Nova linha SNS Grávida atendeu 450 chamadas nos primeiros três dias

A nova Linha SNS Grávida, que entrou em funcionamento no dia 01 no âmbito do plano de emergência da Saúde, atendeu 450 chamadas de grávidas nos primeiros três dias de funcionamento, anunciou hoje a ministra da Saúde.

© D.R.

 

Ana Paula Martins falava aos jornalistas à margem de uma visita à Linha SNS Grávida, disponível desde sábado no mesmo número do SNS 24 (808 24 24 24) para encaminhar as utentes para a urgência mais próxima da sua área de residência.

Este novo canal de atendimento direto de grávidas pretende dar “resposta à procura de urgências de ginecologia/obstetrícia, enquanto área em que se sentem maiores dificuldades no Serviço Nacional de Saúde” (SNS).

A linha SNS Grávida é uma das medidas urgentes previstas no plano para a saúde que o Governo aprovou na quarta-feira, com o objetivo de organizar o circuito da grávida, em particular em situações de urgência, garantindo uma “resposta de qualidade e segurança”.

“Através desta linha de atendimento, as grávidas terão acesso a profissionais qualificados e capacitados que estarão disponíveis para oferecer orientação personalizada, tranquilizando as gestantes e proporcionando-lhes confiança durante todo o processo de prestação de informação e direcionamento para unidades de saúde com capacidade efetiva de assistência”, refere o plano.

Últimas do País

Um voo com 44 portugueses que se encontravam no Líbano e solicitaram ajuda para regressar a Portugal chega hoje ao aeroporto de Figo Maduro, entre as 21:00 e as 22:00, disse à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, disse hoje discordar da proposta do seu homólogo de Lisboa para que a Polícia Municipal possa fazer detenções, defendendo que sobrepor competências de investigação criminal “não resolve o problema” de segurança.
Mais de mil casos suspeitos de Enfarte Agudo do Miocárdio (EAM) foram encaminhados pelo INEM para tratamento hospitalar, através da Via Verde Coronária, no primeiro semestre deste ano, informou hoje o instituto.
A GNR detetou 12 crimes de poluição e elaborou 225 autos de contraordenação em 205 ações realizadas este ano no âmbito da fiscalização da poluição dos solos e recursos hídricos, foi hoje anunciado.
A conclusão do inquérito ao processo EDP/CMEC vai ser novamente adiada e não será cumprido o prazo de 30 de setembro que tinha sido definido pela Procuradoria-Geral da República (PGR), adiantou hoje à Lusa fonte judicial.
O Governo português vai retirar cerca de 20 cidadãos portugueses do Líbano, disse hoje à Lusa fonte oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
A PSP registou 3.281 contraordenações durante a operação que realizou junto das escolas por ocasião da abertura do ano letivo, sendo a maioria por estacionamento indevido junto aos estabelecimentos escolares, indicou esta sexta-feira aquela polícia.
Mais de 5.000 professores candidataram-se ao novo concurso extraordinário de vinculação para escolas carenciadas, que termina hoje com 2.309 vagas, segundo o ministro da Educação, Ciência e Inovação.
Os cidadãos fora do espaço Schengen que queiram entrar em Portugal têm de passar por um controlo dos dados biométricos e pessoais, anunciou hoje o ministro da Presidência, avançando que se trata de “um elemento fundamental” para a fiscalização.
O Ministério da Educação decidiu que apenas os alunos beneficiários da ação social escolar, os que aprendem com manuais digitais e os que vão realizar este ano provas digitais terão direito a uma ligação gratuita à internet.