“Combates ferozes” contra russos em Avdiivka

As tropas ucranianas e russas estão envolvidas em "combates ferozes" na cidade de Avdiivka, no leste da Ucrânia, disse hoje um alto comandante militar ucraniano.

© Facebook de Volodymyr Zelensky

 

As declarações foram feitas um dia depois de o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, ter afirmado que Kiev estava a fazer “tudo ao seu alcance” para salvar as tropas que lutavam na frente oriental, sobretudo na cidade de Avdiivka, onde a situação é descrita como crítica.

“Estão a ocorrer combates ferozes na cidade”, afirmou nas redes sociais Oleksandr Tarnavskiy, um comandante ucraniano responsável pelas forças no leste do país.

“As nossas tropas estão a utilizar todas as forças e meios disponíveis para conter o inimigo”, acrescentou.

O responsável anunciou, além disso, que as forças ucranianas estão a estabelecer novas posições defensivas em torno da cidade, com o exército a assinalar também uma possível retirada face às vagas de ataques russos.

“Foram estabelecidas novas posições e continuam a ser instaladas fortificações poderosas, tendo em conta todos os cenários possíveis”, disse.

Tarnavskiy declarou que a prioridade de Kiev é proteger as tropas: “Valorizamos cada pedaço do território ucraniano, mas o nosso maior valor e prioridade é preservar a vida de cada soldado ucraniano”.

Nesta cidade do Donbass, devastada pelos combates, a posição dos defensores ucranianos é cada vez mais precária face às forças russas que estão na ofensiva desde outubro, de acordo com a agência de notícias France-Presse.

Últimas do Mundo

A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação ao Grok, a ferramenta de inteligência artificial da rede social X, por disseminação de imagens sexualmente explícitas manipuladas na União Europeia (UE), incluindo conteúdos que possam constituir abuso sexual de menores.
Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.
Macau recebeu mais de 40 milhões de visitantes em 2025, um novo máximo histórico, ultrapassando o anterior recorde de 39,4 milhões, fixado em 2019, antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
Estudo analisou quatro mil condenações em 24 anos e aponta maior risco nos primeiros anos de residência. Governo endurece regras de imigração e cidadania.
Três pessoas morreram e outra ficou ferida hoje depois de terem sido atingidas por disparos de armas de fogo numa cidade do estado de Nova Gales do Sul, Austrália, disseram as autoridades policiais.
Os comboios suburbanos estão parados em toda a região espanhola da Catalunha por tempo indeterminado depois de um acidente na terça-feira em que morreu uma pessoa e cinco mortes com gravidade.
Federação Nacional dos Sindicatos de Explorações Agrícolas (FNSEA) espera mobilizar esta terça-feira até 700 tratores e 4.000 manifestantes em Estrasburgo.
Cerca de 1.520 milhões de turistas viajaram para o estrangeiro em 2025, um ano "recorde", segundo uma estimativa publicada hoje pela Organização Mundial do Turismo (OMT), que destaca, em particular, um forte dinamismo em África e na Ásia.
O número de mortos no acidente de comboio em Adamuz (Córdova), Espanha, subiu de 40 para 41, disseram à agência de notícias espanhola EFE fontes próximas da investigação.