Autoridade marítima aconselha comportamentos de segurança nas praias na Páscoa

©D.R.

A Autoridade Marítima Nacional alertou para a necessidade de comportamentos de segurança nas praias e zonas costeiras, lembrando que apresentam “risco elevado devido aos efeitos da agitação marítima” dos últimos tempos.

Num comunicado em que reforça o alerta para cuidados a ter nas praias e zonas costeiras, a Autoridade Marítima Nacional frisa que é importante ter em conta “que o mar nesta época do ano é ainda um mar de inverno”.

O comunicado foi divulgado hoje, quando há, como se reconhece no documento, uma melhoria das condições meteorológicas e a meio de um fim de semana prolongado da Páscoa, quando muitas pessoas procuram as zonas balneares.

“A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha reforçaram a vigilância das zonas costeiras. Este reforço visa um incremento no patrulhamento, prevenindo eventuais situações de risco, incidindo em particular nas praias que nesta altura da Páscoa registam uma maior afluência”, lê-se no comunicado.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um domingo de Páscoa sem chuva no continente e o céu com algumas nuvens, com temperaturas máximas que podem chegar aos 22 graus no Alentejo e aos 19 no Algarve. A chuva deve regressar na segunda-feira.

Últimas do País

A Polícia Marítima realiza hoje buscas por um jovem de 26 anos que alegadamente se encontra desaparecido desde a madrugada de quarta-feira, na Nazaré, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
O vereador da Câmara Municipal do Funchal, Leandro Silva, eleito pelo CDS-PP, pediu hoje a suspensão do mandato, depois de ter atropelado uma pessoa no centro da cidade quando conduzia sob o efeito do álcool.
A Guarda Nacional Republicana deteve hoje de madrugada 151 condutores, a maioria por excesso de álcool, nos principais eixos de acesso às áreas metropolitanas de Lisboa, Porto e Algarve.
A PSP deteve hoje de madrugada 17 pessoas, 12 das quais por excesso de álcool ao volante, em duas operações realizadas em Lisboa e que duraram quatro horas.
Onze pessoas morreram nas estradas portuguesas e 255 foram detidas por excesso de álcool pela PSP e GNR em cinco dias no âmbito das operações que estão a realizar durante o período de ano novo.
Um menino de 9 anos morreu e um adolescente de 14 ficou ferido, na quarta-feira à tarde, na sequência de um alegado disparo acidental de caçadeira efetuado por um familiar num bairro de Setúbal, revelaram hoje fontes policiais.
A Força Aérea anunciou hoje ter apoiado diretamente 931 pessoas no ano passado, entre transportes médicos aéreos, resgates e missões de busca e salvamento, referindo que o valor representa um crescimento de 5% face a 2024.
O tempo de espera para doentes muito urgentes no serviço de urgência geral do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, era de 13 horas e 46 minutos pelas 09:30 de hoje, segundo dados do Portal do SNS.
O Hospital Amadora-Sintra alerta hoje para incorreções nos tempos médios de espera relativamente às urgências relatadas no portal do SNS, destacando que estes constrangimentos não estão a afetar a assistência e a segurança dos doentes.
A GNR esclareceu hoje que o aeroporto de Lisboa vai ser reforçado com 24 militares com formação de guarda de fronteira a partir da próxima terça-feira.