Polícia investiga furto de 100 mil ovos nos Estados Unidos

A Polícia do Estado norte-americana da Pensilvânia está a investigar um furto de cerca de 100 mil ovos, o equivalente a 40 mil dólares, de um transporte de uma empresa de distribuição.

©D.R.

O incidente ocorreu no sábado à noite em Greencastle numa altura em que os Estados Unidos sofrem uma escassez de ovos devido à gripe aviária, o que já obrigou ao abate de milhões de galinhas poedeiras desde dezembro.

“Levamos este assunto a sério e estamos empenhados em resolvê-lo o mais rapidamente possível”, declarou a empresa ‘Pete & Gerry’s Organics’, proprietária dos ovos roubados, que não acrescentou mais comentários devido à investigação em curso.

O preço médio dos ovos nos Estados Unidos tem aumentado desde o ano passado 50% e, segundo analistas e funcionários, não há sinais de que a escassez possa diminuir em breve.

Atingiu níveis recorde de mais de sete dólares, um valor três vezes superior ao registado há 12 meses quando eram pagos dois dólares.

Mais de 100 milhões de galinhas poedeiras foram abatidas desde 2022 devido ao surto de gripe aviária, o que deixou muitas prateleiras dos supermercados vazias ou com pouca oferta.

Na terça-feira, a cadeia de restaurantes Waffle House aumentou o preço dos seus pratos de ovos em 50 cêntimos.

A empresa, com cerca de 2.000 lojas nos Estados Unidos e sede na Geórgia (sudeste) espera que estas “flutuações de preços sejam de curta duração”, mas sem prever por quanto tempo se prolongará a escassez.

Últimas do Mundo

Estudo analisou quatro mil condenações em 24 anos e aponta maior risco nos primeiros anos de residência. Governo endurece regras de imigração e cidadania.
Três pessoas morreram e outra ficou ferida hoje depois de terem sido atingidas por disparos de armas de fogo numa cidade do estado de Nova Gales do Sul, Austrália, disseram as autoridades policiais.
Os comboios suburbanos estão parados em toda a região espanhola da Catalunha por tempo indeterminado depois de um acidente na terça-feira em que morreu uma pessoa e cinco mortes com gravidade.
Federação Nacional dos Sindicatos de Explorações Agrícolas (FNSEA) espera mobilizar esta terça-feira até 700 tratores e 4.000 manifestantes em Estrasburgo.
Cerca de 1.520 milhões de turistas viajaram para o estrangeiro em 2025, um ano "recorde", segundo uma estimativa publicada hoje pela Organização Mundial do Turismo (OMT), que destaca, em particular, um forte dinamismo em África e na Ásia.
O número de mortos no acidente de comboio em Adamuz (Córdova), Espanha, subiu de 40 para 41, disseram à agência de notícias espanhola EFE fontes próximas da investigação.
Mesmo com Espanha mergulhada no luto após a tragédia ferroviária que matou 39 pessoas em Adamuz, o Governo manteve esta segunda-feira a redistribuição aérea de imigrantes ilegais a partir das Canárias, transferindo mais de 180 pessoas para Madrid.
O total de mortos na época das chuvas em Moçambique subiu para 111, com três desaparecidos e 98 pessoas feridas, segundo balanço do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) consultado hoje pela Lusa.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC, sigla em inglês) alertou hoje para o risco de resistência antimicrobiana com o uso frequente de doxiciclina na profilaxia pós-exposição a doenças sexualmente transmissíveis.
Habitação mista criada para “promover a integração” acabou marcada por denúncias de violações, assédio sexual e violência. Queixas repetidas foram ignoradas e só anos depois houve detenções.