Detido suspeito de abusar sexualmente de enteada de 14 anos

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem, de 42 anos, suspeito de abusar sexualmente de uma menor, sua enteada, no norte do distrito de Aveiro, informou hoje aquele órgão de polícia criminal.

© D.R.

Em comunicado, a PJ esclareceu que o suspeito foi detido no Porto, na quarta-feira, pela presumível autoria de diversos crimes contra a liberdade e autodeterminação sexual de uma menor, de 14 anos, filha da sua companheira.

Fonte da PJ disse à Lusa que os crimes foram praticados nos concelhos de Oliveira de Azeméis e São João da Madeira, no distrito de Aveiro.

Segundo a Judiciária, a investigação teve início com uma comunicação da suspeita de abuso sexual da menor efetuada pela escola a entidade de apoio à vítima que, por sua vez, reportou os factos às autoridades.

“A menor terá revelado a colegas de escola que era alvo de atos sexuais abusivos praticados pelo companheiro da mãe, de quem dependiam economicamente, desde finais de 2023, atos sexuais abusivos que vinham crescendo de frequência e gravidade, com o passar do tempo”, refere a mesma nota.

A PJ detalha ainda que se trata de “uma família imigrante no nosso país, sem retaguarda, e totalmente dependente do agressor”, o que dificultou a revelação dos factos e cessação da situação abusiva.

O detido foi presente a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal de Santa Maria da Feira, e, segundo a PJ, ficou sujeito a “medida de coação não detentiva”.

Últimas do País

As queixas sobre falta de material nas forças de segurança continuam a acumular-se, com polícias e guardas a relatarem que, para conseguirem desempenhar funções básicas, têm sido obrigados a comprar equipamento essencial.
O Padrão dos Descobrimentos, em Belém, Lisboa, deu esta quinta-feira um passo formal rumo à classificação patrimonial. De acordo com um anúncio publicado em Diário da República, o monumento, bem como a calçada envolvente, onde se encontra a Rosa-dos-Ventos, foi proposto para ser reconhecido como Monumento de Interesse Público (MIP).
A empresa distribuidora VASP vai deixar de assegurar, a partir de 2 de janeiro de 2026, a entrega diária de jornais em oito distritos do país: Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança.
Uma ourivesaria em São João da Talha, no concelho de Loures, foi alvo de um assalto à mão armada na manhã desta quinta-feira. A informação foi confirmada ao Notícias ao Minuto por fonte oficial da PSP, que recebeu o alerta por volta das 10h50.
O presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) de Gaia/Espinho, Luís da Cruz Matos, disse hoje estar a “avaliar tudo o que se passou” no caso de uma mãe que retirou o bebé do internamento.
A Associação Nacional de Unidades de Diagnóstico por Imagem (ANAUDI) alertou hoje para o "risco de colapso" da rede convencionada de imagiologia, responsável por milhões de exames de beneficiários do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Uma nova ofensiva do conhecido Gang dos Rolex voltou a causar alarme na capital.Um homem foi assaltado em plena rua de Campolide, esta terça-feira à tarde, por dois motards que lhe apontaram uma arma e lhe retiraram um relógio avaliado em cerca de sete mil euros.
A poucos dias da greve geral marcada para 11 de dezembro, o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEP) avisa que pode somar-se à paralisação caso não receba esclarecimentos urgentes da ministra da Saúde sobre o incumprimento do acordo firmado em agosto.
As pesquisas feitas no Google mais frequentemente em Portugal durante 2025 foram dominadas por temas como o Mundial de Clubes, o apagão, Papa Leão XIV e a tragédia do Elevador da Glória.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve na zona de Lisboa um homem de 51 anos, procurado pelas autoridades judiciárias de Moçambique por suspeita dos crimes de associação criminosa, branqueamento, falsificação de documento e abuso de confiança, foi hoje anunciado.