PSP deteve 615 pessoas na última semana em várias operações a nível nacional

A Polícia de Segurança Pública (PSP) realizou 615 detenções na última semana em operações no âmbito da campanha "Portugal Sempre Seguro", que resultaram também na apreensão de 31 armas de fogo e mais de 85 quilos de estupefacientes.

© Facebook/PSP

Num balanço da atividade operacional na semana de 9 a 15 de novembro, divulgado hoje, a PSP refere que das 615 detenções, 251 foram por crimes rodoviários, sendo que 135 pessoas foram detidas por condução sob o efeito do álcool e 116 por não terem carta de condução.

Foram detidos 64 suspeitos por tráfico de droga e apreendidos mais de 85 quilos de estupefacientes.

Em comunicado, a Direção Nacional da PSP contabiliza ainda sete detenções por suspeita de crime de violência doméstica e 45 por furtos, roubos e burlas.

“No âmbito da posse ou tráfico de armas proibidas, foram apreendidas 31 armas de fogo e 33 armas brancas, quer como medida cautelar, quer no seguimento das 12 detenções efetivadas por posse de arma proibida”, acrescenta o comunicado.

Ao longo da semana, a PSP registou 994 acidentes rodoviários, dos quais resultaram uma vítima mortal, 13 feridos graves e 331 feridos leves.

O balanço resulta da atividade operacional diária da PSP e de ações de fiscalização no âmbito da campanha “Portugal Sempre Seguro” nas estradas, estabelecimentos de diversão noturna, atividade de segurança privada, de fiscalização do fabrico, armazenamento, comercialização, utilização e transporte de explosivos, armas e munições e no controlo e segurança das fronteiras aéreas.

“Estas ações tiveram como principal objetivo aumentar a presença policial na via pública, reforçando a visibilidade e capacidade de prevenção e repressão de ilícitos criminais, contraordenacionais e de incivilidades, contribuindo para o aumento do sentimento de segurança e a proteção efetiva de toda a população”, refere a Direção Nacional da PSP.

Últimas do País

A PSP realizou uma Operação Especial de Prevenção Criminal no Martim Moniz, em Lisboa, tendo identificado um cidadão em situação irregular em Portugal, dois com droga para consumo e três com diligências judiciais pendentes.
A idade mínima para entrar na carreira de guarda prisional diminuiu para os 18 anos e a máxima aumentou para os 35, indicou o Ministério da Justiça, avançando que vão ser pagas as horas extraordinárias na totalidade a estes profissionais.
Uma infestação de ratos no Tribunal de Vila Franca de Xira está a forçar funcionários a abandonar algumas das salas instaladas em contentores, depois de terem sido encontrados vários animais mortos e um cheiro intenso que tornou impossível permanecer no local.
A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia anunciou hoje uma concentração junto à residência do primeiro-ministro no dia da greve geral e plenários nos aeroportos a 18 de dezembro, admitindo mais protestos em janeiro caso o Governo "nada altere".
A PSP de Alverca, no concelho de Vila Franca de Xira, deteve um jovem de 16 anos que se encontrava na posse de droga e de um sabre.
Mais de duas dezenas de cidadãos estrangeiros estavam a viver num imóvel sobrelotado no coração da cidade de Beja, revelou esta terça-feira a PSP.
O processo relativo à morte do estudante Manuel de Oliveira Gonçalves, conhecido por “Manu”, será apreciado em tribunal a partir de 26 de janeiro, no Tribunal Judicial de Braga. Estão já agendadas sessões adicionais para 4 e 18 de fevereiro e 4 de março.
Cerca de 70 mil dos 414 mil utentes da Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria não têm médico de família atribuído e a "situação mais expressiva acontece nos concelhos de Leiria e Ourém", revelou esta entidade.
A Polícia Judiciária (PJ), através da diretoria do Norte, deteve oito indivíduos no âmbito da operação denominada Puro Verde, por suspeitas de práticas de corrupção relacionadas com a produção de vinho verde.
Todos os acessos ao maciço central da Serra da Estrela, que tinham sido fechados pelas 17h00 de terça-feira devido à queda de neve, já estão desimpedidos, disse a Proteção Civil.