Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos de Aveiro encerra hoje

O Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) avisou que, a partir das 20:30 de hoje, a urgência de Ginecologia/Obstetrícia e o Bloco de Partos do Hospital de Aveiro estarão encerrados, por falta de médicos.

© D.R.

Em comunicado hoje divulgado, o CHBV explicou que, “apesar de todos os esforços encetados para completar as escalas médicas, estão previstos constrangimentos no funcionamento” destes serviços.

“Estes constrangimentos vão sentir-se entre as 20:30 do dia 21 de outubro e as 08:30 do dia 22 de outubro, período em que estarão encerrados”, frisou.

Neste âmbito, “em caso de necessidade, os utentes devem dirigir-se às unidades hospitalares mais próximas”, acrescentou.

O centro hospitalar apelou “à compreensão de todos” e lamentou “os eventuais constrangimentos que esta situação possa causar e que, apesar de todos os esforços, não foi possível ultrapassar”.

Segundo o CHBV, “foi realizado aviso atempado ao CODU/INEM (Centro de Orientação de Doentes Urgentes/Instituto Nacional de Emergência Médica), corporações de bombeiros, hospital de referência e hospitais mais próximos”.

O CHBV gere os hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja.

O encerramento da urgência de Ginecologia/Obstetrícia e do Bloco de Partos segue-se ao encerramento da urgência de Cirurgia Geral do Hospital de Aveiro, também devido à falta de médicos para completar as escalas.

Na sexta-feira, o CHBV informou que, “entre as 20:00 do dia 20 de outubro e as 08:00 do dia 21 de outubro”, a urgência de Cirurgia Geral estaria encerrada.

No comunicado, era explicado que os constrangimentos se deviam “à adesão dos cirurgiões gerais ao movimento da recusa de realização de mais de 150 horas extraordinárias” obrigatórias por lei.

Últimas do País

Os trabalhadores das empresas de distribuição cumprem hoje um dia de greve, reivindicando aumentos salariais e valorização profissional, e voltam a parar no final do ano.
Dois agentes da PSP acabaram no hospital após serem atacados durante uma ocorrência num supermercado. Agressores fugiram e estão a monte.
Um homem é suspeito de ter matado hoje uma criança de 13 anos, morrendo de seguida numa explosão alegadamente provocada por si numa habitação em Casais, Tomar, num caso de suposta violência doméstica, informou a GNR.
O tribunal arbitral decretou hoje serviços mínimos a assegurar durante a greve dos trabalhadores da SPdH/Menzies, antiga Groundforce, marcada para 31 de dezembro e 1 de janeiro, nos aeroportos nacionais.
O Ministério da Administração Interna (MAI) disse hoje que foi registada uma diminuição das filas e do tempo de espera no aeroporto de Lisboa e que todos os postos têm agentes da PSP em permanência.
Quatro urgências de Ginecologia e Obstetrícia estarão fechadas na quarta-feira, número que sobe para cinco no Dia de Natal e seis na sexta-feira, dia de tolerância de ponto na administração pública, segundo o Portal do SNS.
Em 2026, será possível observar em Portugal em agosto um eclipse solar total, um fenómeno raro, que embora parcial em grande parte do país “terá bastante importância”, disse hoje o astrónomo Rui Jorge Agostinho.
Autoridade da Concorrência (AdC) está a investigar um alegado abuso de posição dominante no mercado nacional dos portais de anúncios imobiliários online, “envolvendo o principal grupo empresarial a operar neste segmento em Portugal”, indicou esta terça-feira em comunicado.
Portugal soma, desde o início do ano, 52 focos de gripe das aves, após ter sido registado um novo caso em Aveiro, indicou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
O Ministério Público vedou o acesso da Comunicação Social à averiguação preventiva que visou a empresa Spinumviva e o primeiro-ministro, alegando que o sigilo absoluto a que está sujeita só cessaria se tivesse sido aberto um inquérito.