Docentes enviam requerimento à CGA para acelerar reinscrição

O Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) vai enviar um requerimento à Caixa Geral de Aposentações (CGA) para tentar acelerar os processos de reinscrição dos docentes naquele regime, que é mais favorável do que o da Segurança Social.

© D.R.

O SIPE não desiste dos professores que tentaram sem sucesso a transferência da Segurança Social para a CGA e hoje anunciou que irá enviar um novo requerimento, tendo por base as decisões judiciais que deram razão às pretensões dos docentes.

“Este requerimento tem como finalidade tentar imprimir maior celeridade na reinscrição”, já que o único método possível atualmente é através da Escola, revelou a presidente do sindicato, Júlia Azevedo, acrescentando que em “muitos casos os pedidos demoram a tramitar”.

A decisão de enviar um requerimento à CGA surge na sequência de várias decisões judiciais que têm dado razão aos trabalhadores que pedem para regressar para aquele regime, que é mais vantajoso, nomeadamente nas baixas médicas.

Em outubro do ano passado, o SIPE anunciou o resultado da ação coletiva que pedia o direito de reinscrição de todos os seus associados na CGA, à qual o Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto deu razão.

O SIPE aguarda agora que a ação possa vir a ser também confirmada pelo Tribunal Central Administrativo do Norte.

“Para continuar a defender os interesses e os direitos dos nossos associados nesta matéria, (…) elaborámos este requerimento para enviar diretamente para a CGA. No fundo, o que pretendemos é tentar garantir uma maior rapidez nesta reinscrição, porque o SIPE, como sindicato independente que é, continuará a defender inequivocamente todos os seus associados”, explicou Júlia Azevedo.

A professora lembrou ainda que o acesso à CGA “tem-se revelado um autêntico martírio para um grande número de docentes” que viu o seu vínculo “retirado de forma ilegal” e que há já várias “decisões proferidas por Tribunais Superiores que reinscreveram trabalhadores da função pública”, alguns deles, docentes.

Para a presidente do SIPE, “seria deveras injusto que um docente, cujo contrato foi unilateralmente terminado pelo Ministério da Educação e, após inscrição no fundo de desemprego ter trabalhado noutra área para proceder ao seu sustento e o da família, ao regressar à docência não possa obter a reinscrição na CGA”.

Últimas do País

Dez distritos do litoral do continente estão esta terça-feira sob aviso vermelho, até às 21h00, devido à agitação marítima forte, com ondas que podem chegar aos 14 metros, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Tribunal Central Criminal de Lisboa condenou hoje a 25 anos de cadeia, em cúmulo jurídico, o homem acusado por um triplo homicídio numa barbearia na Penha de França.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve em Estarreja, no distrito de Aveiro, um jovem de 18 anos suspeito de partilhar na Internet vídeos e fotografias contendo crianças em práticas sexuais com adultos.
Mais de 610 mil clientes da E-Redes estavam às 11:00 sem energia elétrica em Portugal continental, sendo Leiria, com cerca de metade dos clientes afetados, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre e Santarém, os distritos mais afetados, segundo a empresa.
A passagem da depressão Kristin causou hoje cerca de 2.600 ocorrências no continente, sobretudo queda de árvores e de estruturas e inundações, afetando principalmente os distritos de Leiria, Coimbra, Lisboa e Santarém, disse a Proteção Civil.
Uma pessoa morreu hoje em Vila Franca de Xira, Lisboa, após a queda de uma árvore em cima do automóvel em que seguia, na sequência do mau tempo, disse à Lusa fonte da proteção civil.
A GNR desmantelou uma fábrica clandestina de produção “massificada” de tabaco, em Vila Pouca de Aguiar, e deteve um homem de 47 anos, no âmbito de uma investigação que decorria desde setembro, foi hoje anunciado.
A Associação Protetora de Diabéticos de Portugal (APDP) recebeu 18.667 utentes no ano passado, mais 609 que em 2024, disponibilizando acompanhamento clínico e informações sobre a diabetes, revelaram hoje responsáveis da organização.
Cerca de 1.500 ocorrências foram registadas pela proteção civil entre as 00:00 e as 08:00 de hoje por causa do mau tempo, um número que deverá subir devido às muitas situações ainda não contabilizadas.
A Carris Metropolitana registou em 2025 um total de 194 milhões de passageiros transportados e sucessivos recordes de procura em todos os municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML), revelou esta terça-feira a empresa.