Prisão preventiva para dois homens em Lisboa por violência doméstica

Dois homens, de 32 e 36 anos, ficaram em prisão preventiva depois de detidos fora de flagrante delito, no distrito de Lisboa, por violência doméstica, um deles contra o companheiro e outro contra a ex-namorada, anunciou hoje a PSP.

© Facebook/PSP

Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa refere que a primeira detenção aconteceu no dia 05 de abril, num estabelecimento comercial em São Domingos de Rana, concelho de Cascais.

De acordo com a nota, o homem, de 36 anos, está indiciado de ter “ameaçado, perseguido e agredido violentamente a vítima, sua companheira, tendo-a empurrado contra uma parede batendo com a cabeça num prego que se encontrava espetado na parede e, de seguida, deferiu-lhe uma dentada em dois dedos da mão direita”.

A mulher, segundo a PSP, teve necessidade de receber tratamento hospitalar, onde foi suturada no couro cabeludo.

A segunda detenção ocorreu em 09 de abril, na zona de Barcarena, concelho de Oeiras. Neste caso, um homem, de 32 anos, deslocou-se no dia 01 à residência da sua ex-namorada, quando a mulher estava com o atual companheiro, “batendo repetidamente e de forma violenta na porta da ofendida até, sem consentimento e após proferidas várias injúrias e ameaças, conseguir entrar na referida residência”.

Já no interior da casa, o homem agrediu o atual companheiro da ex-namorada e arrastou-o para o exterior. Depois, trancou a porta à chave e ficou sozinho no interior da residência com a vítima, agredindo-a fisicamente por diversas vezes até que esta conseguiu fugir e pedir ajuda aos vizinhos.

No dia seguinte, o suspeito voltou à casa da ex-namorada e, vendo que não estava, desligou os fios da internet e “cortou o fornecimento de água e gás, levando consigo as torneiras de ligação, impossibilitando que a ligação fosse imediatamente reposta”.

Últimas do País

Os distritos de Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo durante a noite devido à queda de neve, enquanto Faro tem o mesmo alerta para a tarde de hoje, mas devido à previsão de forte precipitação.
A Urgência Pediátrica do hospital de Évora está hoje a funcionar com equipa incompleta, o que pode provocar "tempos de espera mais elevados" para doentes sem referenciação, divulgou a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC).
Cerca de 6.200 vítimas de violência doméstica têm atualmente teleassistência, conhecida como 'botão de pânico', indicou a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), que em 2026 assume a responsabilidade plena pelo sistema.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso amarelo as nove ilhas dos Açores devido à previsão de "precipitação por vezes forte" a partir da madrugada.
Os serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia encontram-se hoje encerrados nos hospitais de Portimão, do Barreiro e de Abrantes, de acordo com a informação divulgada no portal do Serviço Nacional de Saúde às 08h30.
Os doentes classificados como urgentes no hospital Amadora-Sintra enfrentam hoje tempos de espera de quase 12 horas para a primeira observação nas urgências gerais, segundo dados do portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A covid-19 e o recenseamento automático dos portugueses no estrangeiro desenvolvem para aumentar a taxa de abstenção nas eleições presidenciais, com 60,76% dos candidatos a não votarem em 2021, ano da reeleição de Marcelo Rebelo de Sousa.
Os sindicatos representativos dos trabalhadores da SPdH/Menzies, antiga Groundforce, desconvocaram a greve marcada para 31 de dezembro e 01 de janeiro, após assinatura de acordos com os acionistas da empresa, validados pelo Governo.
As livrarias portuguesas já se podem candidatar à segunda edição do cheque-livro e os jovens nascidos em 2007 ou 2008 poderão levantar o seu ‘voucher’ de 30 euros a partir de 02 de janeiro, anunciou hoje o governo.
Cinco urgências hospitalares de Ginecologia e Obstetrícia serão encerradas no sábado, enquanto no domingo fecham quatro destes serviços e um de Pediatria, segundo dados do Portal do Serviço Nacional de Saúde.