Papa saúda libertação de presos anunciada pelo Governo de Cuba

O Papa Francisco saudou hoje, na Praça de São Pedro, em Roma, a libertação de presos anunciada pelo Governo cubano após mediação do Vaticano, classificando-a como “um gesto de grande esperança”.

© D.R.

Durante a celebração do Angelus, Francisco sublinhou que “há alguns dias foi anunciada a libertação de um grupo de detidos nas prisões cubanas. Trata-se de um gesto de grande esperança que concretiza uma das intenções deste ano jubilar”.

Ao falar da janela do palácio apostólico a milhares de fiéis presentes na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Papa disse esperar que, “nos próximos meses, iniciativas deste género sejam levadas a cabo em várias partes do mundo, para dar confiança ao caminho das pessoas e dos povos”.

O Governo cubano anunciou na terça-feira um processo gradual de libertação de 553 prisioneiros, pouco depois de Washington ter anunciado que, em contrapartida, iria retirar a ilha da lista de países terroristas, num acordo mediado pelo Vaticano.

Esta é a primeira libertação de prisioneiros em Cuba desde 2019, quando as autoridades perdoaram 2.604 reclusos. A anterior ocorrera em 2015, quando um total de 3.522 prisioneiros foram libertados como um “gesto humanitário” antes da visita do Papa Francisco àquele país.

Últimas do Mundo

Joias de “valor inestimável” foram roubadas hoje de manhã do Museu do Louvre, Paris, por assaltantes que fugiram do local, enquanto o museu mais visitado do mundo anunciou ter fechado, por “motivos excecionais”.
O FBI está a investigar o movimento de extrema-esquerda Antifa como grupo terrorista, de forma igual à Al-Qaeda ou Estado Islâmico (EI), disse o diretor da agência norte-americana de investigação criminal, Kash Patel.
O mundo está a caminho de acrescentar dois meses com temperaturas perigosamente elevadas até final do século, com os Estados mais pobres a serem mais afetados do que os maiores emissores de gases com efeito de estufa (GEE).
A Meta anunciou esta sexta-feira que está a adicionar controlos parentais para as interações entre crianças e os chatbots de inteligência artificial (IA), incluindo a capacidade de desativar parcialmente os modelos de IA a partir do início do próximo ano.
A República Checa vive uma mudança política de grande amplitude. O movimento liderado por Andrej Babiš, integrante dos Patriots for Europe, venceu as eleições parlamentares de 4 de outubro com 34,5 % dos votos e 80 deputados, tornando-se a principal força política do país.
Corrida solidária muçulmana realizada em Londres apenas para homens levanta acusações de discriminação e está sob investigação pela Comissão de Igualdade e Direitos Humanos.
A Comissão Europeia multou hoje as marcas de moda de luxo Gucci, Chloé e Loewe em 157 milhões de euros por terem limitado os preços de revenda de produtos de roupa, calçado e acessórios durante oito anos.
A desflorestação atingiu 8,1 milhões de hectares em todo o mundo em 2024, de acordo com um relatório divulgado hoje, a menos de um mês da Conferência do Clima em Belém, no Brasil.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) Europa e a Agência Internacional de Investigação sobre o Cancro (IARC) defenderam hoje políticas rigorosas sobre o álcool, como impostos elevados e restrições de venda, para reduzir o consumo e prevenir o cancro.
Pelo menos 14 pessoas morreram no desabamento de uma mina em El Callao, na Venezuela, após chuvas torrenciais terem atingido a região a sudeste de Caracas, informaram hoje as autoridades.