IPMA coloca seis distritos do continente sob aviso amarelo devido ao vento

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje aviso amarelo para seis distritos do continente devido à previsão de vento forte, depois de ter colocado anteriormente os mesmos territórios a laranja por causa da chuva.

© D.R.

Os distritos de Bragança, Viseu, Guarda e Vila Real vão estar sob aviso amarelo entre as 15:00 de quarta-feira e as 15:00 de quinta-feira, devido à previsão de vento de sudoeste com rajadas até 70 quilómetros por hora (km/h), podendo atingir 90 km/h nas terras altas.

O aviso amarelo de vento para Viana do Castelo e Bragança vai estar em vigor entre as 15:00 e as 18:00 de quarta-feira.

Num comunicado anterior divulgado hoje, o IPMA já tinha colocado seis distritos do continente sob aviso laranja na quarta e na quinta-feira devido à previsão de chuva persistente e por vezes forte, em especial nas regiões montanhosas.

O instituto indicou que os distritos de Viseu, Vila Real e Aveiro vão estar sob aviso laranja entre as 06:00 e as 12:00 de quinta-feira e os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga entre as 18:00 de quarta-feira e as 09:00 de quinta-feira.

Estes seis distritos estão já hoje e na quarta-feira sob aviso amarelo por causa da chuva persistente e por vezes forte.

Por causa da chuva forte, o IPMA colocou ainda os distritos de Bragança, Guarda e Coimbra sob aviso amarelo entre as 03:00 e as 12:00 de quinta-feira.

O aviso laranja, o segundo numa escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado” e o amarelo quando há uma “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

Na segunda-feira, em comunicado, o IPMA indicou estar em causa o “transporte de uma massa de ar tropical, com conteúdo muito elevado em vapor de água, na circulação conjunta de um anticiclone localizado a sul dos Açores e uma região depressionária no Atlântico Norte”.

Prevê-se a ocorrência de períodos de chuva persistente a partir de hoje nas regiões Norte e Centro e que será por vezes forte na quarta e na quinta-feira, em especial no litoral a norte do Cabo Mondego e regiões montanhosas.

Na região Sul, a precipitação será em geral fraca, embora pouco provável no interior do Baixo Alentejo e no sotavento algarvio, podendo ser temporariamente moderada durante a manhã de quinta-feira.

“Os valores acumulados de precipitação no total dos três dias poderão atingir entre 100 e 200 mm [milímetros] no Minho, Douro Litoral e nas serras dos distritos de Viseu, Aveiro e Coimbra, e entre 50 a 100 mm no restante litoral a norte do Cabo Mondego, concentrando-se a maior parte da precipitação entre as manhãs de hoje e entre a manhã de quarta-feira e o final da manhã de quinta-feira”, indicou o IPMA.

No que diz respeito ao vento, vai aumentar de intensidade a partir desta tarde, esperando-se o período com vento mais intenso entre a tarde de quarta-feira e o início da manhã de quinta-feira.

O vento será de sudoeste por vezes forte, até 45 quilómetros por hora (km/h), com rajadas até 70 km/h no litoral norte e centro, soprando até 55 km/h, com rajadas até 90 km/h, nas terras altas das regiões Norte e Centro.

Na sequência das previsões, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou na segunda-feira a população para o risco de cheias, derrocadas, deslizamentos e queda de estruturas e árvores.

Em particular nas zonas recentemente atingidas por incêndios florestais, que queimaram vegetação e cobriram o solo de cinzas, a ANEPC salientou o risco de deslizamentos, derrocadas e contaminação de fontes de água potável.

Últimas do País

Dez distritos do litoral do continente estão esta terça-feira sob aviso vermelho, até às 21h00, devido à agitação marítima forte, com ondas que podem chegar aos 14 metros, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Tribunal Central Criminal de Lisboa condenou hoje a 25 anos de cadeia, em cúmulo jurídico, o homem acusado por um triplo homicídio numa barbearia na Penha de França.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve em Estarreja, no distrito de Aveiro, um jovem de 18 anos suspeito de partilhar na Internet vídeos e fotografias contendo crianças em práticas sexuais com adultos.
Mais de 610 mil clientes da E-Redes estavam às 11:00 sem energia elétrica em Portugal continental, sendo Leiria, com cerca de metade dos clientes afetados, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre e Santarém, os distritos mais afetados, segundo a empresa.
A passagem da depressão Kristin causou hoje cerca de 2.600 ocorrências no continente, sobretudo queda de árvores e de estruturas e inundações, afetando principalmente os distritos de Leiria, Coimbra, Lisboa e Santarém, disse a Proteção Civil.
Uma pessoa morreu hoje em Vila Franca de Xira, Lisboa, após a queda de uma árvore em cima do automóvel em que seguia, na sequência do mau tempo, disse à Lusa fonte da proteção civil.
A GNR desmantelou uma fábrica clandestina de produção “massificada” de tabaco, em Vila Pouca de Aguiar, e deteve um homem de 47 anos, no âmbito de uma investigação que decorria desde setembro, foi hoje anunciado.
A Associação Protetora de Diabéticos de Portugal (APDP) recebeu 18.667 utentes no ano passado, mais 609 que em 2024, disponibilizando acompanhamento clínico e informações sobre a diabetes, revelaram hoje responsáveis da organização.
Cerca de 1.500 ocorrências foram registadas pela proteção civil entre as 00:00 e as 08:00 de hoje por causa do mau tempo, um número que deverá subir devido às muitas situações ainda não contabilizadas.
A Carris Metropolitana registou em 2025 um total de 194 milhões de passageiros transportados e sucessivos recordes de procura em todos os municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML), revelou esta terça-feira a empresa.