Moçambique e Brasil na lista de 50 países ou territórios mais violentos

Moçambique e o Brasil são os únicos Estados lusófonos que integram a lista de 50 países ou territórios com os maiores níveis de conflito violento no mundo, divulgado pelo Projeto de Localização de Conflitos Armados e Dados de Eventos.

© D.R.

 

Esta organização não-governamental, com sede nos Estados Unidos, considera que Moçambique melhorou oito posições, figurando agora no 45.º lugar, enquanto o Brasil manteve o 6.º lugar do relatório anterior.

Os três níveis considerados pelo Projeto de Localização de Conflitos Armados e Dados de Eventos (ACLED, na sigla em inglês), uma organização não-governamental (ONG) com sede nos Estados Unidos, desde “Extremo” a “Turbulento”, passando por “Elevado”.

Enquanto Moçambique é caracterizado como um país “Turbulento” o sexto lugar do Brasil coloca-o na classificação de “Extremo”.

Segundo o relatório, os conflitos no Brasil são desencadeados pelo crime organizado que, embora não vise o derrube do Governo, nem o controlo de território, está muitas vezes envolvido com as forças policiais. Já os atos violentos visam sobretudo as autoridades locais.

A ONG considera que “os conflitos são agora generalizados e omnipresentes: em 2023, ocorreram mais 12% de conflitos em comparação com 2022 e o ACLED regista um aumento de mais de 40% em comparação com 2020”.

Os 50 países ou territórios representam 97% de todos os eventos de conflito registados nos últimos 12 meses.

Últimas do Mundo

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu hoje estar em desacordo com a intenção do Reino Unido de reconhecer a Palestina como um Estado, reiterando que o grupo extremista palestiniano Hamas deve libertar todos os reféns que mantém.
A primeira pessoa a ser deportada do Reino Unido, no âmbito do acordo de migração assinado este verão entre Londres e Paris para conter as travessias do Canal da Mancha, foi hoje transportada para França, anunciou o Governo inglês.
O asteroide, agora batizado de '2025 FA22', terá um tamanho estimado de entre 130 e 290 metros (a Torre de Belém tem 30 metros).
A OpenAI está a trabalhar num novo sistema para o ChatGPT identificar automaticamente quando está a interagir com um adolescente ou menor de idade, de forma a ativar uma experiência adequada à sua idade e bloquear conteúdo impróprio.
O ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro recebeu hoje alta hospitalar após passar a noite internado e regressou à sua residência, onde se encontra em prisão domiciliária por incumprimento de medidas cautelares.
O ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro, condenado na semana passada a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado, está com um problema renal e vai permanecer hospitalizado, anunciou hoje a unidade de saúde.
A polícia espanhola anunciou hoje a detenção de 19 pessoas suspeitas de homicídio e tortura a bordo de uma embarcação de migrantes do Senegal com destino às Canárias.
O tribunal de Estugarda, Alemanha, condenou hoje a prisão perpétua o autor dum ataque com faca na cidade de Mannheim, em 2024, que provocou a morte de um polícia durante uma manifestação anti-islâmica.
O novo sistema europeu de controlo de fronteiras externas para cidadãos extracomunitários vai entrar em funcionamento a partir de 12 de outubro em Portugal e restantes países do espaço Schengen, anunciaram hoje as autoridades.
Vestígios de ADN recolhidos em dois objetos encontrados perto do local do homicídio do ativista conservador Charlie Kirk correspondem ao do suspeito detido pelas autoridades, anunciou hoje o diretor do FBI, Kash Patel.