PSP detém dois homens em flagrante minutos depois de serem libertados

A PSP deteve dois homens em flagrante delito, minutos depois de terem sido colocados em liberdade por um juiz de instrução, estando estes suspeitos referenciados por recentes assaltos em Campo de Ourique, Lisboa, indicou hoje aquela polícia.

© D.R.

O chefe da área operacional do Departamento de Investigação Criminal (DIC) da PSP, Nelson Silva, disse à Lusa que a PSP deteve na terça-feira em flagrante delito quatro homens por um furto a um estabelecimento comercial na baixa de Lisboa, tendo dois deles ficado em prisão preventiva e os outros dois colocados em liberdade pelo juiz de instrução criminal.

Segundo o comissário, este grupo de quatro homens estava a ser investigado pela PSP no último mês por ser suspeito dos vários assaltos a estabelecimentos, residências e viaturas na freguesia de Campo de Ourique, e que levou a um baixo assinado dos habitantes a pedir mais segurança para o bairro.

Após os dois homens terem sido colocados em liberdade pelo juiz de instrução e como a investigação criminal suspeitava que “eram os agentes mais ativos a fazer os furtos na freguesia de Campo de Ourique”, a PSP montou um dispositivo de vigilância à saída do tribunal para os monitorizar e obter mais algum tipo de informação, contou.

“Quando saem do Campos da Justiça e entram na Avenida D. Joao II, a escassos metros do tribunal, os dois homens partem os vidros de um carro com um pedra e fizeram um furto ao interior da viatura. Foram detidos em flagrante delito minutos depois de terem sido soltos do primeiro interrogatório judicial”, disse.

Depois deste furto a um carro próximo do tribunal, a PSP juntou o processo aos assaltos em Campo de Ourique e os dois homens, de 25 e 31 anos, foram novamente presentes a um juiz e na quarta-feira ficaram em prisão preventiva.

Com estas detenções, a PSP “não tem dúvidas de que conseguiu afastar os principais agentes causadores de insegurança publica” na zona de Campo de Ourique, frisou o responsável.

Para o comissário, a PSP acredita que a situação poderá estar agora controlada e que eram estas quatro pessoas que andavam a dedicar-se à prática de crimes contra ao património no bairro.

Nelson Silva explicou que a intervenção da polícia em Campo de Ourique “não surge depois das queixas dos habitantes”, frisando que, quando surgiu um baixo assinado da população, estes quatro homens agora detidos já estavam a ser investigados.

Segundo a investigação da PSP, estes quatro homens serão sem abrigo e toxicodependentes.

Últimas do País

A aplicação de telemóveis SNS 24 permite a partir de hoje a triagem de sintomas respiratórios, anunciou o secretário de Estado da Gestão da Saúde, manifestando-se convicto de que os constrangimentos da Linha SNS 24 estão ultrapassados.
As provas nacionais deste ano letivo começam no final de maio com os alunos do 4.º ano a demonstrarem os seus conhecimentos em Educação Artística e terminam em julho com os exames do ensino secundário.
A GNR e a Guardia Civil espanhola detiveram 15 pessoas e apreenderam 1.509 quilos de haxixe e 36 embarcações numa operação conjunta de combate ao tráfico de droga por via marítima na Península Ibérica, foi hoje anunciado.
A PSP está a realizar hoje buscas na sede do Sindicato dos Enfermeiros (SE), no Porto, no âmbito de um inquérito que investiga o alegado desvio de dinheiro da instituição pelo anterior presidente, indicou fonte judicial à agência Lusa.
As reclamações sobre os serviços digitais subiram 170% no terceiro trimestre do ano, sendo a plataforma mais reclamada o Facebook, da Meta, avançou hoje a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).
Os doentes classificados como urgentes no hospital Amadora-Sintra enfrentam, na manhã desta quarta-feira, tempos de espera superiores a 14 horas para a primeira observação, segundo dados do portal do SNS.
Uma mulher do alegado grupo criminoso desmantelado em maio e que se dedicava ao auxílio à imigração ilegal, corrupção e branqueamento de capitais viu a sua medida de coação ser agravada para prisão preventiva, informou hoje a PJ.
O programa "ligue antes, salve vidas", para reduzir a pressão nas urgências, ainda não foi implementado em todas as unidades locais de saúde por falta de capacidade da linha SNS 24, reconheceu hoje o diretor executivo do SNS.
O presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) anunciou hoje que o regulador vai analisar contratos de seguros de proteção ao crédito, onde vê sinais de “algum desequilíbrio” na relação contratual com os clientes.
O casal acusado de triplo homicídio em Donai, no concelho Bragança, em julho de 2022 foi hoje condenado a 25 anos de prisão e ao pagamento de uma indemnização à família das vítimas de 225 mil euros.