Plenário dos trabalhadores da Transtejo interrompe ligações fluviais na quinta-feira

©D.R.

As ligações fluviais entre Lisboa, Cacilhas, Montijo, Seixal e Trafaria vão sofrer, na quinta-feira, algumas interrupções devido à realização de um plenário de trabalhadores, segundo a Transtejo.

Na sua página oficial, a empresa adianta que está prevista a interrupção ao inicio da tarde do serviço regular em diferentes períodos, consoante a ligação em causa.

“Por motivo de realização de plenário geral convocado por organizações sindicais representativas dos trabalhadores da Transtejo, prevê-se a interrupção do serviço regular”, refere a empresa.

No percurso entre Cacilhas e o Cais do Sodré, o serviço é interrompido após o barco das 14:20 e retomado às 17:35, enquanto no sentido Cais do Sodré — Cacilhas a última viagem acontece às 14:35 e a seguinte às 17:50.

Na ligação Trafaria-Porto Brandão-Belém, a última embarcação parte às 13:00, com retoma às 18:00, e, no sentido Belém-Porto Brandão-Trafaria, há ligação às 13:30 e a seguinte às 18:30.

As ligações entre Lisboa e os concelhos do Seixal e do Montijo vão também sofrer interrupções.
Entre o Montijo e o Cais do Sodré, o último barco é às 13:30, retomando às 18:00 e, entre o Cais do Sodré e o Montijo, as suspensão começa com o barco das 14:00, retomando o serviço às 18:00.

Já no que respeita ao Seixal, o último barco com destino ao Cais do Sodré é o das 14:00, ficando o serviço suspenso até às 17:50.
Entre o Cais do Sodré e o Seixal, o último barco é às 13:00 e o primeiro às 17:55.

Os plenários surgem após a demissão do Conselho de Administração na sequência de um acórdão do Tribunal de Contas que acusa a empresa de “faltar à verdade” e de práticas ilegais e irracionais.

Em causa está a compra de nove baterias, pelo valor de 15,5 milhões de euros (ME), num contrato adicional a um outro contrato já fiscalizado previamente pelo TdC para a aquisição, por 52,4 milhões de euros, de dez (um deles já com bateria, para testes) novos navios com propulsão elétrica a bateria, para assegurar o serviço público de transporte de passageiros entre as duas margens do Tejo.

Entretanto, o primeiro navio da frota elétrica da Transtejo, chamado “Cegonha-Branca”, chegou ao Porto de Lisboa.

Em comunicado, a Transtejo, responsável pela ligação fluvial do Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão, no distrito de Setúbal, a Lisboa, diz que os próximos três navios devem chegar no final do ano e que estão a ser construídas “cinco modernas estações de carregamento” nos terminais fluviais do Seixal, Cais do Sodré, Cacilhas e Montijo.

Últimas do País

A Proteção Civil alertou hoje para o risco agravado de inundações e cheias, na sexta-feira e no sábado, devido à subida dos caudais da maioria dos rios e às descargas de barragens espanholas.
O Supremo Tribunal de Justiça condenou um antigo juiz do Tribunal de Contas por crimes sexuais contra menores, num caso que expõe uma queda abrupta de quem ocupou cargos de elevada responsabilidade no sistema judicial português.
A Proteção Civil registou 5.793 ocorrências relacionadas com cheias entre 01 de fevereiro e as 12:00 de hoje, indicou o comandante nacional do organismo.
Dez distritos de Portugal continental, a costa norte da Madeira e o Porto Santo estão hoje sob aviso laranja - o segundo mais grave - por causa da agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Um total de 1.307 estrangeiros foram detidos em 2025, a maioria por permanência irregular em território nacional, anunciou esta quinta-feira a Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras (UNEF) da PSP, num balanço anual.
A Proteção Civil ativou esta quinta-feira o alerta vermelho para a bacia do Tejo devido à subida abrupta do caudal, provocada pelas descargas das barragens, o que coloca em risco zonas ribeirinhas e impõe medidas preventivas no distrito de Santarém.
Várias zonas estão esta quinta-feira inundadas na cidade e zonas rurais de Leiria, e o foco "está nas cheias" depois de o concelho ter sido gravemente afetado pela depressão Kristin, revelou o vereador Luís Lopes.
Três homens foram intercetados pela Polícia de Segurança Pública (PSP) na cidade de Leiria quando vendiam uma réplica de gerador, declarou hoje à agência Lusa o comandante distrital, Domingos Urbano Antunes.
Uma mulher de 26 anos foi detida na posse de mais de 15 mil doses de droga no concelho da Horta, na ilha do Faial, nos Açores, revelou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
Um telefonema anónimo bastou para suspender um dos julgamentos mais sensíveis do ano: o caso dos estivadores de Leixões acusados de facilitar a entrada de cocaína do Brasil a troco de milhares de euros. O Tribunal de São João Novo foi evacuado horas antes da leitura do acórdão.