OMS pré-qualifica autoteste para hepatite C

A Organização Mundial de Saúde (OMS) pré-qualificou o primeiro autoteste do vírus da hepatite C, que pode fornecer um apoio fundamental na expansão do acesso a testes e diagnóstico, acelerando os esforços globais para eliminar a doença.

© D. R.

Denominado autoteste OraQuick HCV, fabricado pela OraSure Technologies, o produto é uma extensão do teste rápido de anticorpos OraQuick HCV, que foi pré-qualificado pela OMS em 2017 para uso profissional.

“A versão de autoteste, projetada especificamente para uso por leigos, fornece um único kit contendo os componentes necessários para realizar o autoteste”, explicou a OMS em comunicado.

A organização recomendou o autoteste em 2021, para completar as modalidades de testagem existentes, com base em dados que demonstram a capacidade de aumentar o acesso e a utilização dos serviços, especialmente entre pessoas que de outra forma não poderiam fazer o teste.

Foi também considerada a oportunidade de os utilizadores poderem fazer o teste em privacidade, “livres de estigma”.

“Todos os dias, 3.500 vidas são perdidas devido à hepatite viral. Dos 50 milhões de pessoas que vivem com hepatite C, apenas 36% foram diagnosticadas e 20% receberam tratamento até ao final de 2022”, segundo Meg Doherty, diretora da OMS para o Departamento de Programas Globais de VIH, Hepatites e DST (doenças sexualmente transmissíveis), citada no comunicado.

A OMS considera que a disponibilização deste produto vai contribuir para expandir as possibilidades de teste e tratamento, de forma “segura e eficaz”.

Este autoteste vai permitir que os países menos desenvolvidos tenham acesso a opções “seguras e acessíveis”, o que é considerado essencial para atingir a meta de 90% de diagnósticos em pessoas com o vírus.

Últimas do Mundo

Um sismo de magnitude 5,8 na escala de Richter atingiu esta madrugada a ilha de Hokkaido, no norte do Japão, sem que as autoridades do arquipélago tivessem emitido alerta de tsunami.
A taxa de desemprego em Espanha aumentou ligeiramente no terceiro trimestre, atingindo os 10,45% da força de trabalho, face aos 10,29% do final de junho, segundo os dados oficiais divulgados hoje.
Soam os alarmes em Espanha com o presidente do Governo a preparar a maior regularização da história do país vizinho, abrindo caminho à residência e à nacionalidade para centenas de milhares de estrangeiros sem documentos.
A Comissão e o Parlamento europeus apelaram hoje ao consenso entre os Estados-membros para pôr fim ao acerto sazonal dos relógios na primavera e outono, sublinhando o impacto na saúde de uma prática que "já não serve qualquer propósito".
Quase 37.000 pessoas entraram no Reino Unido desde o início deste ano atravessando ilegalmente o Canal da Mancha, o que supera o número registado em todo o ano de 2024, anunciou hoje Ministério do Interior britânico.
O Museu do Louvre reabriu as portas aos visitantes hoje de manhã pela primeira vez desde o roubo feito no domingo por quatro assaltantes que levaram oito joias, causando um prejuízo estimado em 88 milhões de euros.
O Parlamento Europeu deu hoje “luz verde” à modernização das regras sobre cartas de condução na União Europeia, permitindo que jovens de 17 anos conduzam ao lado de um condutor experiente e a utilização de uma licença digital.
Uma investigação do jornal britânico The Telegraph revelou que dezenas de requerentes de asilo no Reino Unido estão a ser batizados em banheiras de hotéis como forma de reforçar os seus pedidos de residência. O caso está a gerar polémica e a levantar dúvidas sobre o eventual uso fraudulento de conversões religiosas como estratégia para escapar à deportação.
Uma suspeita pelo roubo organizado de pepitas de ouro do Museu Nacional de História Natural francês, em Paris, foi indiciada por aquele crime e continua detida, anunciou hoje a procuradora Laure Beccuau.
A companhia aérea de baixo-custo Ryanair anunciou hoje que vai rever rotas e deixar de operar em alguns aeroportos de França, Alemanha, Áustria, Estónia, Letónia e Lituânia, além de Espanha, devido ao aumento de taxas e impostos aeroportuários.