Explosão de botija de gás numa habitação causa nove mortos na Venezuela

Nove membros da mesma família, incluindo sete crianças, morreram devido à explosão de uma botija de gás numa casa em Caracas, capital da Venezuela, anunciaram as autoridades venezuelanas.

© DR

 

“[Na sexta-feira] à tarde ocorreu um incêndio numa casa, onde (…) nove compatriotas perderam infelizmente a vida”, apesar dos “esforços para controlar as chamas”, anunciou o Ministério do Interior e da Justiça, num comunicado de imprensa, sem adiantar pormenores sobre os falecidos.

De acordo com os bombeiros, citados pelo jornal ‘El Nacional’, o incêndio terá deflagrado por volta das 15:00 de sexta-feira (19:00 em Lisboa).

A autarca de Caracas, Carmen Meléndez, tinha anteriormente anunciado a existência de oito mortos e especificou que as vítimas eram uma rapariga de 20 anos e sete menores, incluindo um recém-nascido com apenas 15 dias.

De acordo com os bombeiros, a explosão ocorreu no rés-do-chão de uma habitação no bairro operário de Coche, no município de Libertador.

As vítimas, que se refugiaram na parte superior da casa, morreram asfixiadas, lamentou um funcionário municipal.

No local estiveram bombeiros de Caracas, agentes da Polícia Nacional Bolivariana e funcionários do Corpo de Investigação Científica, Criminal e Criminal, que estão a investigar a causa da explosão.

Meléndez e o chefe do governo de Caracas, Nahum Fernández, manifestaram solidariedade aos familiares das vítimas e à comunidade.

De acordo com Fernández, o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ordenou que as autoridades deem “apoio sem limites” à população do bairro, “neste momento infeliz para todas as famílias”.

Últimas do Mundo

O funeral do Papa Francisco será realizado dentro de nove dias e o conclave para eleger o seu sucessor dentro de um mês, anunciou hoje o Vaticano após a morte do pontífice.
A Rússia retomou hoje os ataques aéreos de longo alcance contra a Ucrânia, após uma breve pausa no domingo devido à trégua declarada pelo Kremlin para a Páscoa, de acordo com fonte militar da Ucrânia.
O Presidente salvadorenho propôs uma troca de prisioneiros com a Venezuela, sugerindo entregar venezuelanos deportados dos EUA, detidos em El Salvador, recebendo “presos políticos” na Venezuela, incluindo de nacionalidade portuguesa.
O papa Francisco morreu hoje, anunciou hoje o Vaticano, através do cardeal Kevin Ferrell.
O Presidente dos Estados Unidos disse hoje esperar um acordo “durante a semana” entre a Rússia e a Ucrânia, numa breve mensagem difundida na sua rede social, Truth.
O Exército israelita reconheceu “mal-entendidos operacionais” e “erros” nas mortes de 15 socorristas, na sequência de um ataque a ambulâncias no sul da Faixa de Gaza, devido a “má visibilidade” e anunciou a demissão de um oficial.
Caças britânicos intercetaram aeronaves russas que voavam junto do espaço aéreo da NATO nos últimos dias, anunciou hoje o Ministério da Defesa britânico em comunicado.
O ministro israelita das Finanças, Bezalel Smotrich, apelou na noite de sábado à ocupação da Faixa de Gaza e ao estabelecimento de um “regime militar, se necessário”, no enclave palestiniano, onde vivem mais de dois milhões de pessoas.
O vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, encontrou-se hoje brevemente com o Papa para "saudações de Páscoa", dois meses depois de Francisco, que recupera de uma pneumonia, ter criticado fortemente a política migratória norte-americana.
Impensável há apenas algumas semanas, a presença do Papa Francisco no Vaticano é esperada hoje pelos católicos de todo o mundo para as celebrações da Páscoa, a festa mais importante do ano.