Detido suspeito de abusar sexualmente de enteada de 14 anos

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem, de 42 anos, suspeito de abusar sexualmente de uma menor, sua enteada, no norte do distrito de Aveiro, informou hoje aquele órgão de polícia criminal.

© D.R.

Em comunicado, a PJ esclareceu que o suspeito foi detido no Porto, na quarta-feira, pela presumível autoria de diversos crimes contra a liberdade e autodeterminação sexual de uma menor, de 14 anos, filha da sua companheira.

Fonte da PJ disse à Lusa que os crimes foram praticados nos concelhos de Oliveira de Azeméis e São João da Madeira, no distrito de Aveiro.

Segundo a Judiciária, a investigação teve início com uma comunicação da suspeita de abuso sexual da menor efetuada pela escola a entidade de apoio à vítima que, por sua vez, reportou os factos às autoridades.

“A menor terá revelado a colegas de escola que era alvo de atos sexuais abusivos praticados pelo companheiro da mãe, de quem dependiam economicamente, desde finais de 2023, atos sexuais abusivos que vinham crescendo de frequência e gravidade, com o passar do tempo”, refere a mesma nota.

A PJ detalha ainda que se trata de “uma família imigrante no nosso país, sem retaguarda, e totalmente dependente do agressor”, o que dificultou a revelação dos factos e cessação da situação abusiva.

O detido foi presente a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal de Santa Maria da Feira, e, segundo a PJ, ficou sujeito a “medida de coação não detentiva”.

Últimas do País

A PSP está a investigar um episódio ocorrido na Alta de Lisboa, onde indivíduos efetuaram disparos para o ar durante uma festa com música e churrasco, na presença de crianças. O vídeo já está nas mãos das autoridades.
O mau tempo e os caudais elevados do Tejo mantêm hoje 26 vias de comunicação afetadas em vários concelhos do distrito de Santarém, num cenário que deverá prolongar‑se nos próximos dias, segundo a Proteção Civil.
O homem, de 28 anos, acusado de esfaquear mortalmente um jovem junto ao Bar Académico da Universidade do Minho em abril de 2025, em Braga, não vai prestar declarações durante o julgamento, indicou hoje o seu advogado.
A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) recebeu no ano passado 3.480 queixas de assédio moral e sexual, mas aplicou apenas 20 contraordenações, segundo dados da Autoridade, citados hoje pelo jornal Público.
O Hospital Santa Maria reforçou a resposta neonatal com a nova Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, aumentando para 28 o número de vagas, das quais 10 de cuidados intensivos, melhorando a resposta aos recém-nascidos mais críticos, foi hoje anunciada.
A Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco (ADACB) alertou hoje para os danos económicos graves causados ​​pelo vírus da língua azul que afetam as explorações pecuárias da região e que colocam a sua sustentabilidade em risco.
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) alertou hoje para o risco de cheias, durante a semana, com especial incidência no território a norte do Mondego e na bacia do Tejo, particularmente na segunda e terça-feira, disse o presidente.
A praia de Matosinhos, no distrito do Porto, está em risco de não ser considerada zona balnear, aguardando-se que a Câmara Municipal tome medidas imediatas, revelou hoje o presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
As autoridades apreenderam quase nove toneladas de cocaína transportadas no semissubmersível intercetadas na sexta-feira ao largo dos Açores, que “será a maior apreensão realizada” desta droga em Portugal, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
A Proteção Civil Municipal do Porto alertou hoje para o risco de cheias nas zonas ribeirinhas da cidade, recomendando à população a adoção de medidas de prevenção e proteção.