Morreu doente que ficou ferido em foco incêndio no Hospital de Santa Maria

O doente que tinha ficado ferido num foco de incêndio no Hospital de Santa Maria, na quarta-feira, morreu durante a madrugada de hoje, informou a unidade hospitalar.

© D.R.

 

Numa nota hoje divulgada, o conselho de administração da Unidade Local de Saúde (ULS) de Santa Maria manifesta profundo pesar pela morte do doente e reitera o “apoio e acompanhamento em proximidade” à família.

O foco de incêndio surgiu na madrugada de quarta-feira, num quarto de quatro pessoas, na enfermaria do serviço de Medicina Interna, e acabou por provocar ferimentos a um idoso de 91 anos que ali estava internado e que foi de imediato transferido para a unidade de queimados.

A ULS de Santa Maria garante a colaboração com as autoridades competentes e a realização de uma “rigorosa investigação interna” para apurar as causas que estiveram na origem deste incêndio.

O fogo foi extinto pelos profissionais de serviço.

No comunicado divulgado na quarta-feira, o conselho de administração da ULS de Santa Maria sublinhou o “elevado profissionalismo” das equipas de serviço no internamento e nas outras unidades de apoio, acrescentando que a sua reação rápida impediu que este foco de incêndio “tivesse dimensões ainda mais graves”.

As causas do incidente estão a ser investigadas pelas autoridades e, em simultâneo, está a decorrer uma investigação interna.

Na origem do incidente não estão problemas estruturais do edifício.

A ULS de Santa Maria vai assumir as custas do funeral do doente.

Últimas do País

Sete distritos de Portugal continental estão sob aviso laranja, o segundo mais elevado, devido à interferência marítima, indicou hoje ao início da tarde o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O bombeiro suspeito de violência doméstica em Machico, na Madeira, detido em agosto e sujeito inicialmente à medida de coação de prisão preventiva, foi perdoado pela vítima e o processo foi suspenso.
A Polícia Judiciária (PJ) detectou hoje no Porto o advogado Paulo Topa, confirmou à Lusa fonte da polícia, tendo a diligência ocorrida no âmbito de uma investigação por desvio de fundos.
A SOS Amianto - Associação Portuguesa de Proteção Contra o Amianto alertou hoje que Portugal falhou o prazo para a transposição da diretiva europeia que obriga à redução do limite de exposição dos trabalhadores ao amianto.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve no sábado em Lisboa um homem de 38 anos que era alvo de um Mandado de Detenção Europeu pela prática de Furtos Qualificados e Burlas Informáticas, anunciou hoje a PSP.
Onze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso laranja, o segundo mais elevado, devido à queda de neve e à interferência marítima, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Seis distritos de Portugal Continental estão hoje em aviso laranja e quatro em aviso amarelo para a queda de neve até domingo de manhã, podendo condicionar e interditar estradas, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Uma antiga fábrica que estava em obras para ser transformada em residência universitária ardeu hoje em Braga, revelou à Lusa fonte do Comando Sub-Regional do Ave.
As empresas de chocolate nacionais enfrentam o otimismo do período natalício, “um dos mais relevantes” para as vendas, não evitando baixar preços porque o valor do cacau continua no dobro da média de 2023.
A maioria dos desfibrilhadores disponíveis nas viaturas dos Sapadores de Lisboa tem componentes cujo prazo de validade está ultrapassado, mas o Regimento deu orientações para que os bombeiros continuem a utilizá-los, denunciou hoje um sindicato.