Viagens de residentes ao estrangeiro sobem 6,2% e atingem recorde em 2024

As viagens de residentes em Portugal ao estrangeiro cresceram 6,2% em 2024, atingindo um “máximo histórico”, tendo a viagens dentro do país caído 4,7%, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

© D.R.

Segundo a entidade, que divulgou hoje a “Procura Turística dos Residentes”, no conjunto do ano de 2024, “as viagens realizadas pelos residentes decresceram 3,2%” em termos homólogos, atingindo um total de 22,9 milhões.

“As viagens nacionais diminuíram 4,7%, refletindo os decréscimos expressivos dos dois primeiros trimestres do ano, mas as viagens ao estrangeiro cresceram 6,2%, atingindo um máximo histórico”, referiu o INE.

Segundo a entidade, “o alojamento particular gratuito manteve-se como principal meio de alojamento utilizado, embora perdendo alguma expressão”, com 59,4%, menos 1,9 pontos percentuais (p.p.) face a 2023.

Já a duração média das viagens foi de 4,07 noites (4,08 noites em 2023).

“Espanha (40,6%; -1,0 p.p.), França (9,5%, -0,6 p.p.) e Itália (6,2%, -0,7 p.p.), apesar da perda de representatividade, mantiveram-se como os principais países de destino nas deslocações dos residentes ao estrangeiro”, indicou.

Últimas de Economia

As empresas multinacionais garantiram mais de um quarto das receitas totais de IRC arrecadadas pelo Estado português em 2022, 29% do total, mostram estatísticas hoje divulgadas pela OCDE.
A empresa estatal Parpública anunciou hoje, em comunicado, que recebeu "três declarações de manifestação de interesse" pela privatização da TAP, cuja entrega de candidaturas encerrou às 16:59.
O prazo para a entrega das manifestações de interesse pela privatização da TAP termina hoje, seguindo-se agora a análise das candidaturas pela Parpública e a preparação para as propostas não vinculativas.
Os pagamentos aos beneficiários do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) ultrapassaram a barreira dos 10.000 milhões de euros na última semana, com as empresas a manterem-se na liderança, segundo o último relatório de monitorização.
O endividamento do setor não financeiro, que reúne administrações públicas, empresas e particulares, aumentou 9.400 milhões de euros em setembro face a agosto, para 866.400 milhões de euros, anunciou hoje o Banco de Portugal (BdP).
O International Airlines Group (IAG) entregou à Parpública uma declaração de interesse no processo de privatização da TAP, anunciou hoje o grupo dono da British Airways e da Iberia, um dia antes do final do prazo definido.
O montante investido em certificados de aforro voltou a aumentar em outubro, em termos homólogos, para 39.387 milhões de euros, um crescimento de 15,4% em termos homólogos, segundo dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).
A intensidade energética da economia situou-se em 3,7 MJ/euro em 2023, traduzindo uma redução de 6,4% face a 2022, o resultado mais baixo da série disponível, anunciou hoje o Instituto Nacional e Estatística (INE).
O escândalo da privatização da TAP volta a rebentar: o Ministério Público constituiu quatro arguidos por suspeitas de que a companhia aérea foi comprada… com o próprio dinheiro da TAP. A operação 'Voo TP789' desencadeou 25 buscas explosivas e está a abalar o setor da aviação nacional.
A taxa de inflação homóloga fixou-se, em outubro, nos 2,1% na zona euro, confirmou hoje o Eurostat, indicando que na União Europeia (UE) foi de 2,5%, com Portugal a apresentar a sexta menor (2,0%).