PSP fez 482 ações de visibilidade em zonas de mais turismo

A Polícia de Segurança Pública (PSP) realizou entre os dias 07 e 18 de julho 482 ações de visibilidade, a maioria em zona e concentração de pessoas, no âmbito da operação "Come on", relacionada com o turismo.

©facebook.com/PSPPortugal

Em comunicado, a PSP adianta também que durante a operação, que contou com o apoio de agentes das polícias francesa, espanhola e italiana, fez 5.052 contactos individuais de prevenção criminal junto de turistas.

A PSP refere ter aumentado durante a operação a presença policial nas áreas com maior índice de crimes cometidos contra turistas, sensibilizando-os a adotar medidas de autoproteção.

Na nota, a aquela força de segurança recordou que Portugal foi eleito o “Melhor Destino Turístico da Europa” em 2023, na 30.ª cerimónia dos World Travel Awards, tendo alcançado naquela edição 17 prémios europeus entre as várias categorias.

Nesta operação estiveram envolvidos 742 polícias.

Segundo os dados provisórios da página oficial do Turismo de Portugal, adianta a PSP, o setor do turismo é a maior atividade económica exportadora do país, sendo responsável, em 2024, por 48,1% das exportações de serviços e por 20,8% das exportações totais, tendo as receitas turísticas registado um contributo de 9,7% para o Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Últimas do País

Os doentes urgentes estão hoje a esperar quase 20 horas para serem atendidos na urgência geral do Hospital Amadora-Sintra, uma demora que se deve à falta de alguns médicos e aos atendimentos emergentes que ali ocorreram, segundo fonte hospitalar.
A bebé que nasceu de uma cesariana de emergência no Hospital Amadora-Sintra morreu esta manhã, um dia depois da morte da mãe, que deu entrada na unidade em paragem cardiorrespiratória, disse à Lusa fonte do hospital.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 70 ocorrências entre a meia-noite e as 07h00 de hoje, relacionadas com o mau tempo, a maior parte inundações, queda de árvores e limpeza das vias.
As corporações de bombeiros ainda não receberam os cerca de 20 milhões de euros referentes às despesas extraordinárias feitas durante o combate aos incêndios rurais deste ano, segundo a Liga dos Bombeiros.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Leiria deteve um jovem em situação irregular no país e notificou outro para abandonar voluntariamente o território nacional, após uma operação preventiva efetuada no centro da cidade.
O aumento galopante dos preços da habitação em Portugal está a colocar muitos pensionistas numa situação de grande fragilidade económica, obrigando-os a contrair dívidas ou, nos casos mais graves, a viver apenas em quartos arrendados.
A Polícia Judiciária está a investigar um alegado crime de violência sexual cometido contra uma adolescente de 14 anos, em Viseu.
A leitura do acórdão do processo das golas antifumo foi adiada para 14 de novembro, depois de hoje o juiz presidente do coletivo ter feito um despacho de alteração não substancial de factos, passível de contestação pelas defesas.
Matosinhos passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na vertente Gastronomia, juntando-se a uma lista restrita de municípios portugueses distinguidos pela organização pelo seu contributo na promoção da cultura e das indústrias criativas, foi hoje revelado.