Trump escolhe um dos líderes do ultraconservador Projeto 2025 para o orçamento

O presidente eleito Donald Trump escolheu Russell Thurlow Vought, um dos 'arquitetos' do programa governamental ultraconservador Projeto 2025, para chefiar o Gabinete de Gestão e Orçamento do futuro Governo.

© Facebook de Donald J. Trump

Vought, de 48 anos, já esteve à frente da mesma tutela durante parte do primeiro mandato presidencial de Trump (2017-2021).

“Ele fez um excelente trabalho: eliminámos quatro regulamentos por cada novo regulamento e foi um grande sucesso!”, afirmou Trump, num comunicado divulgada na sexta-feira.

Trump recordou que Vought passou muitos anos a trabalhar em políticas públicas em Washington e é um “agressivo cortador de custos e desregulador” que ajudará o seu governo a implementar a sua agenda ‘América em Primeiro’ em todas as agências.

O Projeto 2025, elaborado pelo grupo ultraconservador Heritage Foundation, mas do qual Trump se distanciou, prevê um enorme corte na função pública e o desmantelamento das agências federais.

Também na sexta-feira, o presidente eleito Donald Trump disse que vai nomear o ex-jogador de futebol norte-americano e conselheiro da Casa Branca, Scott Turner, para secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano.

Turner dirigiu o Conselho de Oportunidades e Revitalização da Casa Branca durante o primeiro mandato de Trump.

Trump, em comunicado, elogiou Turner, a pessoa negra de mais alto nível que já selecionou para a sua administração, por “ajudar a liderar um esforço sem precedentes que transformou as comunidades mais necessitadas do nosso país”.

Ainda na sexta-feira, Trump anunciou que a congressista do Oregon, Lori Chavez-DeRemer, de origem hispânica, será a próxima secretária do Trabalho.

Chavez-DeRemer “trabalhou incansavelmente com o setor empresarial e laboral para desenvolver a força de trabalho dos Estados Unidos e apoiar os homens e mulheres trabalhadores”, disse o presidente eleito, num comunicado.

Horas antes, Trump tinha nomeado Scott Bessent, fundador da empresa de investimento Key Square Group e fervoroso defensor do controlo político sobre a Reserva Federal, para secretário do Tesouro.

Trump tem causado polémica por colocar, entre outros, um ex-pivot da televisão Fox News, investigado no passado por abuso sexual, Pete Hegseth, na pasta da Defesa ou o antivacinas Robert F. Kennedy Jr. no comando da Saúde.

Também na sexta-feira, o presidente eleito escolheu Janette Nesheiwat, uma médica de clínica geral e colaboradora da Fox News, como cirurgiã geral, a principal responsável por assuntos de saúde pública nos Estados Unidos.

Dave Weldon, antigo congressista republicano e médico com mais de 40 anos de experiência, vai liderar os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças, e Marty Makary, cirurgião da Universidade Johns Hopkins, será o regulador da alimentação e medicamentos.

Últimas do Mundo

As pensões da Segurança Social portuguesa de 678 emigrantes no Luxemburgo e na Suíça foram suspensas por estes não terem provado atempadamente que estão vivos, mas estes valores serão pagos assim que realizadas as provas de vida, segundo dados oficiais.
O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou hoje que o homólogo da Venezuela, Nicolás Maduro, foi capturado e retirado à força do país, depois de os Estados Unidos terem realizado um “ataque em grande escala” no país.
Uma mulher de nacionalidade portuguesa está entre os feridos do incêndio num bar da estância de ski de Crans Montana, na Suíça, existindo ainda uma outra desaparecida, avançou à Lusa o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).
Na sequência de um endurecimento da política migratória, a Polónia procedeu, em 2025, à execução de aproximadamente 2.100 ordens de deportação, um aumento significativo face ao ano anterior, assumindo como prioridade o cumprimento da lei e a defesa da ordem pública.
O incêndio num bar da estância de esqui de Crans-Montana, na Suíça, durante a noite de Passagem de Ano, provocou a morte de cerca de 40 pessoas e feriu aproximadamente outras 115, anunciou hoje a polícia do cantão de Valais.
O líder do hospital público de Macau revelou hoje que a região, que em 2024 já teve a mais baixa natalidade do mundo, registou em 2025 o menor número de nascimentos em quase 50 anos.
Os Estados Unidos (EUA) anunciaram novos ataques aéreos contra mais dois navios suspeitos de envolvimento no tráfico de droga, que causaram a morte de pelo menos cinco pessoas.
A companhia Eurostar anunciou hoje a retoma de todos os serviços de comboios entre o Reino Unido e a Europa continental, após uma suspensão de várias horas devido a problemas técnicos, mas alertou para possíveis interrupções.
O antigo primeiro-ministro malaio Najib Razak foi hoje condenado a 15 anos de prisão por corrupção no fundo de investimento estatal 1Malaysia Development Berhad (1MDB).
A Comissão Europeia aprovou o pedido do Governo português para reprogramar os fundos europeus do PT2030, bem como dos programas operacionais regionais do atual quadro comunitário de apoio.