Cinco distritos sob aviso amarelo devido à queda de neve

Os distritos de Guarda, Castelo Branco, Vila Real, Viana do Castelo e Braga estão hoje sob aviso amarelo devido à queda de neve, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

© D.R.

Em comunicado, o IPMA informou que os distritos de Guarda e de Castelo Branco estarão sob aviso amarelo até às 18:00 de hoje devido à queda de neve acima de 1.000 a 1.200 metros (m), com acumulação até cinco centímetros (cm), podendo ser até 10 cm nos pontos mais altos.

Nos distritos de Vila Real, Viana do Castelo e Braga o aviso amarelo está ativo até às 15:00 devido à possibilidade de queda de neve acima de 800/1.000 m, com acumulação até cinco centímetros nos pontos mais altos.

Segundo o IPMA, a queda de neve e a possível formação de gelo nestas zonas pode provocar perturbações, como vias condicionadas ou interditas e danos em estruturas ou árvores.

A queda de neve no maciço central da Serra da Estrela levou hoje ao encerramento de vários troços da Estrada Nacional (EN) 339, entre os Piornos (Covilhã) e a Portela do Arão (Seia).

Além da queda de neve nas terras altas do interior Norte e Centro, o IPMA prevê para hoje, no continente, aguaceiros, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada, vento por vezes forte na faixa costeira e nas terras altas e uma pequena descida de temperatura.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 1º (Guarda) e os 10º (Faro e Sagres) e as máximas entre os 7º (Guarda) e os 18ª (Faro).

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Últimas do País

O Mecanismo Nacional Anticorrupção (MENAC) instaurou desde setembro 11 processos contraordenacionais por incumprimento Regime Geral de Prevenção da Corrupção (RGPC) em empresas e já tem inteligência artificial a ajudar no trabalho de fiscalização.
Meio milhão de chamadas terão ficado por atender na Linha de Saúde 24. No início de uma ronda da saúde pelo país, a ministra Ana Paula Martins disse querer melhores números no inverno.
Dois acordãos do Supremo Tribunal Administrativo (STA) consideram que as torres são "parte componente" dos aerogeradores e devem ser incluídas "na avaliação do prédio urbano industrial (parque eólico) para efeitos de IMI", dando razão a recursos da Autoridade Tributária (AT).
A Ordem dos Médicos (OM) decidiu hoje enviar para o Conselho Disciplinar o relatório sobre as cirurgias adicionais realizadas pelo dermatologista do Hospital de Santa Maria que recebeu mais de 700 mil euros em três anos.
O primeiro dia de greve dos Sapadores Bombeiros de Lisboa registou uma adesão entre os 85% e os 90%, disse à Lusa o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais (SNBP), lamentando a falta de respostas do município.
A Medialivre, dona da CMTV e da Now, admite avançar com uma ação judicial para que se cumpra a deliberação da entidade reguladora que defende o alargamento dos debates das presidenciais a todos os canais.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 102 ocorrências, ainda atribuídas à depressão Claudia, entre as 00:00 e as 08:00 de hoje, maioritariamente na Grande Lisboa, e sem provocarem vítimas, segundo fonte oficial.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) começou hoje uma operação geral de fiscalização dos veículos automóveis pesados de transporte de mercadorias e de passageiros, que se vai estender até domingo, anunciou a própria força, em comunicado.
Os cerca de participantes no 14.º Congresso da Federação Nacional dos Médicos (Fnam) aprovaram hoje por unanimidade uma moção de adesão à greve geral de 11 de dezembro, convocada contra o pacote laboral do Governo.
Os bombeiros decidiram hoje avançar com protestos, como a recusa de realizar altas hospitalares durante algumas horas, marchas lentas e deslocação mensal de viaturas ao parlamento, face à ausência de respostas governamentais às reivindicações do setor.