Governo vai facilitar obtenção de documentos para imigrantes

O Governo apresentou na última terça-feira, através da ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, no final da reunião do primeiro Conselho de Ministros dedicado à Transição Digital e Modernização, que decorreu na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova (Nova FCT), em Almada, um pacote contra a burocracia nos serviços públicos com 15 medidas aprovadas.

© site do Governo de Portugal

Os cidadãos estrangeiros que vivem em Portugal vão ter a vida facilitada, passando a ter um sítio único nos Espaços Cidadão para obter os números de Finanças, Segurança Social e Utente. Apontada para o último trimestre deste ano, a medida consta do pacote anunciado pelo Governo, que inclui ainda o lançamento de um portal único de serviços, mais 23 Lojas do Cidadão até 2026, um boletim digital de gravidez, o de saúde infantil e a atribuição do número de utente para recém-nascidos antes de saírem da maternidade.

Segundo Margarida Balseiro Lopes, a nova medida para estrangeiros está a ser desenvolvida com a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA). “Sabemos que as repartições de Finanças, da Segurança Social e as Lojas do Cidadão têm sido confrontadas com longas filas” e “temos milhares de cidadãos estrangeiros a viverem em Portugal, que não conseguem ter acesso a uma coisa tão básica como o Número de Identificação Fiscal (NIF), número da Segurança Social ou de utente”, acrescentou a ministra.

Além disso, Margarida Balseiro Lopes disse que o Conselho Consultivo da AMA será reativado, afirmando ser “fundamental reativar já no mês de setembro” este “órgão que existe há muitos anos na lei”.

Últimas de Política Nacional

O candidato a Belém André Ventura acusou hoje o Presidente da República de ter condicionado a aprovação das novas leis de estrangeiros e da nacionalidade e criticou-o pelo silêncio sobre a situação na saúde.
Apesar de o PS ter vencido as eleições autárquicas, Jorge Novo foi derrubado da presidência da Assembleia Municipal de Bragança, com Eduardo Malhão, do PSD, a assumir o cargo graças aos votos dos presidentes de junta.
A recontagem dos votos para a Câmara Municipal de Lisboa, feita hoje em assembleia de apuramento geral, confirmou a eleição de um segundo vereador para o CHEGA.
O socialista Marco Costa, deputado municipal recém-empossado em Setúbal, foi detido pela polícia por suspeitas de roubo em plena via pública. O autarca, filho do antigo vereador Catarino Costa, deverá ser ouvido por um juiz para conhecer as medidas de coação.
O barómetro DN/Aximage mostra um duelo cada vez mais aceso pela liderança. Ventura sobe nas preferências e mostra que está pronto para disputar Belém até ao fim.
O candidato presidencial André Ventura reagiu com indignação às queixas apresentadas na Comissão Nacional de Eleições (CNE), considerando que está a ser alvo de uma tentativa de silenciamento e perseguição política.
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, revelou esta sexta-feira no Parlamento que 154 bebés nasceram fora de unidades hospitalares em 2025, até ao momento.
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, esteve esta sexta-feira no Parlamento para defender a proposta de Orçamento do Estado para 2026 na área da Saúde, mas acabou por enfrentar momentos tensos, sobretudo com o CHEGA a exigir responsabilidades políticas pelo caso trágico da morte de uma grávida no Hospital Amadora-Sintra.
O Governo vai cortar mais de 200 milhões em despesa com medicamentos e material de consumo clínico, segundo a nota explicativa do Orçamento do Estado para 2026, que prevê uma redução de 136 milhões nos bens e serviços.
O ministro da Presidência comprou à empresa do cunhado um imóvel em Lisboa pelo mesmo preço de 2018. O governante defende que “não houve qualquer preço de favor”.