Projeto de hidrogénio em Sines suspenso após estudo revelar que seria inviável

O projeto H2Sines.RDAM, de produção de hidrogénio em Sines para exportação, está suspenso, depois de um estudo ter concluído que seria “inviável”, confirmou à Lusa fonte oficial da administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS).

© D.R.

 

“O projeto H2Sines.RDAM encontra-se suspenso, tendo em conta que o estudo efetuado revelou que o mesmo seria inviável. Desta forma, aguardamos que o consórcio decida se o projeto será alvo de reformulação ou se, por outro lado, será definitivamente encerrado”, referiu a APS.

O Expresso noticiou que projeto estava a ser desenvolvido por um consórcio que juntava a Engie, a Shell, a Vopak e a Anthony Veder, mas o grupo de empresas acabou por desistir.

O jornal, que citou uma publicação especializada, a Hydrogen Insights, lembrou que o projeto previa a instalação de 400 megawatts (MW) de potência de eletrólise em Sines, para a produção de hidrogénio verde, para exportar para Roterdão.

Há outros projetos de produção de hidrogénio a serem desenvolvidos em Sines, incluindo o da NeoGreen Portugal, de mais de milhões de euros e da Galp, no âmbito da descarbonização da refinaria da cidade.

Últimas de Economia

A taxa de inflação anual da zona euro desacelerou, em dezembro, para os 2,0%, quer face aos 2,4% homólogos, quer comparando com a de 2,15% registada em novembro, segundo uma estimativa rápida hoje publicada pelo Eurostat.
A OCDE afirmou hoje que o mercado de arrendamento em Portugal “continua subdesenvolvido e fragmentado", com apenas 12% de famílias a declararem viver em casas arrendadas, e com os arrendamentos informais a poderem atingir até 60%.
As renegociações de crédito à habitação desceram em novembro para 414 milhões de euros, na primeira queda em cadeia desde junho, segundo dados hoje publicados pelo Banco de Portugal (BdP).
As novas tabelas de retenção na fonte do IRS que se vão aplicar aos salários e pensões de 2026 foram publicadas hoje no Portal das Finanças, refletindo a descida do IRS e garantindo isenção de tributação até aos 920 euros.
Os bancos portugueses utilizaram até novembro 52,8% do montante total atribuído pelo Estado no âmbito da garantia pública para compra de casa por jovens até aos 35 anos, segundo dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).
O novo ano arranca com a prestação da casa a subir para créditos com taxa variável a três e seis meses, a maioria dos contratos de empréstimos à habitação em Portugal, segundo a simulação da Deco Proteste.
A Comissão Europeia prolongou hoje os prazos para que as companhias aéreas SATA e TAP concluam a alienação de ativos, condição para as ajudas à reestruturação concedidas pelo Governo.
As licenças para construção e reabilitação de edifícios habitacionais cresceram 6,3% de janeiro a outubro de 2025, tendo os fogos licenciados em novas construções aumentado 22,2% e o consumo de cimento subido 1,8%, segundo a AICCOPN.
O número de novos veículos colocados em circulação atingiu 264.821 no acumulado de 2025, o que representa um aumento de 6,2% face ao mesmo período de 2024, divulgou hoje a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
Os preços de oferta das casas anunciadas em Portugal subiram 6,8% em dezembro face ao mesmo mês de 2024, segundo o índice de preços do Idealista, portal 'online' de imobiliário do mercado nacional.