relação de Lisboa confirmou hoje a condenação a 10 anos de prisão do antigo ministro Manuel Pinho, por ter sido corrompido pelo ex-banqueiro Ricardo Salgado, punido com seis anos e três meses de cadeia
Seis urgências de Ginecologia e Obstetrícia e de Pediatria vão estar encerradas no sábado, enquanto no domingo sobem para sete, segundo as escalas de Urgências publicadas no Portal do Serviço Nacional de Saúde.
Cientistas desenvolveram em Israel um teste sanguíneo simples e económico capaz de detetar a doença de Parkinson antes do aparecimento de sintomas, foi hoje divulgado.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde considera que o INEM não acautelou os riscos decorrentes da falta de fiscalização dos casos de acumulação indevida de funções, nomeadamente no âmbito da formação em entidades externas.