Sondagem do Jornal da Madeira atribui ao CHEGA forte grupo parlamentar

Se as eleições fossem hoje, o CHEGA conseguiria eleger um grupo parlamentar de três deputados. Já a CDU, o BE e o PAN não teriam qualquer mandato.

© Folha Nacional

A sondagem da Intercampus para o Jornal da Madeira e para a JMFM, publicada esta segunda-feira, mostra que, se as eleições regionais da Madeira fossem hoje, a coligação PSD e CDS manteria a maioria absoluta com 26 mandatos.

Porém, a mesma sondagem revela que o CHEGA elegeria um grupo parlamentar de, pelo menos, três deputados ao alcançar 4,8% dos votos.

“Para um partido que não tem representação parlamentar na Madeira, eleger um grupo parlamentar de três deputados é uma vitória importante”, disse ao Folha Nacional André Ventura, reagindo aos números da sondagem antes de seguir para a Ribeira Brava onde acompanhará o candidato Miguel Castro em mais uma ação de campanha.

A sondagem mostra também que sem qualquer representação parlamentar ficariam o Bloco de Esquerda, no que seria uma grande derrota para Mariana Mortágua que tem nas eleições na Madeira o seu primeiro grande desafio eleitoral enquanto líder do partido de extrema-esquerda.

Com zero mandatos ficaria também a CDU e o PAN, enquanto a Iniciativa Liberal não iria além de um deputado único.

Últimas de Política Nacional

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) a Luís Neves toma posse no dia 14, mas o entendimento parlamentar que limita a duas as CPI em funcionamento pode travar o arranque dos trabalhos. Ventura contesta uma regra que não está "nem na lei nem na Constituição".
PS e PSD chegaram a um entendimento para que os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito aos mandatos de Luís Neves sejam suspensos enquanto estiverem em funcionamento outras duas comissões de inquérito. A solução adia, na prática, o arranque pleno da investigação parlamentar pretendida pelo CHEGA à atuação de Luís Neves enquanto diretor nacional da Polícia Judiciária.
André Ventura acusou esta terça-feira o presidente da Assembleia da República de estar a atrasar a Comissão Parlamentar de Inquérito aos mandatos de Luís Neves na Polícia Judiciária. O líder do CHEGA diz que o partido já aceitou sucessivas limitações e desafia Aguiar-Branco a explicar por que razão a comissão ainda não avançou.
André Ventura anunciou este sábado, em Coimbra, que vai assumir pessoalmente a presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito aos mandatos de Luís Neves na Polícia Judiciária. Líder do CHEGA promete uma investigação “até ao fim”, garante que não haverá bloqueios aos restantes partidos e deixa um aviso: “Não deixarei que Luís Neves, nem outros Luís Neves, sejam bloqueadores da verdade.”
André Ventura criticou a decisão de José Luís Carneiro de propor a abstenção do PS no Orçamento do Estado para 2027 antes de ser conhecido o documento. O Presidente do CHEGA considera que os socialistas passam a ser "parceiros" do Governo e questiona que margem resta para negociar medidas em áreas como Saúde, Administração Interna, combustíveis e alimentação.
A Comissão parlamentar vai analisar a atuação de Luís Neves durante os oito anos em que dirigiu a Polícia Judiciária e apurar eventuais responsabilidades dos membros dos governos que o nomearam e tutelaram. O CHEGA fica com a presidência, enquanto PS e PSD assumem as duas vice-presidências.
Miguel Guimarães, antigo bastonário da Ordem dos Médicos e atual deputado do PSD, é visado por acusações que incluem alegados gastos excessivos, abuso de poder e corrupção passiva.
O CHEGA queria que o Governo português promovesse junto da União Europeia a inclusão do Primeiro Comando da Capital (PCC) na lista de organizações terroristas. Mas PSD, PS, Livre e Bloco de Esquerda votaram contra.
A concelhia social-democrata corta com Luís Jesus e Alexandra Moura e acusa os dois eleitos de desrespeitarem as orientações do partido.
O CHEGA levou ao Parlamento a descida do IVA dos combustíveis de 23% para 13%, IVA Zero num cabaz de bens alimentares essenciais e o fim das portagens nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama. Nenhuma das propostas passou. PSD, PS e CDS-PP juntaram os votos contra nas duas medidas fiscais.