Hospital de Viseu cria projeto de culinária para terapia em perturbações alimentares

A Unidade Local de Saúde (ULS) Viseu Dão-Lafões construiu uma cozinha para desenvolver o projeto Coolinária, que utiliza a culinária como intervenção terapêutica nos adolescentes com perturbações de comportamento alimentar, anunciou hoje aquela instituição de saúde.

© D.R.

O projeto Coolinária nasceu com as equipas de perturbações do comportamento alimentar e do internamento do serviço de Pediatria da ULS Viseu Dão Lafões, com o objetivo de utilizar a culinária como intervenção terapêutica nos adolescentes com perturbações de comportamento alimentar.

Na nota de imprensa, a administração da ULS Viseu Dão-Lafões anunciou que, para desenvolver o projeto, “construiu de raiz uma cozinha especialmente preparada, num investimento de cerca de 6.000 euros”.

“Cada sessão decorre durante o internamento, como parte do plano de tratamento, com o objetivo de melhorar os hábitos alimentares, fomentar a autonomia e normalizar a relação dos jovens com a comida”, revelou a ULS.

Os participantes são acompanhados por uma equipa multidisciplinar e o projeto inclui a escolha da receita/ementa, cozinhar, comer e refletir sobre a experiência.

“A limpeza e a arrumação do espaço ficam também a cargo do adolescente, com o apoio da equipa que o acompanha no dia em que cozinha. No final, são convidados a refletir sobre a experiência e sobre as dificuldades sentidas durante o processo”.

O projeto Coolinária prevê ainda a preparação dos jovens para o regresso ao ambiente familiar, incluindo, sempre que possível, refeições supervisionadas em conjunto com os familiares, para “contribuir para a promoção da saúde física e mental, mostrando que a cozinha pode ser um espaço de crescimento, autonomia e bem-estar”.

Nas perturbações de comportamento alimentar “é comum verificar-se a fobia dos alimentos e/ou das refeições, bem como a privação de eventos sociais que envolvam a ingestão alimentar”.

“Também são frequentes comportamentos obsessivos na cozinha, como a quantificação de calorias e a rigidez na preparação das refeições”, indicou a ULS Viseu Dão-Lafões.

O projeto Coolinária aponta a normalização do comportamento alimentar como “um dos principais objetivos do tratamento e a possibilidade de cozinhar durante o internamento apresenta um potencial terapêutico significativo”.

“As intervenções na área da culinária podem melhorar a relação dos jovens com a comida, além de aumentar a sua capacidade de preparar e consumir refeições completas e saudáveis”, defendeu a equipa que arrancou com o projeto.

Últimas do País

A zona baixa da cidade de Alcácer do Sal, inundada devido à subida do Rio Sado, na quarta-feira, sem causar danos, acumula em algumas partes mais de um metro de altura de água, revelou fonte da câmara.
A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) vai fazer um plenário de protesto no aeroporto de Lisboa na Páscoa, anunciou o presidente da organização, que espera que a ação tenha mais impacto do que a realizada hoje.
Durante oito dias, aterrorizou quem passava pelas Avenidas Novas. Encapuzados , armados e violentos, quatro jovens usaram os comboios da Linha de Sintra para chegar ao centro de Lisboa e assaltar vítimas ao entardecer.
Duas pessoas ficaram desalojadas ao início da manhã de hoje na sequência de um incêndio num prédio da freguesia de Ferreiros de Avões, no concelho de Lamego, disse à agência Lusa fonte do Comando Sub-regional do Douro.
O Governo decidiu hoje em Conselho de Ministros decretar a situação de calamidade “nas zonas mais afetadas pela tempestade Kristin”, divulgou o gabinete do primeiro-ministro, que visita os distritos de Leiria e Coimbra.
Cerca de 450 mil clientes da E-Redes em Portugal continental estavam às 08:00 de hoje sem eletricidade, com o distrito de Leiria a concentrar a maior parte das situações, segundo a empresa.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 192 ocorrências, entre as 00:00 e as 08:00 relacionadas com o mau tempo, a maioria na região de Coimbra e Leiria, disse à Lusa José Miranda.
Dez distritos do litoral do continente estão esta terça-feira sob aviso vermelho, até às 21h00, devido à agitação marítima forte, com ondas que podem chegar aos 14 metros, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Tribunal Central Criminal de Lisboa condenou hoje a 25 anos de cadeia, em cúmulo jurídico, o homem acusado por um triplo homicídio numa barbearia na Penha de França.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve em Estarreja, no distrito de Aveiro, um jovem de 18 anos suspeito de partilhar na Internet vídeos e fotografias contendo crianças em práticas sexuais com adultos.