Dois detidos e armas apreendidas em operação especial da GNR em Sintra

A GNR deteve dois homens por posse ilegal de armas e posse de arma proibida numa operação especial realizada no concelho de Sintra, em que foram ainda apreendidas mais de 200 doses de droga, foi hoje anunciado.

©D.R.

Em comunicado, o Comando Territorial de Lisboa da GNR avança que os dois homens — de 36 e 53 anos — foram detidos na passada terça-feira numa operação especial desencadeada na sequência de “múltiplas denúncias que relatavam diversas ameaças com recurso a armas de fogo”.

A operação mobilizou 45 militares da Guarda, que fiscalizaram mais de uma centena de condutores e veículos que circulavam nos principais acessos rodoviários às zonas mais turísticas de Sintra, no distrito de Lisboa, tendo ainda sido realizadas oito buscas (três domiciliárias, duas em estabelecimentos comerciais e três em viaturas) pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Sintra.

Como resultado, foram apreendidas 192 doses de liamba, 20 doses de haxixe, 33 comprimidos de ‘ecstasy’, duas espingardas, duas pistolas de ar comprimido, uma réplica de pistola utilizada em ameaças, uma espingarda de ar comprimido, duas facas, 21 cartuchos, 10 unidades de cargas de dióxido de carbono (Co2), quatro embalagens de chumbos, cinco botijas de Co2, dois canos serrados de uma espingarda caçadeira, 100 sacos herméticos e uma balança de precisão.

Foram também instaurados 21 autos no âmbito da atividade de animação turística e incumprimento das condições laborais, oito autos relacionados com imigração ilegal, três autos de contraordenação por infrações ao Código da Estrada e três autos por consumo de estupefacientes.

Já presentes no Tribunal Judicial de Lisboa, os detidos ficaram sujeitos a apresentações periódicas semanais.

Últimas do País

As mais de sete toneladas de cocaína apreendidas em duas embarcações de pesca, a cerca de 1.000 milhas náuticas de Lisboa, tinham como destino a Península Ibérica, após o que seriam transportadas para outros países europeus, revelou hoje a PJ.
A Estação Salva-vidas de Ponta Delgada conta com uma nova embarcação salva-vidas, que vai permitir reforçar as capacidades de resposta da Autoridade Marítima Nacional no arquipélago dos Açores, foi hoje anunciado.
Uma operação conjunta da Polícia Judiciária (PJ), da Força Aérea e da Marinha, resultou na interceção em alto mar duas embarcações de pesca com 10 cidadãos estrangeiros e mais de sete toneladas de cocaína a bordo.
A base de dados que contém a identificação criminal dos condenados por crimes sexuais contra crianças foi criada há dez anos e os pedidos de consulta atingiram no ano passado o número mais elevado.
Muitos dos idosos que denunciam os filhos por violência doméstica querem que estes sejam tratados e não punidos, sustentou à Lusa a coordenadora do Gabinete de Informação e Atendimento à Vítima (GIAV) do Campus de Justiça de Lisboa.
Quatro casas foram hoje assaltadas em várias aldeias do concelho de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, aumentando para sete o número de residências afetadas em pouco mais de uma semana, confirmou à Lusa a GNR.
O Ministério Público arquivou o inquérito à morte de um homem, em novembro de 2024, em Pombal, por não ter sido possivel reunir indícios de um nexo de causalidade entre a demora do INEM e a morte daquele.
Portugal regista um aumento crescente de casos de gripe, sendo expectável que a epidemia comece mais cedo como noutros países europeus, afirmou esta sexta-feira a Diretora-Geral da Saúde, salientando que as próximas duas semanas são cruciais para a vacinação.
O Tribunal da Comarca da Madeira condenou hoje a 20 anos de prisão um homem acusado de ter assassinado a ex-mulher em outubro do ano passado, no concelho de Machico.
O serviço de urgência de obstetrícia e ginecologia das Caldas da Rainha vai estar fechado no sábado, enquanto no domingo estarão encerradas três urgências obstétricas, segundo o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).