OMS pré-qualifica autoteste para hepatite C

A Organização Mundial de Saúde (OMS) pré-qualificou o primeiro autoteste do vírus da hepatite C, que pode fornecer um apoio fundamental na expansão do acesso a testes e diagnóstico, acelerando os esforços globais para eliminar a doença.

© D. R.

Denominado autoteste OraQuick HCV, fabricado pela OraSure Technologies, o produto é uma extensão do teste rápido de anticorpos OraQuick HCV, que foi pré-qualificado pela OMS em 2017 para uso profissional.

“A versão de autoteste, projetada especificamente para uso por leigos, fornece um único kit contendo os componentes necessários para realizar o autoteste”, explicou a OMS em comunicado.

A organização recomendou o autoteste em 2021, para completar as modalidades de testagem existentes, com base em dados que demonstram a capacidade de aumentar o acesso e a utilização dos serviços, especialmente entre pessoas que de outra forma não poderiam fazer o teste.

Foi também considerada a oportunidade de os utilizadores poderem fazer o teste em privacidade, “livres de estigma”.

“Todos os dias, 3.500 vidas são perdidas devido à hepatite viral. Dos 50 milhões de pessoas que vivem com hepatite C, apenas 36% foram diagnosticadas e 20% receberam tratamento até ao final de 2022”, segundo Meg Doherty, diretora da OMS para o Departamento de Programas Globais de VIH, Hepatites e DST (doenças sexualmente transmissíveis), citada no comunicado.

A OMS considera que a disponibilização deste produto vai contribuir para expandir as possibilidades de teste e tratamento, de forma “segura e eficaz”.

Este autoteste vai permitir que os países menos desenvolvidos tenham acesso a opções “seguras e acessíveis”, o que é considerado essencial para atingir a meta de 90% de diagnósticos em pessoas com o vírus.

Últimas do Mundo

O suspeito, detido no domingo, de uma presumível tentativa de assassínio do candidato presidencial republicano, Donald Trump, foi hoje indiciado por posse ilegal de arma e posse de arma com número de série apagado.
A francesa Gisèle Pelicot, drogada pelo marido durante dez anos para a sujeitar a dezenas de homens que a violaram enquanto estava inconsciente, dirigiu uma mensagem às vítimas de violência sexual afirmando que "não estão sozinhas".
Pelo menos 35 pessoas ficaram hoje feridas após um prédio habitacional, na cidade ucraniana de Kharkiv, ter sido atingido por uma bomba aérea russa, enquanto um casal morreu em Odessa, na sequência de um ataque de Moscovo com mísseis.
O Papa Francisco recordou hoje as mães que perderam os filhos nas guerras, apresentou publicamente as condolências à família do jovem refém israelita morto em Gaza, e apelou ao fim da guerra no Médio Oriente.
Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos países membros do G7 condenaram, numa declaração conjunta, a exportação de mísseis balísticos iranianos para a Rússia.
A Rússia anunciou uma troca de 103 prisioneiros, para cada lado, com a Ucrânia, envolvendo soldados russos capturados durante a ofensiva ucraniana na região fronteiriça de Kursk, noticiou a AFP, citando fontes militares de Moscovo.
O papa pediu hoje a jovens em Singapura que deixem a zona de conforto, sejam corajosos e não tenham medo de cometer erros, no último ato da viagem de Francisco na região Ásia-Pacífico.
O julgamento por múltiplas violações a uma mulher em Avignon, sul de França, foi suspenso até segunda-feira devido à ausência do principal arguido, Dominique Pelicot, dispensado das audiências por doença, anunciou hoje o tribunal francês.
A Organização Europeia de Consumidores (BEUC, na sigla inglesa) e 22 membros, entre os quais a portuguesa Deco, entregaram hoje uma queixa de manipulação de pagamentos contra empresas de videojogos, que visam, em particular, as crianças.
O governo ucraniano e o Fundo Monetário Internacional (FMI) chegaram hoje a acordo relativamente à quinta revisão do programa de ajuda em vigor, abrindo a porta ao pagamento de uma nova tranche de 99,6 mil milhões de euros.