O LACAIO DE MARCELO E DO SISTEMA PODRE

Há duas candidaturas à direita para as presidenciais. Uma representa uma posição forte contra a corrupção, a imigração ilegal e a favor de mais segurança. A outra representa “a podridão do sistema partidário”.

© Folha Nacional

O Presidente do CHEGA e candidato presidencial com o apoio do seu partido, André Ventura, acusa Luís Marques Mendes, seu opositor na corrida a Belém, de ser um “lacaio de Marcelo Rebelo de Sousa” e de representar “a podridão do sistema partidário que há 50 anos domina Portugal”.
Para André Ventura, o comentador político “não representa o eleitorado da direita”, tendo sido até agora “um lacaio de Marcelo Rebelo de Sousa”, o que perfaz um dos motivos para a sua candidatura que foi “a solução para evitar candidaturas como a de Pedro Passos Coelho ou de outros da área do PSD”. Na perspetiva de Ventura, “a corrupção que grassa neste país obriga a que haja um Presidente ou uma candidatura presidencial capaz de enfrentar este sistema instalado, capaz de dizer não à imigração ilegal, capaz de dizer sim à segurança coletiva, capaz de dizer sim ao combate à corrupção”, capacidade que Marques Mendes não tem “porque precisamente representa o pior que o sistema teve ao longo dos últimos anos”.
O facto de este candidato à presidência de Portugal ter tido durante os últimos anos um espaço de comentário político na SIC, seguindo os passos do atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que também era comentador político antes de se candidatar, torna Marques Mendes “num aproveitador da exposição mediática em proveito próprio. “O Presidente do CHEGA apontou o dedo a Luís Marques Mendes, dizendo que existe uma troca de favores com o primeiro-ministro e líder do PSD” para que ambos retirassem ajuda mútua de uma situação política vantajosa e do aproveitamento político-mediático de um espaço de televisão e de comentário semanal”.

“Luís Marques Mendes fez o jogo de António Costa quando o governo de António Costa estava sólido na maioria absoluta e tornou-se o maior aliado de Luís Montenegro nas televisões ao longo dos últimos meses, e agora viemos a saber que o governo do PSD apoia a candidatura de Luís Marques Mendes”, disse. Para Ventura, a candidatura presidencial de Luís Marques Mendes “representa uma traição” à direita.
André Ventura, que irá apresentar a sua candidatura a Belém no próximo dia 28, tem o objetivo de chegar à segunda volta das Presidenciais, sendo que as suas principais bandeiras serão “a luta contra a corrupção, contra a imigração ilegal e pela segurança”.

“Eu estabeleci como objetivo principal, objetivo prioritário, passar à segunda volta das eleições presidenciais do próximo ano e depois disputá-las, evidentemente, para vencer, como nós fazemos em todas as candidaturas”, afirmou. De relembrar que André Ventura é o candidato mais bem posicionado para uma segunda volta com Henrique Gouveia e Melo, segundo uma sondagem do ICS/ISCTE, feita para o Expresso e a SIC.

Últimas de Política Nacional

O candidato a Presidente da República André Ventura defendeu a necessidade de "escrutínio e fiscalização" para não se repetir o "despotismo, corrupção e cunhas" protagonizado "pelos governos socialistas", ao comentar as escutas do caso Influencer.
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) ao INEM deverá realizar 115 audições, prevendo iniciar as reuniões nos dias 17 e 18 de dezembro, anunciou hoje a presidente da comissão, Marta Silva.
A discussão e votação na especialidade dos projetos de PSD, PS, CHEGA, IL, CDS-PP e PAN para regulamentar a atividade de lóbi foi hoje reagendada para a manhã da próxima sexta-feira.
O Parlamento aprovou hoje, na especialidade, um diploma de combate à lavagem de dinheiro através de criptoativos, para prevenir atividades ilícitas neste setor a partir de 01 de julho de 2026.
O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, rejeitou hoje que tenha pedido favores ao antigo ministro do Ambiente, Matos Fernandes, referindo que apenas 'recomendou o perfil' de uma pessoa para desempenhar determinadas funções.
O candidato presidencial André Ventura considerou que o seu adversário Henrique Gouveia e Melo tem “todos os amigos” de José Sócrates consigo, desafiando-o a esclarecer o envolvimento de pessoas ligadas ao antigo primeiro-ministro na sua candidatura.
Afonso Camões apresentou esta terça-feira a demissão do cargo de mandatário distrital da candidatura de Henrique Gouveia e Melo, justificando a decisão com a necessidade de evitar “embaraços” ao ex-chefe da Marinha na corrida a Belém.
Portugal arrecadou 5,9 mil milhões de euros em impostos ambientais em 2024, alcançando o valor mais elevado de sempre e um crescimento de 4,2% face a 2023.
A sondagem ICS/ISCTE mostra Ventura a liderar nos atributos “líder forte” (22%) e “preocupação com as pessoas” (19%), superando os restantes candidatos.
Todos os autarcas do PSD que integraram o executivo da Junta de Freguesia de Fátima no mandato de 2017-2021 foram constituídos arguidos no âmbito do processo relativo às obras da Casa Mortuária de Fátima, estando acusados do crime de peculato.