Trump escolhe um dos líderes do ultraconservador Projeto 2025 para o orçamento

O presidente eleito Donald Trump escolheu Russell Thurlow Vought, um dos 'arquitetos' do programa governamental ultraconservador Projeto 2025, para chefiar o Gabinete de Gestão e Orçamento do futuro Governo.

© Facebook de Donald J. Trump

Vought, de 48 anos, já esteve à frente da mesma tutela durante parte do primeiro mandato presidencial de Trump (2017-2021).

“Ele fez um excelente trabalho: eliminámos quatro regulamentos por cada novo regulamento e foi um grande sucesso!”, afirmou Trump, num comunicado divulgada na sexta-feira.

Trump recordou que Vought passou muitos anos a trabalhar em políticas públicas em Washington e é um “agressivo cortador de custos e desregulador” que ajudará o seu governo a implementar a sua agenda ‘América em Primeiro’ em todas as agências.

O Projeto 2025, elaborado pelo grupo ultraconservador Heritage Foundation, mas do qual Trump se distanciou, prevê um enorme corte na função pública e o desmantelamento das agências federais.

Também na sexta-feira, o presidente eleito Donald Trump disse que vai nomear o ex-jogador de futebol norte-americano e conselheiro da Casa Branca, Scott Turner, para secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano.

Turner dirigiu o Conselho de Oportunidades e Revitalização da Casa Branca durante o primeiro mandato de Trump.

Trump, em comunicado, elogiou Turner, a pessoa negra de mais alto nível que já selecionou para a sua administração, por “ajudar a liderar um esforço sem precedentes que transformou as comunidades mais necessitadas do nosso país”.

Ainda na sexta-feira, Trump anunciou que a congressista do Oregon, Lori Chavez-DeRemer, de origem hispânica, será a próxima secretária do Trabalho.

Chavez-DeRemer “trabalhou incansavelmente com o setor empresarial e laboral para desenvolver a força de trabalho dos Estados Unidos e apoiar os homens e mulheres trabalhadores”, disse o presidente eleito, num comunicado.

Horas antes, Trump tinha nomeado Scott Bessent, fundador da empresa de investimento Key Square Group e fervoroso defensor do controlo político sobre a Reserva Federal, para secretário do Tesouro.

Trump tem causado polémica por colocar, entre outros, um ex-pivot da televisão Fox News, investigado no passado por abuso sexual, Pete Hegseth, na pasta da Defesa ou o antivacinas Robert F. Kennedy Jr. no comando da Saúde.

Também na sexta-feira, o presidente eleito escolheu Janette Nesheiwat, uma médica de clínica geral e colaboradora da Fox News, como cirurgiã geral, a principal responsável por assuntos de saúde pública nos Estados Unidos.

Dave Weldon, antigo congressista republicano e médico com mais de 40 anos de experiência, vai liderar os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças, e Marty Makary, cirurgião da Universidade Johns Hopkins, será o regulador da alimentação e medicamentos.

Últimas do Mundo

A justiça britânica aplicou penas de prisão a três residentes de Epping, em Essex, que, somadas, superam a condenação do imigrante ilegal responsável por crimes sexuais que desencadearam os protestos.
Os aeroportos europeus de Amesterdão, Bruxelas e Paris tiveram hoje de cancelar centenas de ligações aéreas, incluindo para Portugal, devido à queda de neve e vento, de acordo com as autoridades locais.
A secção do Ministério Público federal alemão responsável pelo combate às ameaças terroristas anunciou hoje que vai investigar a hipótese de terrorismo e sabotagem no apagão em parte de Berlim, ocorrido sábado.
Os agricultores da União Europeia (UE) terão ao seu dispor, no próximo quadro financeiro plurianual 2028-2034, um montante reservado de 293,7 mil milhões de euros, garantiu hoje a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Um ato de sabotagem contra a rede elétrica mergulhou bairros inteiros do sudoeste de Berlim no caos, afetando dezenas de milhares de pessoas, empresas e serviços essenciais. As autoridades alemãs falam agora num ataque deliberado reivindicado por um grupo extremista.
Mais de 150 residentes tiveram hoje de ser retirados de um complexo de habitação pública em Hong Kong, devido ao segundo incêndio a atingir um bairro social em dois dias.
O Governo português confirmou e lamentou hoje a morte da cidade portuguesa que foi desaparecida após o incêndio ocorrido numa Estância de Esqui em Crans-Mointana, na Suíça, na noite do fim de ano.
Milhares de residências no sudoeste de Berlim afetadas por um corte de quase 24 horas no fornecimento de energia elétrica recuperaram-no esta madrugada, enquanto as autoridades investigam uma possível sabotagem.
A Polícia do Cantão de Valais anunciou hoje que foi aberta uma investigação criminal contra o casal francês que administrava o bar "Le Constellation" em Crans Montana, na Suíça, onde ocorreu um trágico incêndio na véspera de Ano Novo.
As pensões da Segurança Social portuguesa de 678 emigrantes no Luxemburgo e na Suíça foram suspensas por estes não terem provado atempadamente que estão vivos, mas estes valores serão pagos assim que realizadas as provas de vida, segundo dados oficiais.