Detido suspeito da autoria de três fogos na freguesia de Fátima

©D.R.

Um homem de 30 anos foi detido por ser suspeito da autoria de três incêndios florestais ocorridos na semana passada, na freguesia de Fátima, concelho de Ourém, anunciou  a Polícia Judiciária (PJ).

Em comunicado, a PJ informou que, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria e em estreita colaboração com a Guarda Nacional Republicana (GNR) de Fátima, recolheu elementos de prova que determinaram a detenção, fora de flagrante delito, do autor de três incêndios florestais ocorridos nos dias 24 e 25, nas imediações da localidade de Casal Farto, freguesia de Fátima.

A PJ esclareceu que o suspeito ateou os incêndios com recurso a chama direta, havendo suspeitas de que outras ignições naquela zona possam estar relacionadas com o mesmo.

“Os locais do incêndio inserem-se numa vasta região de floresta com uma geografia acidentada de serra, onde nas proximidades se localizam pequenas povoações”, adiantou, referindo que “a pronta intervenção dos bombeiros evitou que os incêndios tomassem outras proporções que pusessem em perigo a vida, a integridade física ou bens patrimoniais de terceiros”.

O comunicado destacou a ação da GNR, essencial na transmissão rápida da informação existente, permitindo o célere desenvolvimento investigatório por parte da Polícia Judiciária.

O detido vai ser presente a Tribunal, para a eventual aplicação de medidas de coação.

Últimas do País

O número de livros impressos editados em 2024 caiu 14,3% para um total de 11.615 e o preço aumentou 2,6% face a 2023, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Os doentes classificados como urgentes no hospital Amadora-Sintra enfrentam hoje de manhã tempos de espera de cerca de 12 horas para a primeira observação, segundo dados do portal do SNS.
A direção-executiva do SNS está hoje reunida com a ULS Amadora-Sintra para procurar soluções para reduzir os tempos de espera nas urgências neste hospital, que classificou como “o principal problema” do SNS neste momento.
A CP informou hoje que se preveem “perturbações na circulação de comboios” na quinta-feira e “possíveis impactos” na quarta e sexta-feira devido à greve geral convocada para dia 11 de dezembro.
Só no último ano letivo, chegaram às escolas mais 31 mil alunos estrangeiros, um salto de 22% que está a transformar por completo o mapa demográfico do ensino em Portugal.
Portugal continental e o arquipélago da Madeira vão ser afetados a partir de hoje por chuva, vento e agitação marítima devido aos efeitos da depressão Bram, tendo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitido já avisos.
Portugal precisa de mais oito mil militares para atingir o objetivo legal de um efetivo de 32 mil nas Forças Armadas, prevendo-se até 36 mil nos próximos 20 anos, e está carente de defesas antiaéreas.
O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) revelou hoje atrasos na saída de ambulâncias aos pedidos de socorro da população, sobretudo na Área Metropolitana de Lisboa, alguns superiores a uma hora.
O Sistema de Segurança Interna (SSI) admite que o sistema europeu de controlo de fronteiras para cidadãos extracomunitários poderá ser suspenso durante o Natal para evitar filas nos aeroportos, uma medida que já foi autorizada pela Comissão Europeia.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu 432 botijas de óxido nitroso, também conhecido como “droga do riso”, nas portagens de Paderne da Autoestrada n.º 2 (A2), em Albufeira, no Algarve, e que estavam a ser transportadas para Espanha.