PSP detém 135 condutores alcoolizados ou sem carta entre 6ª feira e dia de Natal

A PSP deteve, entre sexta-feira e dia de Natal, 135 condutores alcoolizados ou sem habilitação legal para conduzir, no âmbito da operação "Festas seguras", que contabilizou no mesmo período oito feridos graves em 528 acidentes.

© Facebook/PSP

Segundo o balanço da operação divulgado esta terça-feira pela Direção-Nacional da PSP para o período de 22 a 25 de dezembro, no total, os 528 acidentes provocaram 163 feridos – oito graves e 155 ligeiros. Não houve vítimas mortais.

A nota diovulgada esta terça-feira revela ainda que foram igualmente detidas 31 pessoas por crimes contra a propriedade (furtos e roubos) e 10 por tráfico de droga, tendo sido apreendidas mais de 7.700 doses individuais.

Relativamente à fiscalização rodoviária, entre 22 e 25 de dezembro, em todo o território nacional, foram fiscalizadas 5.290 viaturas, tendo resultado 1.800 autos de notícia por contraordenação.

A PSP apela a uma condução em segurança, adaptada às condições atmosféricas e ao estado do piso. Pede ainda aos condutores que moderem a velocidade, especialmente em zonas de grande concentração de pessoas, e que evitem manobras bruscas, sinalizando com a devida antecedência todas as mudanças de direção, assim como a utilização do telemóvel durante a condução.

Relembra que a condução em excesso de velocidade e sob o efeito do álcool são “das principais causas da sinistralidade”.

A operação “Festas Seguras” 2023/2024 da PSP termina em 2 de janeiro.

Últimas do País

A E-REDES informou hoje que na zona mais crítica, às 08h00, cerca de 19.000 clientes estavam sem energia e que no total do território continental o número ascendia a 31.000 clientes.
O risco de inundações nas margens do Rio Mondego continua significativo, embora a situação dos caudais já não seja crítica, continuando a verificar-se risco para as populações em Montemor-o-Velho, alertou o comandante nacional de Proteção Civil.
A proibição de venda de bebidas alcoólicas para consumo no exterior dos estabelecimentos em Lisboa, a partir das 23:00 de domingo a quinta-feira, entra hoje em vigor, para combater ruído e salvaguardar direito ao descanso dos moradores da cidade.
Um motorista de uma plataforma online TVDE (Transporte em veículo Descaracterizado), suspeito de violar uma cliente em Monsanto (Lisboa), ficou em prisão preventiva, anunciou este sábado a Polícia Judiciária.
Cerca de 20 mil pessoas continuam sem energia na região de Leiria, 17 dias depois da passagem da depressão Kristin, revelou hoje o presidente do Conselho Intermunicipal daquela Região, Jorge Vala.
A Força Aérea reforçou na madrugada de hoje o dispositivo de alerta de oito para 14 aeronaves disponíveis, para a possibilidade de evacuações em Coimbra, enquanto a Marinha teve no terreno mais de 540 operacionais.
Mais de 200 estradas estão hoje cortadas ao trânsito no país devido ao mau tempo, entre autoestradas, estradas nacionais, municipais e itinerários complementares, sendo Coimbra o distrito com mais vias interditas à circulação, segundo a GNR.
Três serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia vão estar encerrados no sábado e dois no domingo, na região Centro e em Setúbal, segundo as escalas publicadas no Portal do SNS.
As apreensões de botijas de óxido nitroso, substância psicoativa conhecida como "gás do riso", aumentaram quase 15 vezes entre 2023 e 2025, passando de 175 para 2.615, revelam dados hoje divulgados pela GNR à agência Lusa.
Um homem foi acusado pela prática de quatro crimes de terrorismo, sendo dois por incitamento e outros dois por glorificação deste tipo de práticas, informou hoje o Ministério Público (MP).