Marinha portuguesa acompanhou passagem de força russa por mais de 24 horas

A Marinha portuguesa acompanhou a passagem de uma força naval russa, composta por uma fragata e por um navio reabastecedor, que atravessou áreas marítimas de interesse nacional nas últimas 24 horas.

© Facebook Marinha Portuguesa

Em comunicado hoje divulgado, a Marinha adiantou que esta operação monitorizou a fragata Neustrashimy e o reabastecedor Yelnya, que cruzaram as áreas marítimas de interesse nacional e a Zona Económica Exclusiva (ZEE) dos Açores, rumo às Caraíbas.

O Centro de Operações Marítimas coordenou com o Comando da Zona Marítima dos Açores o emprego do navio patrulha oceânico Sines, que iniciou o acompanhamento na madrugada de sábado.

Este acompanhamento, que se realizou no extremo noroeste da ZEE açoriana, terminou hoje de manhã, tendo-se prolongado por mais de 24 horas, referiu ainda a Marinha que, através destas ações de monitorização e vigilância, “garante a defesa e segurança dos espaços marítimos sob soberania, jurisdição ou responsabilidade nacional”.

Essas operações, de acordo com o comunicado, contribuem também para a proteção dos interesses de Portugal e das suas infraestruturas críticas e asseguram o cumprimento dos compromissos internacionais assumidos no quadro da Aliança Atlântica (NATO).

Últimas do País

A proibição de venda de bebidas alcoólicas para consumo no exterior dos estabelecimentos em Lisboa, a partir das 23:00 de domingo a quinta-feira, entra hoje em vigor, para combater ruído e salvaguardar direito ao descanso dos moradores da cidade.
Um motorista de uma plataforma online TVDE (Transporte em veículo Descaracterizado), suspeito de violar uma cliente em Monsanto (Lisboa), ficou em prisão preventiva, anunciou este sábado a Polícia Judiciária.
Cerca de 20 mil pessoas continuam sem energia na região de Leiria, 17 dias depois da passagem da depressão Kristin, revelou hoje o presidente do Conselho Intermunicipal daquela Região, Jorge Vala.
A Força Aérea reforçou na madrugada de hoje o dispositivo de alerta de oito para 14 aeronaves disponíveis, para a possibilidade de evacuações em Coimbra, enquanto a Marinha teve no terreno mais de 540 operacionais.
Mais de 200 estradas estão hoje cortadas ao trânsito no país devido ao mau tempo, entre autoestradas, estradas nacionais, municipais e itinerários complementares, sendo Coimbra o distrito com mais vias interditas à circulação, segundo a GNR.
Três serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia vão estar encerrados no sábado e dois no domingo, na região Centro e em Setúbal, segundo as escalas publicadas no Portal do SNS.
As apreensões de botijas de óxido nitroso, substância psicoativa conhecida como "gás do riso", aumentaram quase 15 vezes entre 2023 e 2025, passando de 175 para 2.615, revelam dados hoje divulgados pela GNR à agência Lusa.
Um homem foi acusado pela prática de quatro crimes de terrorismo, sendo dois por incitamento e outros dois por glorificação deste tipo de práticas, informou hoje o Ministério Público (MP).
A idade mediana na União Europeia (UE) subiu 2,1 anos desde 2015 ao fixar-se em 44,9 anos em 2025, sendo Portugal um dos países mais envelhecidos do espaço comunitário, divulgou hoje o Eurostat.
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra ativou hoje o Plano de Emergência Interno (PEI) e acionou o Gabinete de Crise para acompanhar a situação do mau tempo na região de Coimbra.