Sindicato Independente dos Médicos alerta para irregularidades no pagamento aos clínicos

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) alertou hoje para irregularidades no pagamento dos médicos por parte de “diversas Unidades Locais de Saúde”, uma situação que se arrasta desde janeiro e se agravou este mês, exigindo “o cumprimento da lei”.

© Facebook do Sindicato Independente dos Médicos

 

O SIM adianta, num comunicado enviado à agência Lusa, ter conhecimento de que várias Unidades Locais de Saúde (ULS) “continuam sem pagar corretamente aos médicos”, adiantando que desde janeiro tem vindo a alertar “repetidamente para as irregularidades”.

Segundo a estrutura sindical, a situação agravou-se neste mês de abril com, entre outras situações, “o não pagamento do salário base conforme o acordo salarial com o SIM”, “o não pagamento dos incentivos às novas USF [Unidades de Saúde Familiar] modelo B, previstos na Lei”.

O sindicato denunciou ainda a falta de pagamento do suplemento de dedicação plena mesmo após a adesão a este regime, a “redução muito significativa” dos vencimentos dos médicos que trabalhavam em modelo B antes de janeiro de 2024 e “manobras dilatórias burocráticas das ULS para tentar impedir a adesão dos médicos à dedicação plena”.

“Passados seis meses do acordo com o SIM, da publicação do alargamento do modelo organizacional das Unidades Locais de Saúde (ULS), da generalização das USF Modelo B, da aprovação da dedicação plena, o SIM considera que esta situação é intolerável e defrauda as legítimas expectativas dos médicos”.

O SIM lamenta que “os médicos sejam reiteradamente tratados de forma diferente conforme o seu local de trabalho”, sublinhando que “se umas (poucas) ULS conseguem pagar, todas deveriam conseguir”.

Como tal, exige “o cumprimento da lei e a correta remuneração dos médicos já”.

Últimas do País

Pela primeira vez em Portugal, o partido CHEGA assume o controlo de uma Câmara Municipal. São Vicente, na Madeira, foi o palco desta viragem política, com uma vitória absoluta em todos os órgãos autárquicos do concelho. José Carlos Gonçalves, agora presidente da autarquia, falou em exclusivo ao Folha Nacional sobre os desafios que se avizinham, as prioridades para o mandato e o significado desta conquista para os vicentinos e para o país.
PSP denuncia documentos falsos, redes criminosas e pressão migratória. CHEGA culpa o governo pela desordem migratória e exige medidas duras face à “invasão organizada”.
A gripe das aves voltou a ser detetada numa ave selvagem em Portimão, distrito de Faro, subindo para 29 o número de focos confirmados este ano, segundo dados da DGAV.
A pesca do areeiro fica proibida a partir desta sexta-feira, após Portugal ter utilizado 80% da quota disponível, anunciou a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).
Portugal apresenta a maior prevalência da paramiloidose no mundo, com 2000 portadores da mutação genética responsável pela que é conhecida como a “Doença dos Pezinhos”, indica um estudo que será divulgado esta quinta-feira.
A presença da bactéria 'legionella' foi detetada em três de oito balneários do Pavilhão Desportivo Municipal de Oliveira do Bairro, no âmbito de análises de rotina para controlo da qualidade da água, confirmou hoje a Câmara Municipal.
O presidente executivo (CEO) da Vodafone Portugal, Luís Lopes, considerou hoje que a longo prazo não há mercado em Portugal para quatro operadores de telecomunicações.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) apreendeu na quarta-feira na freguesia de Odivelas, em Lisboa, mais de 114 quilos de droga e deteve duas pessoas, informou hoje a força de segurança.
O Ministério Público e a GNR realizaram, esta quinta-feira, buscas nas instalações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide, no âmbito de uma investigação por suspeitas de crimes de corrupção e participação económica em negócio, segundo o Correio da Manhã.
O representante legal da empresa contratada pela Carris para a manutenção do elevador da Glória vai ser ouvido na quinta-feira no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, indicou hoje fonte judicial à agência Lusa.