Bombeiros e helicóptero continuam a combater fogo na Madeira

O incêndio que deflagrou na quarta-feira de manhã, no concelho da Ribeira Brava, na Madeira, numa zona de difícil acesso, continua hoje ativo, mobilizando 16 bombeiros, quatro viaturas e o meio aéreo da Proteção Civil.

© D.R.

 

Fonte dos Bombeiros Mistos da Ribeira Brava e Ponta do Sol indicou à Lusa que estão no local 11 elementos daquela associação humanitária, apoiados por três viaturas, além do helicóptero afeto ao Serviço Regional de Proteção Civil.

Também um veículo e cinco elementos dos Bombeiros Voluntários Madeirenses encontram-se no combate ao incêndio.

A Proteção Civil recebeu o alerta às 09:48 de quarta-feira, através do Centro Integrado de Comunicações do Comando Regional de Operações de Socorro.

O incêndio começou numa encosta de difícil acesso, na freguesia da Serra de Água, tendo, entretanto, alastrados para as zonas do Espigão e da Trompica, nas zonas altas do concelho da Ribeira Brava.

Fonte da Proteção Civil disse hoje à Lusa que o fogo não está a colocar habitações em perigo.

As costas norte e sul da Madeira, assim como as zonas montanhosas, encontram-se hoje sob aviso amarelo, devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A partir de sexta-feira, o aviso para as regiões montanhosas e a costa sul da região agravará para laranja, o segundo mais grave.

Últimas do País

Mais de 1.500 acidentes rodoviários, dos quais resultaram dois mortos, 30 feridos graves e 447 feridos ligeiros, foram registados pela GNR durante a Operação Páscoa 2025, que começou na sexta-feira, segundo um balanço provisório hoje divulgado.
Quase 300 pessoas foram detidas nos últimos sete dias por crimes rodoviários, sobretudo por conduzirem embriagadas, e oito por suspeita de violência doméstica, segundo um balanço da operação Páscoa em Segurança da PSP hoje divulgado.
Os trabalhadores dos museus e monumentos nacionais iniciam hoje uma greve ao trabalho suplementar e em dias de feriado, convocada até 31 de dezembro pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS).
A lei que agrava as penas para quem agredir polícias, guardas prisionais e bombeiros, ao mesmo tempo que alarga a isenção do pagamento de custas judiciais a professores e médicos agredidos, entrou hoje em vigor.
A Autoridade tributária e Aduaneira (AT) alertou hoje para a circulação de novos emails e SMS fraudulentos que estão a ser enviados a contribuintes aos quais é pedido que acedam a links maliciosos.
O incidente que levou um avião Airbus A320 a aterrar de urgência no Aeroporto Francisco Sá Carneiro teve origem num caso de inalação de odores ('fumes', em inglês) e não de fumo, esclareceu fonte da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP).
O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) começa hoje a reforçar a vigilância nas praias do continente devido às férias de Páscoa, antevendo o aumento da frequência balnear numa altura em que a época oficial ainda não começou.
O Ministério da Saúde abriu 579 vagas para recém-especialistas em Medicina Geral e Familiar, das quais 97 em zonas consideradas carenciadas, depois de terem ficado por preencher no concurso lançado em dezembro mais de 70% dos lugares.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve o suspeito de matar um jovem de 19 anos junto ao Bar Académico, em Braga, na madrugada do último sábado, disse hoje à agência Lusa fonte policial.
O serviço que permite aos utentes pedir uma autodeclaração de doença tem cada vez mais procura, tendo sido já emitidas 888 mil baixas pelo SNS desde 2023, com 163 mil pessoas a atingirem o limite de pedidos por ano.