Mais de metade dos mortos nas cheias de Valência estavam em casa ou em garagens

Mais de metade dos corpos das vítimas mortais das cheias de 29 de outubro em Valência, Espanha, foram encontrados em espaços fechados, principalmente dentro de casas e garagens, segundo um relatório hoje divulgado.

© LUSA/BIEL ALINO

De acordo com os dados provisórios do relatório do Centro de Integração de Dados (CID) divulgado pelo Tribunal Superior de Justiça de Valência, das 218 vítimas mortais registadas até ao momento, 65 estavam dentro de casa e 32 em garagens.

No que se refere a espaços abertos, a maioria dos corpos foi encontrada em ruas (21) e em campos (24).

O número de mortos confirmados nas inundações na região de Valência subiu para 218 no sábado, após ter sido encontrado o corpo de uma mulher sem vida no município de Sedaví, enquanto o número de pessoas desaparecidas foi reduzido para 13, segundo as autoridades espanholas.

Os dados provisórios apurados, que poderão sofrer alguma variação por posterior análise e cruzamento, dão conta ainda de que 10 pessoas morreram em residências, sete em estradas, seis em automóveis, quatro após terem dado entrada com vida no hospital, três em árvores, três em ravinas e três em caves.

A maioria das vítimas mortais do mau tempo em Espanha é da região autónoma da Comunidade Valenciana, no leste.

Na região de Castela La Mancha, numa zona vizinha da Comunidade Valenciana, morreram mais sete pessoas e há ainda uma vítima mortal do temporal na Andaluzia, no sul do país.

Na quinta-feira, a agência de meteorologia de Espanha baixou de vermelho para laranja o alerta de mau tempo para a região de Valência, após uma madrugada de forte chuva.

Novas tempestades obrigaram cerca de três mil pessoas a abandonar as suas casas em Málaga, no sul, além de causarem o encerramento de escolas e o cancelamento de comboios.

A população tem sido afetada pelas inundações causadas por uma tempestade resultante de um fenómeno conhecido como “gota fria” ou DANA (depressão isolada em níveis altos).

O sistema de tempestades que afeta Espanha é causado por ar quente que colide com ar frio estagnado e forma poderosas nuvens de chuva. Especialistas afirmam que os ciclos de secas e inundações estão a aumentar com as alterações climáticas.

Últimas do Mundo

A União Europeia admite que a conferência da ONU sobre alterações climáticas termine “sem acordo” por considerar que a proposta hoje apresentada pela presidência brasileira da COP30 é inaceitável.
A Comissão Europeia exigiu hoje ao Governo de Portugal que aplique corretamente uma diretiva que diz respeito aos requisitos mínimos de energia nos produtos que são colocados à venda.
Um número indeterminado de alunos foi raptado de uma escola católica no centro da Nigéria, anunciou hoje um responsável local, assinalando o segundo rapto deste tipo no país numa semana.
Sheikh Hasina, outrora a mulher mais poderosa do Bangladesh, cai agora como carrasco nacional: um tribunal condenou-a à morte por orquestrar a carnificina que matou 1.400 manifestantes e feriu 25 mil.
A violência contra cristãos disparou em 2024, com mais de 2.200 ataques que vão de igrejas incendiadas a fiéis assassinados, revelando uma Europa cada vez mais vulnerável ao extremismo e ao ódio religioso. Alemanha, França, Espanha e Reino Unido lideram a lista negra da cristianofobia.
O procurador-geral de Espanha, Álvaro García Ortiz, foi esta quinta-feira, 20 de novembro, condenado pelo Tribunal Supremo do país por um delito de revelação de informações pessoais e em segredo de justiça através do reenvio de um 'e-mail' a jornalistas.
O crescimento económico na OCDE desacelerou para 0,2% no terceiro trimestre, menos duas décimas que no segundo, com uma evolução diferente entre os países membros e uma queda significativa da atividade do Japão.
Cerca de mil pessoas, incluindo mais de 130 alpinistas, foram hoje retiradas das proximidades do vulcão Semeru, na ilha de Java, que entrou em erupção na quarta-feira, disseram as autoridade indonésias.
A ação, hoje anunciada pela Europol, decorreu na quinta-feira, no âmbito do Dia da Referenciação, e abrangeu Portugal, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Luxemburgo, Holanda, Espanha e Reino Unido.
Os Estados Unidos anunciaram hoje a chegada ao mar das Caraíbas do seu porta-aviões USS Gerald Ford, oficialmente no âmbito de operações de combate ao narcotráfico, mas que ocorre em plena escalada das tensões com a Venezuela.