Polícia da Catalunha ativa dispositivo para tentar localizar Puigdemont

A polícia da Catalunha acionou um dispositivo especial para tentar localizar o dirigente separatista e antigo presidente do governo regional Carles Puigdemont, cuja localização se desconhece após ter surgido hoje numa concentração no centro de Barcelona.

© Facebook/KRLSPuigdemont

Fontes da polícia catalã (Mossos d’Esquadra) explicaram aos meios de comunicação social que foi acionada a operação “Jaula”, com controlo das estradas de saída da Catalunha, para tentar localizar Puigdemont e evitar de novo a sua saída para o estrangeiro, como aconteceu em 2017.

Imagens transmitidas pelas televisões mostram como foram cortadas diversas estradas, como a autoestrada que liga a Catalunha ao sul de França, com os carros a serem inspecionados pela polícia.

Puigdemont, alvo de um mandado de detenção em território espanhol, esteve hoje numa praça de Barcelona, rodeado por milhares de pessoas, num regresso a Espanha após quase sete anos a viver no estrangeiro para fugir à justiça do país.

Depois de ter dirigido algumas palavras aos apoiantes, convocados para o local pelo seu partido, o Juntos pela Catalunha (JxCat), Puigdemont abandonou o palco instalado no local e desapareceu, aparentemente, entre a multidão.

Enquanto esteve neste local, Puigdemont não foi abordado pela polícia.

Puigdemont, que protagonizou a declaração unilateral de independência da Catalunha de 2017, tinha anunciado na quarta-feira que pretendia estar hoje no parlamento regional, de que faz parte, por ter sido eleito deputado nas eleições regionais de 12 de maio.

No entanto, nunca chegou ao local de acesso ao perímetro do parlamento regional, que estava controlado pela polícia e onde hoje decorre o plenário de investidura do socialista Salvador Illa como novo presidente do governo catalão, na sequência das eleições autonómicas de maio.

Puigdemont admitiu que arrisca ser detido neste regresso hoje a Espanha e considerou que a sua detenção seria “arbitrária e ilegal”, por estar já em vigor a lei de amnistia para separatistas da região.

O Tribunal Supremo espanhol recusou, num primeiro parecer, aplicar a amnistia a Puigdemont, que apresentou recurso desta decisão e aguarda uma resposta.

Últimas do Mundo

Pelo menos cinco pessoas morreram e cerca de 130 ficaram feridas por um tornado que devastou parte de um município no sul do Brasil, no estado do Paraná, informaram as autoridades locais.
As operações de socorro foram suspensas em Cebu, a província filipina mais atingida pelo tufão Kalmaegi, devido à aproximação de uma nova e poderosa tempestade, anunciaram hoje as autoridades locais.
Os Estados Unidos preparam-se para lançar no domingo dois satélites que vão estudar a interação entre o vento solar e o campo magnético de Marte, proporcionando informação crucial para futuras viagens tripuladas ao planeta.
Estudo mostra que falar a língua portuguesa nos EUA está associado a um prémio salarial de 20% e desconstrói a imagem tradicional do emigrante português, apresentando uma comunidade mais qualificada e com crescente mobilidade geográfica.
A Apple e a Google estão a fechar um acordo que ajudará a colocar a Siri ao nível dos assistentes mais atuais, que são impulsionados por modelos de linguagem de grande dimensão (LLM, na sigla em inglês), de acordo com a Bloomberg, citada pela Europa Press.
O ano de 2025 será dos mais quentes de sempre e a temperatura média até agosto foi cerca de 1,42ºC acima dos níveis pré-industriais, disse hoje em Belém, Brasil, a secretária-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM).
Milhares de voos poderão ser cancelados a partir de sexta-feira nos Estados Unidos devido ao impasse orçamental que dura há 37 dias, e é já o mais longo de sempre na história do país.
O presidente executivo da EDP, Miguel Stilwell d'Andrade, destacou hoje o "crescimento incrível da procura" de eletricidade que a empresa está a observar em vários mercados, impulsionado pela eletrificação do consumo e pela construção de grandes centros de dados.
A polémica explode poucos dias antes da abertura da primeira loja física da gigante asiática Shein em Paris. Bonecas sexuais com aparência de crianças, com cerca de 80 centímetros e representadas a segurar peluches, colocaram a marca sob fogo cerrado.
Pelo menos dez pessoas ficaram feridas, quatro em estado grave, após um condutor atropelar deliberadamente peões em vários locais de Île d’Oleron, no oeste da França, antes de ser detido, declarou hoje o Ministério Público local.