Localizados quatro dos cinco corpos dos militares da GNR que ocupavam helicóptero

Dois dos três corpos dos militares da GNR ainda desaparecidos no Douro na sequência da queda de hoje do helicóptero de combate a incêndios foram encontrados, tendo já sido localizados quatro no total, segundo a Proteção Civil.

© D.R.

 

Fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) disse à Lusa que foram encontrados mais dois corpos, num total de quatro localizados, continuando desaparecido um outro elemento da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPC) que estava no helicóptero.

O helicóptero amarou no rio Douro pelas 12:50, próximo da localidade de Samodães, Lamego, transportando seis passageiros, nomeadamente um piloto e uma equipa de cinco militares da UEPS que regressava do combate a um incêndio no concelho de Baião.

O piloto da aeronave foi resgatado com vida, apenas com ferimentos ligeiros.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil indicou que “de imediato” foram enviados meios de socorro para o local.

Segundo a ANEPC, estão no local 122 operacionais, 39 viaturas e três meios aéreos.

A GNR referiu que as buscas no rio estão a ser feitas com meios da polícia marítima, bombeiros, mergulhadores, embarcações de recreio e militares da GNR.

A Guarda disse ainda que desconhecem, para já, as causas do acidente.

Últimas do País

O regulador da saúde concluiu que a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Vila Pouca de Aguiar não garantiu o acesso aos cuidados no caso de um idoso que morreu no exterior das instalações de Pedras Salgadas em 2023.
O centro e o sul do país deverão ser particularmente afetados por agueiros fortes de granizo, acompanhados de trovoada, nos próximos três dias, avisou hoje a Proteção Civil, alertando para a possibilidade de fenómenos extremos de vento.
A maioria dos médicos internos inquiridos num estudo admite que não voltaria a escolher esta profissão por dificuldades em conciliar a carreira com a vida familiar, falta de tempo para estudar no horário laboral e condições de trabalho.
O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) diz que o sistema informático do INEM está hoje com constrangimentos em Coimbra e no Porto, mas sublinhou que os problemas não atrasam o atendimento nem o socorro.
A adesão à greve parcial dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa era às 06:40 superior a 90%, encontrando-se todas as estações encerradas, disse à Lusa Sara Gligó, da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans).
Cerca de 75 mil pessoas foram diagnosticadas com diabetes em 2023, elevando para mais de 900 mil o total de diabéticos registados nos cuidados de saúde primários, o valor mais elevado de sempre em Portugal.
O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) denunciou hoje que a classe tem trabalhado em regime de acumulação, por falta de recursos humanos, mas que os pagamentos por estes serviços levam cerca de dois anos e meio.
A investigação dos crimes contra idosos em lares vai deixar de estar concentrada no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), por decisão do procurador-geral da República, num momento em que existem mais de 300 inquéritos pendentes.
A GNR capturou na manhã desta quarta-feira, no Algarve, o cidadão argelino Abdelkader Eddouh, que estava em fuga após se ter evadido de uma carrinha celular da PSP à porta do Tribunal da Relação de Lisboa, segundo avançou a CNN Portugal e posteriormente confirmado pela GNR.
Mais de 50.000 estrangeiros sem seguros ou protocolos foram atendidos no Serviço Nacional de Saúde (SNS) desde o início do ano e até 20 de setembro, anunciou a ministra da Saúde.