INEM diz que só 57% das vítimas de AVC liga para o 112 nas primeiras duas horas

Apenas 57% dos utentes com sinais de Acidente Vascular Cerebral (AVC) contactam a linha 112 nas primeiras duas horas após o início dos sintomas, informa o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

O INEM sublinha que as primeiras horas após o início dos sintomas de AVC são essenciais para garantir a eficácia dos principais tratamentos e, segundo os dados do primeiro trimestre de 2023, só 57% dos 3647 utentes encaminhados para o hospital pediu socorro nos primeiros 120 minutos.

“O INEM recorda que em caso de falta de força num braço, boca ao lado e dificuldade em falar os utentes devem ligar de imediato o Número Europeu de Emergência – 112”, salientou hoje o organismo, em comunicado.

Na véspera do Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral, que se assinala anualmente em 29 de outubro, o INEM informou que, após a chamada ser transferida, devem ser transmitidas todas as informações solicitadas pelos profissionais do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM, “para que seja possível realizar-se a triagem e o encaminhamento corretos de todas as situações suspeitas de AVC”.

Segundo o INEM, os dados divulgados refletem um maior número de registos de doentes encaminhados para os hospitais mais adequados através da Via Verde do AVC comparativamente a anos anteriores.

O aumento, é explicado na mesma nota, resulta da implementação da ITEAMS, ferramenta que permitem aferir, de forma rápida, a gravidade dos doentes e, assim, agilizar o processo de socorro.

“Esta ferramenta permite emitir alertas de gravidade de doença, aproximar a regulação médica dos CODU aos meios operacionais e otimizar a cadeia de transmissão de informação clínica, desde o evento até à entrega do doente no hospital”, pormenorizou o organismo.

A ITEAMS (INEM Tool for Emergency Alert Medical System) encontra-se em funcionamento em todos os meios de emergência médica do INEM e em 115 entidades do Sistema Integrado de Emergência Médica, que inclui os bombeiros e a Cruz Vermelha Portuguesa.

 O INEM acrescenta que no primeiro semestre do ano o distrito do Porto registou o maior número de casos, com 725 doentes encaminhados, seguido de Lisboa, com 683, e de Braga, com 261 casos.

O Centro Hospitalar e Universitário Lisboa Norte – Hospital de Santa Maria, em Lisboa, foi o hospital que mais casos suspeitos de AVC recebeu através da Via Verde do AVC, com 281 registos, no Hospital Garcia de Orta, em Almada, deram entrada 192 casos e no Hospital de Braga 173 utentes.

 No âmbito do Dia Mundial do AVC, o INEM inicia domingo, na sua plataforma de ‘e-learning’, uma formação gratuita dirigida à população em geral e intitulada “Aprender sobre o AVC”.

Últimas do País

Mais de 200 estradas estão hoje cortadas ao trânsito no país devido ao mau tempo, entre autoestradas, estradas nacionais, municipais e itinerários complementares, sendo Coimbra o distrito com mais vias interditas à circulação, segundo a GNR.
Três serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia vão estar encerrados no sábado e dois no domingo, na região Centro e em Setúbal, segundo as escalas publicadas no Portal do SNS.
As apreensões de botijas de óxido nitroso, substância psicoativa conhecida como "gás do riso", aumentaram quase 15 vezes entre 2023 e 2025, passando de 175 para 2.615, revelam dados hoje divulgados pela GNR à agência Lusa.
Um homem foi acusado pela prática de quatro crimes de terrorismo, sendo dois por incitamento e outros dois por glorificação deste tipo de práticas, informou hoje o Ministério Público (MP).
A idade mediana na União Europeia (UE) subiu 2,1 anos desde 2015 ao fixar-se em 44,9 anos em 2025, sendo Portugal um dos países mais envelhecidos do espaço comunitário, divulgou hoje o Eurostat.
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra ativou hoje o Plano de Emergência Interno (PEI) e acionou o Gabinete de Crise para acompanhar a situação do mau tempo na região de Coimbra.
Um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades do Reino Unido por suspeitas de abuso sexual da enteada menor, foi detido esta quinta-feira no concelho de Viseu.
O Hospital Pediátrico de Coimbra está sem qualquer professor para ensinar as crianças internadas, admitiu hoje a Unidade Local de Saúde, uma situação que a associação Acreditar considera um recuo nos direitos das crianças com cancro.
O número de clientes da E-Redes sem abastecimento de energia elétrica no continente voltou a subir, sendo hoje de 45 mil, devido ao surgimento de novas avarias e inundações, a maioria nas zonas de maior impacto da depressão Kristin.
Os comboios de longo curso na Linha ferroviária do Norte entre o Porto e Lisboa foram suspensos por razões de segurança devido ao agravamento do estado do tempo e sem previsão de retoma, segundo a CP.