Metro de Lisboa fechado devido à greve

A adesão à greve parcial dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa era às 06:40 superior a 90%, encontrando-se todas as estações encerradas, disse à Lusa Sara Gligó, da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans).

© Metropolitano de Lisboa

Os trabalhadores do Metro de Lisboa cumprem hoje o segundo dia de greve parcial, depois de uma paralisação a 06 de novembro também entre as 05:00 e as 10:00, que segundo a Fectrans teve uma adesão entre os 85 e os 90%.

Em causa está, segundo a Fectrans, os “incumprimentos sucessivos” da transportadora quanto a pagamentos e ao Acordo de Empresa.

Numa nota divulgada na sua página na Internet, o Metropolitano de Lisboa informa os utentes que, devido à greve, se prevê uma paralisação do serviço de transporte das 06:30 às 10:00, sendo previsível que esteja normalizado a partir das 10:30.

A paralisação, à semelhança daquela que ocorreu em 06 de novembro, foi decidida pelos trabalhadores em dois plenários para exigir à transportadora o pagamento das denominadas variáveis (trabalho suplementar e feriados) e o cumprimento do Acordo de Empresa.

De acordo com a Fectrans, os incumprimentos do Acordo de Empresa relacionam-se com questões como as condições de trabalho, a progressão das carreiras e a redução do horário de trabalho.

As organizações sindicais reuniram-se com a administração da transportadora, mas consideraram que “aquilo que a empresa fundamentalmente queria era a suspensão” da greve “sem qualquer contrapartida”.

Ainda segundo a Fectrans, o conselho de administração do Metropolitano de Lisboa “nada apontou para a solução”, refugiando-se “só em questões de ordem jurídica”, embora a problemática seja “apenas de ordem económica e política”.

O Metropolitano de Lisboa opera diariamente com quatro linhas: Amarela (Rato-Odivelas), Verde (Telheiras-Cais do Sodré), Azul (Reboleira-Santa Apolónia) e Vermelha (Aeroporto-São Sebastião).

Normalmente, o serviço funciona entre as 06:30 e as 01:00.

Últimas do País

A Mulher Século XXI, sediada em Leiria, registou este ano 160 novas vítimas de violência doméstica, revelou a associação em comunicado, realçando que daquele número 16 são homens.
Cerca de 1.800 doentes aguardavam, no final do ano passado, uma vaga na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), um aumento de 37,7% em relação ao mesmo período de 2021 e de 15,5% em relação a 2022.
Um militar da Guarda Nacional Republicana (GNR) foi atropelado, durante uma abordagem policial a um veículo com três ocupantes, na Trafaria, em Almada.
José Sócrates viu mais uma reclamação para o Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) rejeitada, num acórdão em que o coletivo de desembargadores acusa o ex-primeiro-ministro de tentar “protelar de forma manifestamente abusiva e ostensiva” a ida a julgamento.
O deputado Carlos Silva Santiago, do PSD, confirmou esta quarta-feira através da rede social Facebook que conduzia alcoolizado quando atropelou uma criança numa passadeira em Vila Nova de Paiva, em reação a uma notícia avançada pelo Correio da Manhã que dava conta do caso que aconteceu no início do mês de novembro.
A ama suspeita de maus-tratos a uma criança na Marinha Grande e cujo vídeo circula na Internet está proibida de contactar menores de 14 anos e obrigada a apresentações bissemanais, revelou hoje à agência Lusa a Comarca de Leiria.
Várias organizações da sociedade civil alertaram hoje para o aumento do risco de pobreza entre as crianças portuguesas e pedem aos governantes que coloquem o tema como prioridade política.
Um atropelamento seguido de fuga provocou a morte de um homem hoje de madrugada na zona de Tentúgal, concelho de Montemor-o-Velho, afirmou a GNR.
A ama suspeita de maus-tratos a uma criança na Marinha Grande e cujo vídeo circula na Internet foi hoje detida, disse à agência Lusa fonte da Polícia de Segurança Pública (PSP).
Uma operação internacional em que participou a PJ resultou no desmantelamento de uma rede criminosa transnacional dedicada à introdução de grandes quantidades de cocaína na Europa e à detenção de 25 cidadãos de diversas nacionalidades, indicou hoje aquela polícia.