INEM diz que só 57% das vítimas de AVC liga para o 112 nas primeiras duas horas

Apenas 57% dos utentes com sinais de Acidente Vascular Cerebral (AVC) contactam a linha 112 nas primeiras duas horas após o início dos sintomas, informa o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

O INEM sublinha que as primeiras horas após o início dos sintomas de AVC são essenciais para garantir a eficácia dos principais tratamentos e, segundo os dados do primeiro trimestre de 2023, só 57% dos 3647 utentes encaminhados para o hospital pediu socorro nos primeiros 120 minutos.

“O INEM recorda que em caso de falta de força num braço, boca ao lado e dificuldade em falar os utentes devem ligar de imediato o Número Europeu de Emergência – 112”, salientou hoje o organismo, em comunicado.

Na véspera do Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral, que se assinala anualmente em 29 de outubro, o INEM informou que, após a chamada ser transferida, devem ser transmitidas todas as informações solicitadas pelos profissionais do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM, “para que seja possível realizar-se a triagem e o encaminhamento corretos de todas as situações suspeitas de AVC”.

Segundo o INEM, os dados divulgados refletem um maior número de registos de doentes encaminhados para os hospitais mais adequados através da Via Verde do AVC comparativamente a anos anteriores.

O aumento, é explicado na mesma nota, resulta da implementação da ITEAMS, ferramenta que permitem aferir, de forma rápida, a gravidade dos doentes e, assim, agilizar o processo de socorro.

“Esta ferramenta permite emitir alertas de gravidade de doença, aproximar a regulação médica dos CODU aos meios operacionais e otimizar a cadeia de transmissão de informação clínica, desde o evento até à entrega do doente no hospital”, pormenorizou o organismo.

A ITEAMS (INEM Tool for Emergency Alert Medical System) encontra-se em funcionamento em todos os meios de emergência médica do INEM e em 115 entidades do Sistema Integrado de Emergência Médica, que inclui os bombeiros e a Cruz Vermelha Portuguesa.

 O INEM acrescenta que no primeiro semestre do ano o distrito do Porto registou o maior número de casos, com 725 doentes encaminhados, seguido de Lisboa, com 683, e de Braga, com 261 casos.

O Centro Hospitalar e Universitário Lisboa Norte – Hospital de Santa Maria, em Lisboa, foi o hospital que mais casos suspeitos de AVC recebeu através da Via Verde do AVC, com 281 registos, no Hospital Garcia de Orta, em Almada, deram entrada 192 casos e no Hospital de Braga 173 utentes.

 No âmbito do Dia Mundial do AVC, o INEM inicia domingo, na sua plataforma de ‘e-learning’, uma formação gratuita dirigida à população em geral e intitulada “Aprender sobre o AVC”.

Últimas do País

Um vigilante ao serviço da Urgência do Hospital de Santo Tirso foi agredido, na noite de domingo, por um grupo de cerca de vinte homens que entrou no serviço a exigir que um indivíduo alcoolizado fosse atendido de imediato.
O período para pagamento da última prestação do IMI superior a 100 euros decorre até terça-feira, por ser o primeiro dia útil após o final do prazo oficial de 30 de novembro, informou hoje o Ministério das Finanças.
Assim, Porto, Braga e Viana do Castelo vão estar sob aviso amarelo, entre as 18h00 e as 21h00 de hoje devido à previsão de precipitação, por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Seis pessoas morreram no despiste de um veículo ligeiro, na madrugada deste domingo, na Avenida das Forças Armadas, em Lisboa, que se incendiou após o embate. As vítimas serão jovens com idades entre os 18 e os 20 anos, avança a RTP.
Um pequeno incêndio deflagrou, na manhã de sábado, na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Curry Cabral, em Lisboa, obrigando à transferência de dois doentes para outras unidades de saúde.
Os proprietários de imóveis com um IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) superior a 100 euros têm até hoje para pagar a última prestação deste imposto.
O preço da farinha e do açúcar tem vindo a baixar desde o início do ano, mas o valor dos ovos deverá encarecer os doces de Natal, ao registar, desde o início do ano, um aumento de quase 32%.
Cerca de 20% das 2.331 vagas abertas para os novos médicos escolherem a especialidade ficaram por preencher, anunciou hoje a Federação Nacional dos Médicos (FNAM), alertando para a incapacidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em fixar esses profissionais.
O Banco Alimentar Contra a Fome (BA) começa hoje uma nova campanha de recolha de alimentos, em 2 mil lojas e com a ajuda de mais de 41 mil voluntários, apelando “à partilha de alimentos com quem mais precisa”.
A TAP está a atualizar o ‘software’ de controle de voo dos seus aviões A320, após problemas detetados pela Airbus, mas com “impacto reduzido” na operação e sem necessidade de cancelamentos, avançou hoje à Lusa fonte oficial da companhia.