Porto: após vários anos, seis linhas da STCP voltam ao percurso normal

Em causa estão as linhas 200, 208, 305, 501, 703 e 801, cujos autocarros, vindos da Cordoaria, deixarão de fazer o percurso atual pela Rua de Ceuta, Rua do Almada e Rua de Ramalho Ortigão, voltando a fazer o percurso normal pela Rua dos Clérigos e Praça da Liberdade.

© D.R.

Seis linhas da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) voltaram ao percurso normal pela Praça da Liberdade, após anos de circulação por percursos alternativos devido às obras do metro, divulgou a transportadora no seu ‘site’.

Em causa estão as linhas 200, 208, 305, 501, 703 e 801, cujos autocarros, vindos da Cordoaria, deixarão de fazer o percurso atual pela Rua de Ceuta, Rua do Almada e Rua de Ramalho Ortigão, voltando a fazer o percurso normal pela Rua dos Clérigos e Praça da Liberdade.

No caso da 200 (Bolhão – Castelo do Queijo), na ida a viagem permanece inalterada, verificando-se as alterações na volta: Cordoaria, R. dos Clérigos, Praça da Liberdade, Av. dos Aliados e percurso normal.

Quanto às linhas 208 (Aliados – Aldoar) e 501 (Aliados – Matosinhos [Praia]), na ida “iniciam viagem na paragem AL2, Trindade, Av. dos Aliados, R. Elísio de Melo e percurso normal”, e na volta fazem o trajeto “Cordoaria, R. dos Clérigos, Praça da Liberdade, Av. dos Aliados e término na paragem AL2”.

Já as linhas 305 (Cordoaria – Hospital São João) e a 801 (Cordoaria – São Pedro da Cova), na ida passam a fazer o percurso “Cordoaria, R. dos Clérigos, Praça da Liberdade, Av. dos Aliados, R. Guilherme da Costa Carvalho e percurso normal”, e a volta permanece sem alterações.

A linha 703 (Cordoaria – Sonhos) passa a fazer, à ida, o percurso “Cordoaria, R. dos Clérigos, Praça da Liberdade, Av. dos Aliados e percurso normal”, e à volta mantém o atual trajeto.

A Metro do Porto divulgou que a reposição dos carris do elétrico na Praça da Liberdade, no Porto, retirados por causa da construção da Linha Rosa (São Bento – Casa da Música) do metro, vai condicionar a zona dos Clérigos e Lóios durante cinco semanas.

De acordo com um comunicado da Metro do Porto, a reposição dos carris do elétrico “implica um estreitamento de via na Rua dos Clérigos e vai impossibilitar a circulação automóvel na Rua Trindade Coelho e no Largo dos Lóios”.

O condicionamento começou na sexta-feira e durará “um período estimado de cinco semanas”, e a circulação rodoviária far-se-á pela Praça da Liberdade, ponto de partida e chegada da futura Linha Rosa do Metro do Porto (São Bento – Casa da Música).

Últimas do País

Os doentes urgentes estão hoje a esperar quase 20 horas para serem atendidos na urgência geral do Hospital Amadora-Sintra, uma demora que se deve à falta de alguns médicos e aos atendimentos emergentes que ali ocorreram, segundo fonte hospitalar.
Um bebé nasceu hoje no carro dos pais, durante a madrugada, cerca de duas horas depois de a mãe ter estado na Maternidade Daniel de Matos, em Coimbra, e enviada para
A bebé que nasceu de uma cesariana de emergência no Hospital Amadora-Sintra morreu esta manhã, um dia depois da morte da mãe, que deu entrada na unidade em paragem cardiorrespiratória, disse à Lusa fonte do hospital.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 70 ocorrências entre a meia-noite e as 07h00 de hoje, relacionadas com o mau tempo, a maior parte inundações, queda de árvores e limpeza das vias.
As corporações de bombeiros ainda não receberam os cerca de 20 milhões de euros referentes às despesas extraordinárias feitas durante o combate aos incêndios rurais deste ano, segundo a Liga dos Bombeiros.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Leiria deteve um jovem em situação irregular no país e notificou outro para abandonar voluntariamente o território nacional, após uma operação preventiva efetuada no centro da cidade.
O aumento galopante dos preços da habitação em Portugal está a colocar muitos pensionistas numa situação de grande fragilidade económica, obrigando-os a contrair dívidas ou, nos casos mais graves, a viver apenas em quartos arrendados.
A Polícia Judiciária está a investigar um alegado crime de violência sexual cometido contra uma adolescente de 14 anos, em Viseu.
A leitura do acórdão do processo das golas antifumo foi adiada para 14 de novembro, depois de hoje o juiz presidente do coletivo ter feito um despacho de alteração não substancial de factos, passível de contestação pelas defesas.
Matosinhos passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na vertente Gastronomia, juntando-se a uma lista restrita de municípios portugueses distinguidos pela organização pelo seu contributo na promoção da cultura e das indústrias criativas, foi hoje revelado.