Cardeal Américo Aguiar toma hoje posse como bispo de Setúbal

O cardeal Américo Aguiar, até agora bispo auxiliar de Lisboa, toma hoje posse como quarto bispo de Setúbal, 48 anos exatos depois da ordenação episcopal do primeiro titular desta diocese, Manuel Martins, seu conterrâneo de Leça do Balio.

©Facebook de D. Américo Aguiar

Américo Aguiar toma posse na Sé de Setúbal, às 18:00, numa cerimónia que não será seguida de missa, estando essa reservada para a entrada solene na diocese, marcada para o próximo domingo, também na Sé, às 16:30.

Quando foi conhecida a nomeação para Setúbal, o bispo Américo Aguiar afirmou-se “contente, feliz e animado”.

“Estou contente, estou feliz, estou animado. Nem todos os portugueses têm de ir para fora do país para concretizar a sua vocação, não é? Portanto, estou muito feliz por poder corresponder e sinto verdadeiramente a mão de Deus nesta nomeação do Papa Francisco. É a minha cara”, disse na ocasião, em entrevista conjunta à agência Lusa e à agência Ecclesia.

Para o até agora bispo auxiliar de Lisboa, os pontos de coincidência de percursos entre ele e Manuel Martins são muitos e fazem com que sinta “as mãos de Deus” a trabalhar nesta nomeação.

“Há 48 anos, não sei quando é que foi o dia, mas no verão de 1975, era anunciado o primeiro bispo de Setúbal. E era um jovem de 48 anos, eu agora tenho 49. Um jovem de Leça do Balio, de onde também eu sou. Um jovem que era Vigário-Geral do Porto, que eu fui. Um jovem que foi responsável da Irmandade dos Clérigos, que eu também fui. Um jovem que ganhou a fama de “bispo vermelho”, que agora também sou em razão das vestes cardinalícias”, recordou Américo Aguiar, sublinhando as coincidências.

Américo Aguiar assumiu nos últimos anos um papel de relevo na Igreja Católica em Portugal, tendo sido o principal rosto da organização da Jornada Mundial da Juventude, que decorreu em Lisboa entre 01 e 06 de agosto deste ano, com a presença do Papa Francisco.

Últimas do País

A costa sul e as regiões montanhosas da ilha da Madeira vão estar sob aviso laranja na quinta-feira devido à previsão de chuva por vezes forte, que poderá ser benéfica sob a forma de granizo, segundo o IPMA.
Seis pessoas morreram nas estradas e 170 condutores foram detidos por excesso de álcool entre sábado e segunda-feira, no âmbito das operações que a GNR e a PSP estão a desenvolver no período de ano novo.
O tempo de espera para doentes urgentes no serviço de urgência geral do Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) rondava às 09h45 de hoje como 16 horas e 30 minutos, segundos dados do Portal do SNS.
O presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) afirmou hoje que a descida de casos de cancro em 2022 reflete uma normalização estatística, após os atrasos nos diagnósticos provocados pela pandemia, alertando que a tendência é de aumento.
associação que representa os médicos tarefeiros disse hoje que as urgências hospitalares só funcionam graças ao trabalho dos referidos de serviço e determinadas que o atual modelo assenta num modelo de “exploração silenciosa”.
A atividade gripal continua a manter elevada a pressão sobre os serviços de saúde do Médio Tejo, com destaque para a urgência do Hospital de Abrantes, havendo oito doentes em cuidados intensivos, cinco dos quais devido a infeção respiratória e três com gripe A, e nenhum deles vacinado.
A bilhética integrada com Cartão de Cidadão, que visa simplificar e unificar o acesso aos transportes públicos, permitindo utilizar diversos modos de transporte com uma só identificação, estará concluída na segunda metade de 2027.
As seguradoras contabilizaram um montante total de 31 milhões de euros em danos provocados pela Depressão Cláudia, que atingiu Portugal em novembro, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Seguradores (APS).
Cerca de 1,7 milhões de pessoas continuam a viver em Portugal abaixo do limiar da pobreza, das quais cerca de 300 mil são crianças, apesar de o risco de pobreza ter descido, em 2024, para o valor mais baixo dos últimos 20 anos.
Nova presidente, novo vice-presidente e ordenados reforçados. O Governo reclassificou o Metro de Lisboa para a categoria A e alinhou os salários da administração com os da CP e com o do primeiro-ministro.