Quatro trabalhadores do Porto de Leixões detidos por tráfico de droga

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, em Matosinhos, quatro homens indiciados por tráfico de droga que alegadamente introduziam os estupefacientes através de navios e contentores no Porto de Leixões, foi hoje anunciado.

© D.R.

Em comunicado, a PJ indicou que a investigação contra o narcotráfico de cariz internacional visava o grupo de trabalhadores do Porto de Leixões (distrito do Porto) e decorria há vários meses.

Além das detenções, foram aprendidos 100 quilos de cocaína.

O grupo de trabalhadores portuários, suspeitos de extraírem droga de navios e contentores, no âmbito da atividade de organizações criminosas, seriam responsáveis pela introdução de elevadas quantidades de estupefaciente no espaço europeu.

De acordo com a PJ, o método utilizado é conhecido por ‘rip on /rip off’: “Pressupõe a violação e contaminação de cargas transportadas a granel ou contentorizadas, e depende da existência de uma equipa de ‘resgate’ que recupere os produtos ilegalmente introduzidos, antes de as mercadorias lícitas chegarem ao cliente final”.

Os arguidos foram detidos em flagrante delito quando pretendiam abandonar o porto com droga retirada de um contentor de transporte marítimo, proveniente do continente americano.

Além da droga, a PJ apreendeu várias viaturas e armas.

Os detidos têm idades entre os 20 e os 45 anos.

Sem especificar o dia, a PJ indica que serão presentes a interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação.

Últimas do País

Um militar da GNR ficou com ferimentos ligeiros e recebeu tratamento hospitalar, na sexta-feira, após responder a uma denúncia de agressões com três envolvidos, dois deles já detidos, no concelho de Faro, disse fonte da corporação.
O Tribunal de Contas (TdC) fixou em 5.297,40 euros o valor da multa a aplicar à Câmara de Caminha por irregularidades ocorridas entre 2015 e 2020 em vários contratos públicos, remetendo o processo para o Ministério Público (MP).
O TikTok conta atualmente com 3,6 milhões de utilizadores ativos em Portugal, afirma Enrico Bellini, responsável das relações governamentais da rede social para o Sul da Europa.
O Sindicato Nacional dos Bombeiros Sapadores (SNBS) vai realizar uma greve nacional a 15 de janeiro e convocou uma manifestação para junto da Assembleia da República, anunciou hoje o seu presidente, Ricardo Cunha.
Mais de 70% dos serviços de Finanças estão encerrados, no primeiro de dois dias de greve dos trabalhadores do Fisco, segundo os dados avançados pelo sindicato.
Trinta toneladas de moluscos foram apreendidas e 62 pessoas detidas entre 2021 e 2024 numa operação em Portugal, Espanha e França, com ligação ao tráfico de seres humanos, anunciaram hoje a Europol e GNR.
Três pessoas foram detidas na operação de hoje da PSP nos bairros do Alto da Cova da Moura e Zambujal, na Amadora, durante a qual foi aprendida roupa usada pelos suspeitos nos tumultos na Grande Lisboa em outubro.
A PSP está a desenvolver hoje uma operação nos bairros Alto da Cova da Moura e Zambujal, na Amadora, relacionada com inquéritos que investigam crimes ligados aos tumultos ocorridos em outubro na Área Metropolitana de Lisboa.
Este imóvel não é caso único, a SIC Notícias apurou que há muitas outras casas vazias, na mesma freguesia.
O Conselho de Administração da ULS Almada Seixal (ULSAS) disse que as declarações do diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde hoje no parlamento "não correspondem à verdade".